Questões sobre Tipos de Psicoterapia

Lista completa de Questões sobre Tipos de Psicoterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Pode-se encaminhar ao pronto socorro para possível avaliação do uso de psicofármacos para diminuir a ansiedade, se este for o caso

  • A. Caracteriza-se como central no processo de desinstitucionalização e reinserção social dos egressos dos hospitais psiquiátricos
  • B. O suporte de caráter interdisciplinar deverá considerar apenas projetos e ações baseadas no coletivo de moradores
  • C. Tem como um de seus objetivos alocar em casas, pessoas com transtornos mentais que são impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem
  • D. Cada residência deve estar referenciada a um Centro de Atenção Psicossocial e operar junto à rede de atenção à saúde mental dentro da lógica do território
  • E. Trata-se de casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves

Assinale a alternativa correta. O estágio de disposição para a mudança no tratamento da dependência química que acontece quando o dependente químico modificou sua relação com a substância e mantém-se abstinente já há alguns meses, sendo que a mudança tem consistência, e a recaída é uma ameaça menos intensa apesar de ainda presente, é conhecido de acordo com literatura específica da área como:

  • A. Contemplação
  • B. Ação
  • C. Determinação
  • D. Manutenção
  • E. Pré Contemplação

Em psicanálise, a grosso modo, podemos afirmar que cada estágio do desenvolvimento durante os primeiros cinco anos de vida é definido em termos dos modos de reação de uma zona específica do corpo. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Os estágios são chamados de “psicossexuais”, embora as pulsões sexuais não levem à aquisição das características psicológicas.

II. O ressurgimento da dinâmica na adolescência reativa os impulsos pré-genitais. Se eles forem satisfatoriamente deslocados e sublimados pelo ego, a pessoa passa para o estágio final da maturidade, o estágio genital.

III. Os estágios – oral, anal e fálico – são chamados de estágios pré-genitais. A criança, então, atravessa um prolongado período de latência, os chamados anos de tranquilidade, dinamicamente falando; durante esse período, os impulsos tendem a ser mantidos em um estado de repressão.

IV. Durante o primeiro estágio, que dura cerca de um ano, a boca é a principal região de atividade dinâmica. O estágio oral é seguido pelo desenvolvimento de catexias e de anticatexias em relação às funções eliminativas, o chamado estágio anal, que acontece no segundo ano de vida e é seguido pelo estágio fálico, em que os órgãos sexuais se tornam as zonas erógenas mais importantes.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III e IV.

Uma importante ferramenta no âmbito das intervenções psicológicas é o aconselhamento psicológico, o qual é considerado também uma disciplina básica da formação do psicólogo, sendo utilizado, portanto, como forma de aproximar o aluno do universo clínico e dos atendimentos nos estágios específicos supervisionados. É interessante notar que essa ferramenta tende a ser pouco consensual entre os profissionais devido à variabilidade das formas de defini-la. Independente da variabilidade de definições, o aconselhamento psicológico, genericamente, consiste em:

  • A. Um processo de indicar caminhos, direções e procedimentos ou criar condições para que a pessoa faça, ela própria, o julgamento das alternativas e formule suas opções.
  • B. Uma experiência que visa a ajudar as pessoas a planejar, tomar decisões, lidar com a rotina de pressões e crescer, com a finalidade de adquirir uma autoconfiança positiva.
  • C. Um método de assistência psicológica destinado a restaurar no indivíduo suas condições de crescimento habilitando-o a perceber, sem distorções, a realidade que o cerca e a agir nessa realidade.
  • D. Uma relação interpessoal que requer a presença genuína do aconselhador, manifestada por ele mediante diferentes atuações, como fornecimento de informações, exame e reflexão sobre situações conflitantes vivenciadas pelo cliente, o reconhecimento e a exploração de recursos e as capacidades pessoais do aconselhando.

De acordo com Cordioli (2008), as psicoterapias de apoio possuem entre seus objetivos, utilizar intervenções que visem diminuir a ansiedade, pelo aumento do autoconhecimento, ou pela influência direta exercida pela pessoa do terapeuta e, com isso, mais aumentando do que desfazendo as defesas. Considerando essas informações a respeito das psicoterapias de apoio, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Aconselhamento/sugestão/persuasão/reafirmação.

2. Controle ativo.

3. Confrontação.

4. Ventilação.

( ) Consiste no restabelecimento do controle de situações de emergência e de afastamento de situações estressantes.

( ) Tem por finalidade o alívio dos sintomas e a melhora da relação terapeuta-paciente, pautados no controle de afetos intensos e reprimidos mediante sua expressão verbal.

( ) Consiste no aumento da capacidade de discriminar a realidade interna da externa, e na redução de afetos e condutas inadequadas ou incongruentes, visando à promoção do autoconhecimento e do juízo de realidade.

( ) Tem por finalidade a redução dos sintomas, tais como insegurança e ideias de desvalia, promovendo a autoestima por meio do uso dos aspectos não racionais da relação para influenciar o paciente, inclusive, mediante o apoio externo.

A sequência está correta em

  • A. 2, 4, 3, 1.
  • B. 4, 2, 1, 3.
  • C. 2, 3, 1, 4.
  • D. 4, 1, 3, 2.

Dobson e Block (2006), em texto sobre as bases teóricas e filosóficas das terapias cognitivo-comportamentais, salientam que essa modalidade de psicoterapia representa uma inovação frente às abordagens comportamentais radicais em relação aos problemas humanos. Essa inovação consiste em uma mistura de processos cognitivos e estratégias comportamentais tendo em vista alcançar mudanças cognitivas e comportamentais, o que culminou no desenvolvimento de formas diversificadas conforme a diversidade de orientações teóricas de seus seguidores. De acordo com essa diversidade, sobre a terapia racional emotiva, é correto afirmar que

  • A. postula que os emparelhamentos repetidos de uma percepção com pensamentos avaliativos levam a reações comportamentais e emotivas racionais ou irracionais.
  • B. sugere que o relacionamento com outros significantes determina o desenvolvimento da autoimagem e provê confirmações contínuas e reforçamento desta autoimagem.
  • C. evidencia um conjunto de distorções sistemáticas nos padrões de pensamento, os quais incluem inferência arbitrária, abstração seletiva, supergeneralização, maximização e minimização.
  • D. propõe que pensamentos e emoções estão significativamente interligados, o que evidencia que sintomas neuróticos ou consequências são determinados pelo sistema de crenças do indivíduo frente a experiências e eventos.

O atendimento psicológico em contexto hospitalar tem suas peculiaridades e especificidades. Muito se fala do atendimento/ processo, mas pouco sobre a finalização. Assinale a alternativa correta que diz respeito a poder se dar por concluído o trabalho da psicologia hospitalar.

  • A. O que determina a conclusão do processo de atendimento psicológico na psicologia hospitalar é a condição clínica do paciente e o adequado enfrentamento da doença.
  • B. O determinante para a finalização do tratamento psicológico é a cessação da demanda.
  • C. A alta do atendimento psicológico se dá concomitantemente com a alta médica.
  • D. O atendimento psicológico em contexto hospitalar é inconcluso e por isso é necessário, após a alta hospitalar, encaminhar esse paciente à psicoterapia clínica.
  • E. A alta psicológica em hospital acontece geralmente entre 3 e 7 atendimentos, seguindo o modelo de psicoterapia breve.

“Uma jovem de 16 anos encontra-se internada na UTI após tentativa de suicídio por intoxicação exógena medicamentosa. Está em tratamento psiquiátrico há pouco mais de 5 meses por exigência dos pais, após perceberem que ela se automutilava (prática conhecida como cutting)”. Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A. O atendimento a pacientes com ideação ou tentativa de suicídio não é fator mobilizador de conteúdos emocionais na equipe de saúde, como entrar em contato com seus questionamentos, angústias e dúvidas, já que esta acaba sendo situação recorrente em contexto hospitalar.
  • B. Em relação ao suicídio, não há como inferir que haja ambivalência entre o desejo de viver e o desejo de morrer.
  • C. Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro pelo fato de ser no dia 10 desse mês o dia mundial de prevenção do suicídio. Esse movimento acontece no Brasil desde meados da década de 1990, quando o tema passou a ser amplamente discutido.
  • D. No código de ética, aponta-se que o sigilo profissional tem por finalidade proteger a pessoa atendida, e, no caso do psicólogo, significa manter sob proteção as informações e fatos conhecidos por meio da relação profissional. Com relação a pacientes com risco suicida, é considerada a quebra do sigilo como forma de preservação de vida do paciente, sendo um médico psiquiatra o único a quem o psicólogo pode se reportar.
  • E. O atendimento psicológico a pacientes com ideação ou tentativa de suicídio levanta questionamentos em relação a aspectos éticos, notadamente no que se refere à questão do sigilo. O exercício profissional do psicólogo deve se pautar na ética para garantir relação adequada entre profissional, cliente e sociedade, de acordo com valores relevantes.

Para o tratamento de pacientes que abusam de drogas, a principal estratégia do psicólogo deve ser

  • A. isolar o paciente da família e dos amigos, enquanto este estiver em tratamento, para desenvolver a consciência sobre os perigos da dependência.
  • B. o modelo manicomial do atendimento dessa população, em que se coloca a ênfase na droga, por ser o mais adequado e por isso o mais utilizado nos dias de hoje.
  • C. focada nas práticas assistenciais, pois gera proteção e tutela do usuário, mantendo-o afastado das drogas, trazem benefícios mais rápidos.
  • D. com foco nas políticas de controle e criminalização das drogas.
  • E. o tratamento com foco na autonomia do indivíduo que pode, assim, resgatar sua condição de sujeito social e autônomo.

Leia as afirmativas a seguir sobre Terapia Cognitiva.

I. O objetivo da Terapia Cognitiva é reestruturar e corrigir os pensamentos distorcidos utilizando as abordagens colaborativa e psicoeducativa para desenvolver soluções pragmáticas para produzir mudanças e melhorar os transtornos emocionais.

II. A maneira com que os indivíduos percebem e processam a realidade tem influência direta na maneira como cada pessoa se comporta e se sente.

III. Alguns pensamentos, conhecidos como pensamentos automáticos, ocorrem espontaneamente nas fronteiras da consciência, por esse motivo não é possível percebê-los e avaliá-los.

IV. Não há uma relação recíproca entre afeto e cognição, pois a cognição depende de suas estruturas internas, o afeto, por sua vez, está ligado com as experiências derivadas de comportamentos do indivíduo.

V. Os esquemas de indivíduos mal ajustados podem levar à distorção da realidade e com isso gerar um transtorno psicológico.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I, III e V.
  • C. Apenas I, II e V.
  • D. Apenas II, III, IV e V.
  • E. Apenas II, IV e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...