Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao desenvolvimento da personalidade, julgue os itens que se seguem.
De acordo com Freud e Skinner, os cinco primeiros anos de vida são determinantes para a formação da personalidade. Para o primeiro, é nesse período que acontecem os principais estágios psicossexuais e, para o segundo, é nesse período que ocorrem os reforçadores definitivos do comportamento.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O modelo biopsicossocial de saúde explica o mecanismo pelo qual ocorre a interação entre variáveis psicológicas, sociais e biológicas.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
À luz de diretrizes para a atuação interdisciplinar no campo da saúde e de conhecimentos psicológicos acerca da violência na adolescência, julgue os itens subseqüentes.
Do ponto de vista psicológico, a violência contra a criança e o adolescente pode envolver transtornos graves de comportamento e o desenvolvimento de relacionamento social patológico, exigindo, portanto, assistência psicossocial, a ser prestada tanto à vítima do abuso físico quanto ao seu agressor.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao desenvolvimento da personalidade, julgue os itens que se seguem.
Tanto na abordagem psicanalítica freudiana quanto na abordagem comportamentalista skinneriana, o componente biológico é reconhecido como elemento relevante ao desenvolvimento da personalidade.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao desenvolvimento da personalidade, julgue os itens que se seguem.
De acordo com as teorias de Rogers, Freud e Skinner, o organismo se comporta e a personalidade se desenvolve na busca da gratificação, da remoção da dor e do desconforto.
Alunos encaminhados para exames psicodiagnósticos são, em geral, aqueles cujo rendimento não corresponde às expectativas de seus professores, técnicos e administradores escolares. Sobre esses exames e os laudos psicológicos, julgue os itens subseqüentes.
O fracasso escolar é a expressão de deficiências biopsicológicas individuais, conforme prega o movimento escolanovista dominante desde o começo do século passado.
Psicologia - Clima e cultura Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A competência ou desempenho exemplar depende de múltiplas variáveis. Algumas delas são relativas a condições ambientais e outras, a características individuais. A respeito de treinamento e suporte organizacional, julgue os itens que se seguem.
Uma definição de percepção de suporte organizacional bem aceita na psicologia organizacional é a que entende suporte como crenças globais do empregado sobre o quanto a organização cuida do bem-estar e valoriza as contribuições de seus empregados.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao desenvolvimento da personalidade, julgue os itens que se seguem.
As teorias psicodinâmicas e a teoria comportamentalista reconhecem o determinismo como processo de desenvolvimento da personalidade.
A respeito de uma situação rotineira das salas de aula brasileiras, julgue os itens que se seguem.
A motivação do aluno para aprender e para assumir as responsabilidades escolares é inata, de modo que as estratégias docentes e a filosofia da escola são irrelevantes como mediadores nesse processo.
Psicologia - Clima e cultura Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito de grupos e equipes, julgue os itens a seguir.
A influência das regras formais da organização sobre comportamentos e desempenhos pode ser superada pela influência de normas informais estabelecidas pelos grupos sociais que existem em todas as organizações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...