Lista completa de Questões de Psicologia da CEC Concurso para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
O quadro com aspectos depressivos, comum tanto em homens quanto em mulheres geralmente idosos, que ocorre quando o filho caçula sai de casa, caso não sejam desenvolvidas atividades compensatórias, recebe o nome de ____________________________________________.
síndrome do filho pródigo
transtorno do elo geracional
síndrome do ninho vazio
complexo de Asperger
complexo do elo geracional
Suponha que você trabalha em uma Unidade Básica de Saúde. Em determinado momento, recebe uma paciente encaminhada por um médico que também atua no SUS. No encaminhamento emitido pelo profissional consta que a paciente apresenta um transtorno de personalidade borderline. Qual alternativa traz uma breve definição correta de tal transtorno?
Um padrão de desconfiança e suspeitas, de modo que as intenções dos outros são interpretadas como maldosas.
Um padrão de comportamento submisso e aderente, relacionado a um excessiva necessidade de proteção e cuidados.
Um padrão de instabilidade nos relacionamento interpessoais, autoimagem e afetos, bem como acentuada impulsividade.
Um padrão de grandiosidade, necessidade por admiração e falta de empatia.
Um padrão de desconsideração e violação dos direitos alheios.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
O DSM IV é um importante instrumento, organizado pela Associação Americana de Psiquiatria, utilizado para classificar os transtornos mentais. O Transtorno de Depressivo Maior está contido nos ____________________.
Transtornos de Ansiedade
Transtornos de Personalidade
Transtornos de Adaptação
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Transtornos de Humor
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Hiperprosexia, hipoprosexia e aprosexia. Fabulação, hipermnésia e amnésia. Esses termos correspondem respectivamente a distúrbios __________________________.
da percepção e da memória
da atenção e da memória
da consciência e da atenção
da volição e da memória
da psicomotricidade e da atenção
A psicoterapia breve é principalmente caracterizada pela existência de um (a) _______, que será o principal objetivo terapêutico em um espaço de tempo ____ . É _______ para situações de crise, luto ou ambientes como hospitais, centros comunitários, entre outros.
Indique a alternativa cujas expressões completam respectiva e adequadamente as lacunas:
situação-problema; limitado; indicado
objetivo; ilimitado; indicado
situação-problema; limitado; contraindicado
foco; ilimitado; indicado
sintoma; limitado; contraindicado
Para Jean Piaget, o desenvolvimento e, até mesmo a formação do conhecimento são explicáveis recorrendo- se a um processo central de equilibração. Tendo como referência as ideias do dado autor, assinale a alternativa correta:
A adaptação corresponde à utilização, por um esquema, das coisas existentes no mundo como parte de seu próprio funcionamento.
A abordagem psicológica proposta por Piaget é chamada sócio-histórica, porque privilegia o contexto social no processo de aprendizagem e desenvolvimento.
O conceito de zona de desenvolvimento proximal, desenvolvido por Piaget, pode ser entendido como a lacuna entre o que já foi aprendido e o que está para ser aprendido.
A acomodação consiste na modificação de esquemas para que o organismo se ajuste às coisas novas que aparecem no mundo.
O período operatório-concreto caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor).
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
O campo e Garciana Arzeno são dois importantes autores que abordam o Psicodiagnóstico. Para eles, o Psicodiagnóstico tem como objetivo _____________________.
proporcionar ao paciente um ambiente acolhedor, capaz de auxiliá-lo na resolução de conflitos e sintomas.
obter uma descrição e compreensão mais profunda e completa possível da personalidade total do paciente para, depois formular recomendações terapêuticas.
identificar as principais motivações do paciente que inicia o processo terapêutico e reforçar tais aspectos.
analisar os processos inconscientes envolvidos na queixa trazida pelo paciente e confrontar os comportamentos incongruentes como seu discurso.
identificar aspectos da personalidade, compreender e intervir de forma acolhedora e não diretiva.
Atualmente, é muito comum a veiculação de reportagens e matérias sobre o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade TDAH. Tendo como base o DSM IV, sobre esse transtorno, geralmente diagnosticado na infância, assinale a alternativa INCORRETA:
Na infância, pode ser difícil distinguir entre os sintomas de TDAH e comportamentos próprios da idade em crianças ativas.
A desatenção pode manifestar-se em situações escolares, profissionais ou sociais. Os indivíduos com este transtorno podem não prestar muita atenção a detalhes ou podem cometer erros por omissão de cuidados nos trabalhos escolares ou outras tarefas.
Pessoas com esse transtorno com frequência têm dificuldade para organizar tarefas e atividades. As tarefas que exigem um esforço mental constante são vivenciadas como desagradáveis e acentuadamente aversivas.
É comum a ocorrência de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. Com frequência, estes se manifestam primariamente pelo desenvolvimento de preocupações insistentes a respeito de um tópico ou interesse restrito, sobre o qual o indivíduo pode reunir grande quantidade de fatos ou informações.
Em sua forma grave, o transtorno é acentuadamente incapacitante, afetando o ajustamento social, familiar e escolar.
A entrevista motivacional é um meio particular de ajudar as pessoas a reconhecer e fazer algo a respeito de seus problemas presentes ou potenciais. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que indica as que estão corretas:
I. Um dos princípios da entrevista motivacional é criar e ampliar na mente do paciente uma discrepância entre o comportamento presente e as metas mais amplas.
II. O terapeuta, ao utilizar a entrevista motivacional faz intenso uso da estratégia de confrontação da negação, visando gerar o desconforto necessário para que o paciente motive-se e mobilize-se para mudança.
III. A entrevista motivacional visa ensinar comportamentos de enfrentamentos por meio da instrução,da modelagem, da prática dirigida e do feedback.
IV. A resistência é vista como um padrão de comportamento interpessoal, influenciado pelo comportamento do terapeuta.
V. As metas de tratamento e as estratégias de mudança são negociadas entre paciente e terapeuta, baseadas em dados e aceitabilidade. O envolvimento do paciente e sua aceitação das metas são vistos como vitais.
I, III, IV e V, apenas;
I,II, IV e V apenas;
I, IV e V, apenas;
II, III e IV, apenas;
II, III e V, apenas.
O atendimento psicológico a crianças e adolescentes apresenta certas particularidades. O código de ética do psicólogo determina que, sempre, nessas situações:
I. o psicólogo deve utilizar testes psicológicos para a elaboração do psicodiagnóstico.
II. o psicólogo obtenha autorização de ao menos um dos responsáveis.
III. o psicólogo comunique as autoridades competentes quando a criança ou adolescente não apresentar nenhum responsável legal.
IV. o psicólogo responsabilizar-se-á pelos encaminhamentos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do atendido.
V. o psicólogo deverá comunicar aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em benefício ao atendido.
Estão corretos os itens:
I, II e III, apenas;
I, III, IV e V, apenas;
II, IV e V, apenas;
I , II, IV e V, apenas;
II, III, IV e V, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...