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De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.
Uma das principais diferenças entre a abordagem comportamentalista e as abordagens dinâmicas é que, na clínica comportamentalista, a formulação do caso para intervenção baseia-se em dados tanto quanto na intuição e na observação assistemática.
Quanto às intervenções para controlar o uso de álcool e de outras drogas, julgue os itens subseqüentes.
A oferta da possibilidade de escolhas no processo terapêutico dá ao paciente a idéia de controle sobre o processo em curso e sobre as próprias decisões, o que, nesse momento, dificulta o processo terapêutico.
Quanto às intervenções para controlar o uso de álcool e de outras drogas, julgue os itens subseqüentes.
Quando o paciente negar a dependência do álcool ou de outras drogas, deve ser clara e diretamente confrontado para que o tratamento possa ser iniciado.
Quanto às intervenções para controlar o uso de álcool e de outras drogas, julgue os itens subseqüentes.
A elaboração de estratégias de enfrentamento para situações de risco é inadequada, pois chama a atenção do indivíduo para a droga e aumenta a probabilidade de recaída.
Uma funcionária de 25 anos de idade procurou o serviço de psicologia do órgão em que trabalha, queixando-se de desânimo, irritabilidade, dor de cabeça matinal e muito desinteresse pelo trabalho. Disse que estava cansada e que não gostava dos colegas nem do chefe, porque eles eram inconvenientes em suas brincadeiras. Nunca participava de reuniões sociais e tinha dificuldade em participar de reuniões de trabalho, porque não conseguia expressar suas opiniões nem recusar tarefas para as quais era indicada, mesmo que estivesse sobrecarregada. Estava com dificuldade para dormir e, à noite, rolava na cama, pensando no quanto trabalhava enquanto seus colegas tinham tempo para um cafezinho e um bate-papo na copa da repartição.
Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento psicológico para essa funcionária.
Se a paciente mostrar-se resistente em alguma etapa do tratamento, terá sido por incapacidade do terapeuta de se estabelecer como fonte de reforço.
Uma funcionária de 25 anos de idade procurou o serviço de psicologia do órgão em que trabalha, queixando-se de desânimo, irritabilidade, dor de cabeça matinal e muito desinteresse pelo trabalho. Disse que estava cansada e que não gostava dos colegas nem do chefe, porque eles eram inconvenientes em suas brincadeiras. Nunca participava de reuniões sociais e tinha dificuldade em participar de reuniões de trabalho, porque não conseguia expressar suas opiniões nem recusar tarefas para as quais era indicada, mesmo que estivesse sobrecarregada. Estava com dificuldade para dormir e, à noite, rolava na cama, pensando no quanto trabalhava enquanto seus colegas tinham tempo para um cafezinho e um bate-papo na copa da repartição.
Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento psicológico para essa funcionária.
O tratamento eficaz para essa paciente deve promover suas habilidades sociais, o que implica o aprendizado de um novo repertório comportamental.
Uma funcionária de 25 anos de idade procurou o serviço de psicologia do órgão em que trabalha, queixando-se de desânimo, irritabilidade, dor de cabeça matinal e muito desinteresse pelo trabalho. Disse que estava cansada e que não gostava dos colegas nem do chefe, porque eles eram inconvenientes em suas brincadeiras. Nunca participava de reuniões sociais e tinha dificuldade em participar de reuniões de trabalho, porque não conseguia expressar suas opiniões nem recusar tarefas para as quais era indicada, mesmo que estivesse sobrecarregada. Estava com dificuldade para dormir e, à noite, rolava na cama, pensando no quanto trabalhava enquanto seus colegas tinham tempo para um cafezinho e um bate-papo na copa da repartição.
Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento psicológico para essa funcionária.
A intenção paradoxal pode ser utilizada no tratamento do sono dessa paciente, se for solicitado a ela que permaneça acordada o máximo de tempo possível após deitar-se à noite para dormir.
Uma funcionária de 25 anos de idade procurou o serviço de psicologia do órgão em que trabalha, queixando-se de desânimo, irritabilidade, dor de cabeça matinal e muito desinteresse pelo trabalho. Disse que estava cansada e que não gostava dos colegas nem do chefe, porque eles eram inconvenientes em suas brincadeiras. Nunca participava de reuniões sociais e tinha dificuldade em participar de reuniões de trabalho, porque não conseguia expressar suas opiniões nem recusar tarefas para as quais era indicada, mesmo que estivesse sobrecarregada. Estava com dificuldade para dormir e, à noite, rolava na cama, pensando no quanto trabalhava enquanto seus colegas tinham tempo para um cafezinho e um bate-papo na copa da repartição.
Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento psicológico para essa funcionária.
A paciente e o terapeuta devem discutir, após a avaliação, os comportamentos finais que a paciente deseja desenvolver, de modo a aumentar sua satisfação no trabalho. Após consenso, o terapeuta estará instrumentalizado para elaborar o programa de intervenção.
Acerca do processo terapêutico comportamental, julgue os itens subseqüentes.
O treino em habilidades sociais implica desenvolver respostas socialmente adequadas, com uma topografia padrão eficaz em qualquer contexto social.
Acerca do processo terapêutico comportamental, julgue os itens subseqüentes.
O processo terapêutico comportamental requer a identificação e a definição operacional da queixa, de modo que ela seja compreendida pelo terapeuta em termos de comportamentos a serem modificados, estabelecidos ou removidos.
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