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As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.
As pesquisas realizadas com equipes interprofissionais mostram ser extremamente fácil acordar sobre o alcance do poder de influência de cada um, ou mesmo de deliberação conjunta, entre os distintos especialistas.
Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.
A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Em casos de abuso como este, o pai não abusivo, se presente, deve ser inserido no processo terapêutico, deve receber orientação adequada, ter suas dúvidas esclarecidas e ser usado como modelo, para auxiliar a criança no enfrentamento da crise.
As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.
O desafio estrutural à prática clínica ampliada ocorre quando, nas organizações hospitalares e ambulatoriais, uma mesma enfermaria é comandada por vários gerentes, que não estão obrigados a se compor em colegiados ou a coordenar e integrar seus planos de trabalho, o que contribui para diluir a responsabilidade sanitária pelos casos acompanhados.
Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.
A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Para o padrasto, o tratamento focado na dependência química é o mais indicado para interromper a sequência de abusos que acontecem porque a intoxicação alcoólica embota o discernimento e favorece comportamentos abusivos.
As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.
É comum ao profissional que atua em equipes interprofissionais construir identidade e segurança, desapegando-se da identidade de seu núcleo de especialidade, o que facilita a abertura para a interação inevitável em espaços interdisciplinares.
Um paciente de 58 anos de idade, alto executivo, com jornada de trabalho de aproximadamente 55 horas semanais, apresenta índice de massa corporal (IMC) de 48 kg/m2, é tabagista e portador de doença arterial coronariana, com diagnóstico médico de vulnerabilidade para arritmias cardíacas. Em virtude de muitas viagens e reuniões de trabalho, não dispõe de tempo para a prática de atividade física e, esporadicamente, realiza suas atividades de lazer preferidas: assistir ao futebol pela televisão e se reunir com os amigos para jogar cartas.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
As situações estressantes, típicas do trabalho do paciente, e o padrão de comportamento tipo A descrito nesse caso são condições que devem ser trabalhadas em psicoterapia porque são fortemente associadas a doenças cardíacas.
As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.
Trabalhar em equipe na área da saúde de maneira integrada significa estabelecer conexões entre os distintos processos de trabalho, fundamentando-se em certo conhecimento sobre o trabalho do outro e na valorização das contribuições deste na produção de cuidados.
Um paciente de 58 anos de idade, alto executivo, com jornada de trabalho de aproximadamente 55 horas semanais, apresenta índice de massa corporal (IMC) de 48 kg/m2, é tabagista e portador de doença arterial coronariana, com diagnóstico médico de vulnerabilidade para arritmias cardíacas. Em virtude de muitas viagens e reuniões de trabalho, não dispõe de tempo para a prática de atividade física e, esporadicamente, realiza suas atividades de lazer preferidas: assistir ao futebol pela televisão e se reunir com os amigos para jogar cartas.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
O paciente pode se beneficiar de um tratamento multidisciplinar, mas é indicado que ele ingresse, inicialmente, apenas no tratamento psicoterápico, que será a intervenção preventiva em nível primário para o sucesso do tratamento com outros profissionais.
As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que apresenta necessidades de relacionamento e competências específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem as equipes interprofissionais, julgue os itens de 65 a 70.
Para que a interdisciplinaridade ocorra de fato e contribua para aumentar a eficácia das intervenções, é importante não somente facilitar a comunicação entre distintos especialistas e profissionais, como também montar um sistema que produza um compartilhamento de responsabilidades pelos casos e pela ação prática e sistemática conforme cada projeto terapêutico específico.
Um paciente de 58 anos de idade, alto executivo, com jornada de trabalho de aproximadamente 55 horas semanais, apresenta índice de massa corporal (IMC) de 48 kg/m2, é tabagista e portador de doença arterial coronariana, com diagnóstico médico de vulnerabilidade para arritmias cardíacas. Em virtude de muitas viagens e reuniões de trabalho, não dispõe de tempo para a prática de atividade física e, esporadicamente, realiza suas atividades de lazer preferidas: assistir ao futebol pela televisão e se reunir com os amigos para jogar cartas.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Em razão da existência de doença crônica, a intervenção psicológica para o paciente tem como um dos objetivos a modificação de comportamentos reconhecidos como mediadores de uma possível agudização da doença que, se acontecer, poderá ser fatal.
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