Questões de Psicologia da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES)

Lista completa de Questões de Psicologia da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a Psicoterapia Breve, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Os objetivos terapêuticos estão ligados à necessidade imediata do indivíduo, à superação dos sintomas e a problemas atuais da realidade. O enfrentamento de situações conflituosas, a aquisição da consciência da enfermidade e a recuperação da autoestima são objetivos a serem alcançados pelo terapeuta e pelo paciente.

  • B.

    Enquanto no tratamento psicanalítico a duração não é determinada de antemão, prolongando-se durante anos, nas terapias breves é comum que se fixe um prazo previamente, e que seja mais curto, em geral alguns meses.

  • C.

    O objetivo da Técnica Focal não é atingir todos os aspectos de mudanças estruturais, mas sim, dar início ao processo e deixar o paciente suficientemente estabilizado de forma que possa dar continuidade a esse processo de crescimento através de outros relacionamentos em sua vida.

  • D.

    Para a Psicoterapia Breve, é necessário um planejamento das estratégias terapêuticas a serem utilizadas e dos objetivos a serem atingidos, a partir da avaliação inicial. A aplicação de testes e o emprego da associação livre são importantes ferramentas a serem utilizadas logo após as primeiras entrevistas.

  • E.

    A Psicoterapia Breve mobilizadora tem como objetivo a evidenciação da ansiedade contida em processos mórbidos apresentados pelo paciente, mas que, devido a diversos fatores, ainda não se encontra apto para se submeter a um processo psicoterápico.

Leia as seguintes afirmações sobre o fenômeno de transferência:

I. É um fenômeno que se apresenta e deve ser observado pelo terapeuta desde os primeiros contatos com o paciente, sendo importante ferramenta para o diagnóstico.

II. Pode ser negativa, sendo manifestada através da agressividade; ou positiva, podendo apresentar características eróticas.

III. É uma manifestação consciente, e acontece tanto por parte do paciente quanto por parte do terapeuta, recebendo então o nome de "contratransferência".

IV. A transferência de conteúdos por parte do paciente em relação ao terapeuta irá fornecer a este importantes aspectos do funcionamento psicodinâmico do paciente, tanto de aspectos saudáveis quanto de aspectos patológicos.

Estão corretas as afirmações:

  • A.

    Apenas I e II

  • B.

    Apenas I e III

  • C.

    Apenas I, II e IV

  • D.

    Apenas I, III e IV

  • E.

    Apenas II e III

A entrevista é um recurso fundamental para o Psicólogo e é utilizada em diversas áreas de atuação. São vários os tipos de entrevistas empregadas nos mais variados contextos, dependendo do campo de atuação. Assim, é correto afirmar que a entrevista:

  • A.

    de Triagem é organizada e realizada apenas uma vez, priorizando a entrevista fechada.

  • B.

    Dirigida não deve ser usada no processo de avaliação diagnóstica, pois pode trazer elementos desnecessários ao processo inicial.

  • C.

    Motivacional é uma intervenção estruturada que tem sido muito utilizada, atualmente, no tratamento das dependências químicas.

  • D.

    Dirigida deve ser utilizada apenas em situações de pesquisa, pois apresenta um roteiro estruturado que permite ao pesquisador uma análise objetiva dos dados coletados.

  • E.

    de Devolução tem como finalidade a exposição de todos os resultados obtidos no processo avaliativo, com o único objetivo de que o paciente possa exercer seu direito de ter acesso aos dados coletados pelo entrevistador.

Segundo Piaget, o conhecimento se desenvolve desde as estruturas mentais do recém-nascido até o pensamento lógico na adolescência. Assinale a alternativa que indica as fases desse processo, na sequência proposta pelo referido autor:

  • A.

    Sensório-motor e projetivo, Personalismo, Categorial e Adolescência;

  • B.

    Sensório-motor, Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais;

  • C.

    Sensório-motor e projetivo, Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais;

  • D.

    Sensório-motor, Pré-operacional, Categorial e Adolescência;

  • E.

    Sensório-motor, Objetal, Operações concretas e Operações formais.

A CID-10 foi conceituada para padronizar e catalogar as doenças e problemas relacionados à saúde, tendo como referência a Nomenclatura Internacional de Doenças, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde. Segundo esta classificação, o Transtorno Bipolar é caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste, em alguma ocasiões, quadros de hipomania ou mania e, em outras, de depressão.

Assinale a alternativa que apresenta características do quadro de hipomania:

  • A.

    uma elevação ligeira mas persistente do humor, da energia e da atividade. As perturbações do humor e do comportamento não são acompanhadas de alucinações ou de ideias delirantes.

  • B.

    uma elevação do humor fora de proporção com a situação do sujeito, podendo variar de uma jovialidade descuidada a uma agitação praticamente incontrolável. Geralmente há a presença de sintomas psicóticos.

  • C.

    um rebaixamento do humor, prejuízos importantes na volição e perturbação da atividade psicomotora. Existe alteração da capacidade de experimentar prazer, não preenchendo critérios suficientes para episódio depressivo.

  • D.

    uma intensa sensação de ansiedade e inadequação, em que ocorre importante afastamento das relações sociais. Ausência de sintomas psicóticos.

  • E.

    recorrentes ideias de menos valia, em que o indivíduo apresenta um quadro de rebaixamento cognitivo. O comportamento pode ser desorganizado e acompanhado de alucinações auditivas e visuais.

Ao verificar o prontuário de um paciente encaminhado para tratamento em ambulatório de Saúde Mental, o Psicólogo percebe que o médico Psiquiatra, o qual realizava atendimento com o dado paciente, apontou diagnóstico de Transtorno de Personalidade Esquizoide. Tendo como referência o DSM IV, assinale a alternativa que se refere a esse transtorno:

  • A.

    Um padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que ocorre desde os 15 anos de idade.

  • B.

    Um padrão invasivo de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

  • C.

    Um padrão invasivo de deficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

  • D.

    Um padrão predominante de emocionalidade em excesso e procura por atenção, a partir do começo da idade adulta e presente em uma variedade de contextos.

  • E.

    Um padrão invasivo de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

O conceito de personalidade compreende:

I. Cada indivíduo possui características que o diferenciam dos outros e que definem a sua forma de comportar- se.

II. Podemos afirmar que a personalidade do sujeito é totalmente inata, pois as estruturas e os comportamentos são herdados geneticamente.

III. A personalidade é o conjunto total de características próprias do indivíduo que integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage costumeiramente ao meio.

IV. A etimologia do termo refere-se às máscaras, chamadas personas, que na Roma Antiga eram utilizadas para representar peças de teatro.

São CORRETAS as afirmações:

  • A.

    I, II, III e IV

  • B.

    I, II e III, apenas

  • C.

    I, III e IV, apenas

  • D.

    II e IV, apenas

  • E.

    I e II, apenas

As alterações da percepção podem indicar a presença de certos transtornos mentais. Ao que se refere à percepção, pode-se afirmar:

I. Percepção é a sensação acompanhada de significados atribuídos por experiências anteriores. Ou seja, é a interpretação da sensação.

II. O processo da percepção conta com 5 etapas: a recepção do estímulo, a seleção, a aquisição, a transformação e a organização da informação.

III. A atenção não interfere na percepção.

IV. O estado psicológico de quem percebe, ou seja, seus motivos, emoções e expectativas são responsáveis por variar as percepções.

V. As ilusões de ótica são interpretações falsas da realidade, onde, tal como nas alucinações, nosso cérebro cria objetos não existentes o que interfere em nossa percepção visual.

São corretas as seguintes afirmações:

  • A.

    I, II, III, IV e V

  • B.

    I, II e IV, apenas

  • C.

    I, II, IV e V, apenas

  • D.

    II, IV e V, apenas

  • E.

    II, III e IV, apenas

Os testes psicológicos são instrumentos importantes ao psicólogo, exclusivos de sua prática profissional. Podem auxiliar no processo de avaliação psicológica, no que diz respeito à coleta e interpretação de dados. Sobre os testes projetivos, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    HTP – Testes gráficos utilizados com crianças, adolescentes e adultos. No teste é solicitado que o sujeito desenhe uma casa, uma árvore, uma pessoa com o propósito de obter informação sobre como uma pessoa vivencia a sua individualidade em relação aos outros, e em facilitar a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflitos.

  • B.

    TAT – o teste consiste em apresentar uma série de pranchas, selecionadas pelo examinador, ao sujeito e este deverá contar uma história sobre cada uma das pranchas. As histórias obtidas com frequência revelam componentes importantes da personalidade.

  • C.

    Teste de Rorschach – O teste consiste em dar respostas sobre com o que se parecem as dez pranchas com manchas de tinta simétricas. A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo.

  • D.

    Teste de fábulas – compreende uma forma verbal e uma pictórica. A forma verbal inclui 10 pequenas historietas, incompletas, que o sujeito deve completar. A forma pictórica é composta por 12 lâminas, com ilustrações adequadas a cada uma das fábulas, que devem ser apresentadas concomitantemente à forma verbal.

  • E.

    CAT – teste que consiste na apresentação de figuras geométricas para serem completadas pelo avaliado. Tem o objetivo de investigar a personalidade por meio do estudo do significado dinâmico das diferenças individuais na percepção de estruturas padronizadas.

O autor José Bleger direcionou grande parte dos seus estudos à Entrevista Psicológica. Para esse autor, ela pode ser definida como sendo:

  • A.

    um procedimento técnico idêntico à consulta.

  • B.

    um procedimento semelhante à anamnese.

  • C.

    uma relação interpessoal no qual se investiga a conduta e a personalidade de seres humanos.

  • D.

    um procedimento sempre de tipo fechado, pois proporciona uma visão global do fenômeno humano.

  • E.

    um procedimento sempre de tipo aberto e individual, pois o fenômeno grupal mascara os aspectos transferenciais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...