Questões sobre Tipos de Psicoterapia

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O processo psicoterapêutico viabilizado por um profissional qualificado geralmente é amplo e rompe com os limites do setting terapêutico. O que significa dizer que um indivíduo, em vivência de tal processo, torna‐se observador de si mesmo de forma permanente, tanto interna, quanto externamente, sobretudo no que se refere aos próprios sintomas, condutas, inibições, pensamento, sentimento e emoções diversas. Contudo, para propiciar ao paciente a referida capacidade de auto‐observação, dentre outras coisas, fora do ambiente psicoterápico, é necessária a realização do enquadre. A respeito do enquadre, é correto afirmar que

  • A. proporciona apoio aos indivíduos nas diversas passagens das etapas evolutivas, bem como na superação de imaturidade.
  • B. delimita um lugar, inclusive geograficamente, mas ele se caracteriza também pelo conjunto de regras fixas que definem a própria relação.
  • C. limita a reprodução de vínculos significativos para evidenciação da demanda, visto que tal reprodução compromete o estabelecimento da aliança terapêutica.
  • D. permite o conhecimento das diversas situações da relação terapêutica devido à simetria de papéis entre terapeuta e paciente, todas passíveis de manejo e aplicação técnicas.

A aliança terapêutica é um dos conceitos peculiares à técnica da psicoterapia breve, o qual se alia aos demais conceitos de experiência emocional corretiva, foco, atividade e planejamento, configurando um procedimento psicoterápico de abordagem objetiva e de fácil aplicação, inclusive em ambiente institucional, seja para o público infanto‐juvenil ou adulto. A respeito do estabelecimento da aliança terapêutica, assinale a alternativa correta.

  • A. Exige do terapeuta uma postura ativa sem desprover‐se do manejo do silêncio durante as sessões mediante o arcabouço de interpretações elaboradas de forma clara e diretiva, no sentido de promover a compreensão do sujeito.
  • B. Exige do profissional uma postura de interesse mediante desafios enfrentados pelo sujeito no decorrer do curso de vida, mas explícita quando a limita ao auxílio e ao controle das atuações quando estas forem lesivas ao setting e ao próprio indivíduo.
  • C. Fundamenta‐se na capacidade do profissional propiciar ao sujeito uma auto‐observação estável, visto que esse sujeito expressa‐se tanto de forma introspectiva quanto extrovertida, e recorre a diversas maneiras de atuação conforme o contexto.
  • D. Fundamenta‐se no método psicanalítico, o qual se sobressai na compreensão do processo de estruturação da personalidade e de crise no desenvolvimento neurótico, o que norteia o profissional em uma configuração analítica com intervenção baseada no analista, no sujeito e na representação parental.

A respeito dos agentes de mudança em psicoterapia, Cordiolli (2008) salienta diversos fatores, tais como técnicas empregadas, a relação terapeuta‐paciente, a experiência afetiva, o aumento das habilidades cognitivas, a regulação de condutas, bem como os fatores sociais, grupais e sistêmicos. Além disso, o autor menciona que os referidos fatores são utilizados em diferentes intervenções terapêuticas em maior ou menor grau, para estimular ou mais desses agentes. Considerando tais informações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As tentativas de conceituar as mudanças em psicoterapia, quaisquer que sejam, deverão partir da pluralidade de zonas e níveis da ação terapêutica.

( ) A tranquilização afetiva é dispensável para levar a ansiedade a um nível útil, pois o desenvolvimento de funções egoicas é autônomo e independe de tranquilização.

( ) As mudanças no comportamento dos outros próximos decorrem do novo repertório de mensagens que o paciente é capaz de transmitir com base nas mudanças nele operadas.

( ) As mudanças produzidas pelas psicoterapias excluem heterogeneidade das zonas de mudança, visto que tais mudanças ocorrem de modo independente ou sucessivo sobre aspectos intrapessoais, interpessoais ou situacionais.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, V, F.

Leia o fragmento de texto.

Considerando o fragmento de texto, analise as afirmativas.

I. O aconselhamento psicológico consiste em uma experiência que visa a ajudar as pessoas a planejar, tomar decisões, lidar com a rotina de pressões e crescer, com a finalidade de adquirir uma autoconfiança positiva.

II. No processo de indicar caminhos, direções e procedimentos ou de criar condições para que a pessoa faça, ela própria, o julgamento das alternativas e formule suas opções, há convergência entre aconselhamento, orientação e psicoterapia, devido à relação de ajuda.

III. O processo de aconselhamento psicológico é interativo, caracteriza‐se por uma relação única entre conselheiro e cliente, a qual leva este último a mudanças em diferentes áreas de vida, tais como comportamento, construtos pessoais, capacidade para ser bem‐sucedido nas situações ou conhecimento e habilidade para a tomada de decisão.

IV. No aconselhamento psicológico, quando as demandas extrapolam os seguimentos educacional e de trabalho e abarcam o campo subjetivo e de conflitos do indivíduo, é possível ressaltar semelhanças e diferenças entre esses campos, embora não devesse ser tarefa fundamental delimitar os objetivos de cada uma dessas atuações, pois ambas se colocavam a serviço de pessoas em sofrimento que buscavam ajuda.

As corretas definições e características do aconselhamento psicológico são apenas

  • A. I e II.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta com relação à motivação:

I. Conforme Herzberg, os fatores higiênicos devem estar equacionados de uma maneira adequada, não sendo capazes de motivar, mas podem impedir a motivação.

II. Necessidade, ambiente e objeto são variáveis consideradas no estudo da motivação.

III. Em seu estudo sobre a motivação, Maslow estruturou uma pirâmide de importância e influenciação, objetivando hierarquizar as necessidades humanas. No topo desta pirâmide, encontra-se as necessidades de autorrealização (desenvolvimento de capacidades).

IV. A motivação pode ser considerada o processo que relaciona as variáveis de ambiente, necessidade e objeto, e, que também prepara o organismo para a ação, objetivando satisfazer as suas necessidades.

Estão corretas as alternativas:

  • A. Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
  • B. Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
  • D. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

Albert Bandura foi:

  • A. O primeiro a descrever que estímulos visuais são mais fáceis de condicionar do que estímulos auditivos na aprendizagem.
  • B. Pioneiro em descrever tendências de aprendizagem por espécie.
  • C. O primeiro a afirmar que a aprendizagem não consiste em conexões estímulo-resposta, mas no desenvolvimento no sistema nervoso de conjuntos que funcionam como mapas cognitivos.
  • D. Pioneiro em estudar a aprendizagem por observação.

Escolha a alternativa INCORRETA:

  • A. Na Gestalt-Terapia, o “aqui-e-agora” é incorporado na terapia como uma espécie de estratégia de enfoque, ou seja, todo o trabalho terapêutico estará centrado naquilo que ele viveu: seus pensamentos, sensações, sentimentos e intuições, não descartando qualquer tipo de informação que seja percebida e que seja relevante para o processo terapêutico.
  • B. Para a Gestalt-Terapia a responsabilidade sobre si mesmo e sobre seu próprio processo terapêutico é o caminho para a autonomia. Porém, para que este caminho seja possível, o trabalho psicoterápico caminhará para que todos os envolvidos (psicoterapeutas e clientes) tenham, na maior parte do tempo do encontro psicoterápico, os mesmos dados para trabalhar e se orientar.
  • C. Na Gestalt-Terapia, a saúde implica em um reconhecimento da capacidade do indivíduo em manter-se em contato com seu contexto, podendo, dentro de um processo de escolha espontâneo optar sobre a melhor forma e o melhor momento de efetuar suas trocas com seu mundo.
  • D. Gestalt-Terapia se preocupa com o campo clínico, com as teorias e técnicas de trabalho que visam dar ao homem as condições necessárias para seu próprio crescimento. Já a psicologia da Gestalt, foi um campo de pesquisa que trouxe uma série de novas perspectivas para entender a maneira com a qual o homem se percebe no mundo.

A Terapia Interpessoal é uma forma de psicoterapia limitada no tempo (breve), foi inicialmente desenvolvida para tratar a fase aguda da depressão unipolar não-psicótica e está estruturada em três fases: inicial, intermediária e final. A fase intermediária é composta por

  • A. 7 a 15 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos passados relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com experiências dolorosas e/ou traumáticas vivenciadas com as figuras significativas da infância.
  • B. 10 a 12 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos atuais relacionados com a área-problema e o terapeuta procura conectá-los com o humor atual do paciente.
  • C. 3 a 5 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos futuros relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com as ansiedades vividas pelo paciente relacionadas com suas metas futuras.
  • D. 8 a 20 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos traumáticos relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com as emoções a eles associados.
  • E. 6 a 18 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos relevantes vivenciados anteriormente e relacionados com a área-problema e o terapeuta procura conectá-los com os sintomas depressivos passados do paciente.

A alta em terapia cognitiva é dada quando o paciente se mostra capaz de utilizar os recursos adquiridos na terapia para solucionar problemas cotidianos, e quando está apto a identificar seus pensamentos e crenças

  • A. distorcidas e substitui-los por outros mais críticos.
  • B. funcionais e substitui-los por outros mais adaptativos.
  • C. imediatistas e substitui-los por outros mais simbólicos.
  • D. concretas e substitui-los por outros mais fantasistas.
  • E. disfuncionais e substitui-los por outros mais realistas.

 

Considerando o histórico anterior sobre a psicoterapia breve psicodinâmica, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das características das técnicas desta abordagem.

  • A. Atenção dirigida para as experiências atuais do paciente, inclusive os sintomas.
  • B. Foco intrapsíquico nos pensamentos automáticos e esquemas depressogênicos.
  • C. Focalização em conflitos específicos ou temas definidos previamente no início da terapia.
  • D. Ênfase na situação transferencial da dimensão do “aqui e agora”, que não necessariamente é correlacionada ao passado.
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