Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes. As universidades corporativas buscam oferecer aos colaboradores — funcionários, clientes, fornecedores e comunidade — o conhecimento e as competências técnicas e comportamentais necessárias para o alcance dos objetivos estratégicos das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes. Os objetivos atuais da educação corporativa incluem desenvolvimento de competências críticas, foco no aprendizado organizacional, escopo estratégico, ênfase nas estratégias do negócio e aumento da competitividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de clima organizacional e clima psicológico, assinale a opção correta.

  • A. O clima psicológico está associado às percepções afetivas e descreve a percepção individual do ambiente de trabalho.
  • B. Tanto o clima organizacional quanto o psicológico têm na base de sua compreensão a conformidade estruturada em recompensas e padrões de cooperação de grupo.
  • C. O clima organizacional está associado à natureza avaliativa e aos aspectos cognitivos sustentados pelo indivíduo.
  • D. O clima psicológico está associado aos aspectos cognitivos e afetivos partilhados no grupo.
  • E. O clima organizacional tem como base a satisfação no trabalho, os valores, as crenças e normas partilhadas nos grupos de referência.

Se, em uma entrevista de seleção, o psicólogo pedir ao entrevistado que faça um relato de como agiria em uma dada situação profissional vivenciada, o psicólogo terá realizado uma entrevista do tipo

  • A. situacional, que foca no relato para avaliar a possível reação do entrevistado diante de uma situação hipotética de trabalho.
  • B. estruturada, que foca em perguntas padronizadas direcionadas ao entrevistado.
  • C. não diretiva, que prioriza a liberdade do entrevistado em relatar conteúdos de seu interesse.
  • D. semiestruturada, que, embora seja organizada com base em perguntas padronizadas, permite que o entrevistador faça diferentes tipos das perguntas ao entrevistado.
  • E. descrição comportamental, que focaliza situações reais de trabalho enfrentadas pelo entrevistado.

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes. Nas organizações, os departamentos de educação corporativa devem ter autonomia e atuar de forma independente dos departamentos de gestão de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Caso o psicólogo avalie, após a contratação, que as pontuações de candidatos foram, em um processo de seleção, correspondentes ao critério esperado, como, por exemplo, o critério de assiduidade, terá ocorrido a

  • A. validade de predição.
  • B. validade simultânea.
  • C. validade cruzada.
  • D. validade de conteúdo.
  • E. validade de construto.

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes. Em gestão de pessoas, a pesquisa documental, considerada um método de baixa eficiência, é pouco adotada para a identificação das competências organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que um indivíduo seja considerado apto a conduzir veículo automotor, é necessário que ele apresente, na avaliação psicológica,

  • A. inteligência e traços de personalidade neurótica.
  • B. memória a curto e médio prazo.
  • C. atenção difusa, sustentada, concentrada e distribuída.
  • D. orientação espacial e temporal, juízo crítico e inteligência emocional.
  • E. capacidade de avaliação de suas ações no trânsito e coordenação visual e tátil-motora.

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes. A educação corporativa, fundamentada no desenvolvimento de competências, promove a reformulação das práticas pedagógicas tradicionais e exige dos docentes uma revisão constante de suas práticas de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes. As competências essenciais, também denominadas core competence, referem-se aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes dos colaboradores para realizarem seus trabalhos com sucesso.

  • C. Certo
  • E. Errado
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