Questões de Psicologia da Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ)

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Lacan (1958/59) indica as consequências da supressão dos ritos ligados ao luto em nossa época. De acordo com ele, é preciso considerar a intolerância à dor, no espaço coletivo, que deixa o necessário trabalho de luto sem lugar e encontrando acolhida, muitas vezes, apenas nos consultórios. Desta forma, vale destacar a importância de que o sujeito convocado ao trabalho de luto, frente a uma perda significativa, possa encontrar, na chegada ao tratamento, condições propícias para avançar neste árduo trabalho. Em O sujeito não envelhece (2004), a autora retoma a discussão em torno do luto e chama a atenção para o fato de que o trabalho inoperante do luto pode ter como resultado a:

  • A. mania
  • B. depressão
  • C. exacerbação da capacidade de amar
  • D. necessidade de abordagem multiprofissional

Freud em Os caminhos da formação dos sintomas (1916/17), lança mão de um diagrama, “as séries complementares”, com o objetivo de estabelecer a:

  • A. equação simbólica
  • B. realidade factual de um relato
  • C. equação etiológica da neurose
  • D. prevalência da realidade psíquica

Em A dinâmica da transferência (1912), Freud discute a ideia de que a transferência surja com mais intensidade durante uma análise do que fora do tratamento e conclui, a respeito dos fenômenos transferenciais, que as características da transferência devem ser atribuídas:

  • A. à psicanálise
  • B. à própria neurose
  • C. à duração do tratamento
  • D. ao grau de escolaridade do paciente

Em Análise terminável e interminável (1937), Freud afirma que por “duas vezes, no curso do desenvolvimento individual, certos instintos [Triebs] são consideravelmente reforçados”, ou seja, em dois momentos, ao longo da vida, ocorre regularmente um acréscimo pulsional. Um destes momentos é a puberdade e o outro é o(a):

  • A. infância
  • B. puerpério
  • C. menopausa
  • D. início da vida adulta

Freud em Nossa atitude para com a morte (1915), aproxima a vida a uma partida de xadrez em que um “movimento em falso” pode nos forçar a desistir do jogo, com a diferença de que não haveria outra partida possível. Em Sobre o início do tratamento (1913), Freud havia feito a aproximação entre uma partida de xadrez e psicanálise ao indicar que, tal como neste jogo, em uma análise é possível sistematizar algo sobre o:

  • A. início do tratamento
  • B. término do tratamento
  • C. trabalho sob transferência
  • D. início e o término do tratamento

Em suas considerações iniciais ao texto A psicogênese de um caso de homossexualismo numa mulher (1920), Freud faz uma importante advertência clínica aos psicanalistas. Alberti (2010) retoma a mesma linha de advertência ao abordar a dissimetria, a ausência de identidade, em entrevistas iniciais com um adolescente, entre a:

  • A. demanda dos pais e do adolescente
  • B. realidade psíquica e a material
  • C. inibição e o sintoma
  • D. pulsão e o gozo

Com relação à entrada na adolescência, o evento da puberdade situa mudanças no real do corpo, na imagem e no lugar a ser ocupado diante do outro, que constituem uma exacerbada exigência de trabalho psíquico. Freud (1916/17) refere-se a ‘uma avalanche de exigências sexuais’ com que tem que lidar o jovem. Além disso, no terceiro de seus Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905), Freud circunscreve e precisa aquilo que considera “... uma das mais dolorosas realizações psíquicas do período puberal”, trata-se de:

  • A. enfrentamento das dificuldades pedagógicas no ambiente escolar
  • B. canalização do excesso de energia para atividades esportivas
  • C. esforço de lidar com os ritos para ingressar nos grupos
  • D. desligamento da autoridade dos pais

Freud (1917) enumera os seguintes traços mentais ao comparar a melancolia e o luto: a perda da capacidade de amar; a perturbação da autoestima; o desânimo profundamente penoso; a perda de interesse pelo mundo externo. Dentre os quatro traços indicados, Freud considera ausente no luto normal o:

  • A. segundo
  • B. primeiro
  • C. terceiro
  • D. quarto

Dentre as formações do inconsciente, o sintoma comporta uma fixidez que lhe é própria, diferentemente dos atos falhos que têm a duração de um breve instante. Em inibições, sintomas e ansiedade (1926), a propósito da neurose obsessiva, Freud torna mais clara esta peculiar inércia do sintoma ao indicar que a formação de sintomas triunfa se conseguir combinar:

  • A. idealização e sublimação
  • B. proibição e satisfação
  • C. angústia e risco real
  • D. fantasia e realidade

A ocorrência de fobias nas quais se constitui um objeto fóbico é muito frequente entre as crianças. Freud (1926) considera estar em jogo nestas conjunturas “uma reação afetiva por parte do ego ao perigo”. Neste contexto, a reação afetiva e o perigo consistem em:

  • A. ansiedade [Angst] e espaços abertos ou multidões
  • B. medo e situação de risco de vida
  • C. ansiedade [Angst] e castração
  • D. inibição e castração
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