Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do caso relatado nesse texto, julgue os itens subseqüentes.
A assistência psicológica aos filhos da vítima deve ser feita simultaneamente à assistência psiquiátrica e só depois pode ser iniciada a terapia familiar, incluindo a mãe.
Acerca do desenvolvimento da personalidade, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com a genética comportamental, variáveis ambientais e hereditárias interagem na formação da personalidade.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos sintomas característicos da Síndrome de Burnout, julgue os itens seguintes.
Humor depressivo com total apatia e nenhuma irritabilidade, sentimento de frustração, diminuição do senso de responsabilidade são sintomas característicos da síndrome de Burnout.
Acerca do caso relatado nesse texto, julgue os itens subseqüentes.
Ao oferecer assistência psicológica à família da vítima, o psicólogo deve evitar o assassinato do pai como assunto das sessões, para que as crianças e a mãe possam se concentrar em sua própria reestruturação pessoal e familiar.
Acerca do desenvolvimento da personalidade, julgue os itens subseqüentes.
A estrutura da personalidade é seu aspecto mais duradouro e estável, enquanto outros aspectos são variáveis e dinâmicos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos sintomas característicos da Síndrome de Burnout, julgue os itens seguintes.
Despersonalização com diminuição do sentimento de autorealização, atitude insensível em relação aos colegas e aos pacientes estão presentes na síndrome de Burnout.
Acerca do caso relatado nesse texto, julgue os itens subseqüentes.
Os filhos da vítima poderão desenvolver transtorno do estresse pós-traumático, transtornos do humor e dificuldade de aprendizagem, a não ser que recebam assistência medicamentosa e psicológica imediata.
Ao atender um pai que teve o filho de seis anos violentado sexualmente e morto diante de seus olhos, durante uma ação de seqüestro, o psicólogo reconheceu a necessidade de focar seu trabalho na evolução desse pai quanto à superação do estresse, o chamado crescimento pós-estresse.
Com base nessa situação hipotética, considerando que o psicólogo adote uma abordagem cognitivo-comportamental, julgue os itens seguintes.
São adequadas as técnicas de nomear emoções e estabelecer a diferença entre elas e pensamentos automáticos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos sintomas característicos da Síndrome de Burnout, julgue os itens seguintes.
Esgotamento emocional, falta de recursos emocionais e atitude de isolamento encontram-se na síndrome de Burnout.
Daniela, aluna do curso de graduação, com 20 anos de idade, procura a coordenação do seu curso para expor o episódio que acabara de ocorrer em sala de aula: Lúcia, aluna de 18 anos de idade, saiu da sala, no meio da aula expositiva sem se dirigir à professora, de 27 anos de idade, que, por sua vez, sem nada dizer, seguiu dando sua aula. Depois de um tempo, parecendo ignorar a aula e a presença da professora, ela retorna com folhetos de divulgação de uma festa nas mãos, distribuindo aos colegas em alto e bom tom e exigindo a presença de todos, de modo que a professora precisou interromper a aula. Alguns colegas responderam agradecendo, animados. A professora nada disse e retomou a aula. A coordenadora busca o psicólogo da instituição para uma orientação aos envolvidos nesse episódio.
Acerca das reflexões no âmbito da psicologia concernente à relação entre o adolescente e o professor descrita na situação hipotética acima, assinale a opção correta.
A atitude da professora, oferecendo à jovem a liberdade de agir como bem entende, indica sua dificuldade de assumir sua posição de mestre, com conseqüências para o rendimento do aluno em sala, como relata Daniela.
Com sua atitude, Lúcia usufruiu da liberdade que a professora concedia em sala de aula, com sua atitude permissiva e não proibitiva. Apesar da falta de parâmetro, que deixa o adolescente na confusão entre o que deve ou não fazer, ele sempre tenderá a se dar melhor com o adulto que não ocupe uma posição impositiva, de mestre.
O que caracteriza a falta de um lugar entre a infância e a idade adulta é a crise emocional que se vivencia nessa fase, portanto ainda é responsabilidade dos adultos oferecerem parâmetros referenciais aos jovens, mas ao professor de graduação cabe tratar os alunos como adultos que são, por terem alcançado essa posição quando fizeram a escolha da profissão.
Atitudes mais efetivas com o adolescentes devem ser descartadas, como bem faz a professora, pois o adolescente precisa realizar de forma autônoma sua busca de um lugar de identidade, único meio de alcançar a realização das novas expectativas em relação a ele, como a de escolher uma profissão, um parceiro, um projeto de vida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...