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Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Sobre a Psicoterapia Breve, é INCORRETO afirmar:
Os objetivos terapêuticos estão ligados à necessidade imediata do indivíduo, à superação dos sintomas e a problemas atuais da realidade. O enfrentamento de situações conflituosas, a aquisição da consciência da enfermidade e a recuperação da autoestima são objetivos a serem alcançados pelo terapeuta e pelo paciente.
Enquanto no tratamento psicanalítico a duração não é determinada de antemão, prolongando-se durante anos, nas terapias breves é comum que se fixe um prazo previamente, e que seja mais curto, em geral alguns meses.
O objetivo da Técnica Focal não é atingir todos os aspectos de mudanças estruturais, mas sim, dar início ao processo e deixar o paciente suficientemente estabilizado de forma que possa dar continuidade a esse processo de crescimento através de outros relacionamentos em sua vida.
Para a Psicoterapia Breve, é necessário um planejamento das estratégias terapêuticas a serem utilizadas e dos objetivos a serem atingidos, a partir da avaliação inicial. A aplicação de testes e o emprego da associação livre são importantes ferramentas a serem utilizadas logo após as primeiras entrevistas.
A Psicoterapia Breve mobilizadora tem como objetivo a evidenciação da ansiedade contida em processos mórbidos apresentados pelo paciente, mas que, devido a diversos fatores, ainda não se encontra apto para se submeter a um processo psicoterápico.
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Leia as seguintes afirmações sobre o fenômeno de transferência:
I. É um fenômeno que se apresenta e deve ser observado pelo terapeuta desde os primeiros contatos com o paciente, sendo importante ferramenta para o diagnóstico.
II. Pode ser negativa, sendo manifestada através da agressividade; ou positiva, podendo apresentar características eróticas.
III. É uma manifestação consciente, e acontece tanto por parte do paciente quanto por parte do terapeuta, recebendo então o nome de "contratransferência".
IV. A transferência de conteúdos por parte do paciente em relação ao terapeuta irá fornecer a este importantes aspectos do funcionamento psicodinâmico do paciente, tanto de aspectos saudáveis quanto de aspectos patológicos.
Estão corretas as afirmações:
Apenas I e II
Apenas I e III
Apenas I, II e IV
Apenas I, III e IV
Apenas II e III
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A entrevista é um recurso fundamental para o Psicólogo e é utilizada em diversas áreas de atuação. São vários os tipos de entrevistas empregadas nos mais variados contextos, dependendo do campo de atuação. Assim, é correto afirmar que a entrevista:
de Triagem é organizada e realizada apenas uma vez, priorizando a entrevista fechada.
Dirigida não deve ser usada no processo de avaliação diagnóstica, pois pode trazer elementos desnecessários ao processo inicial.
Motivacional é uma intervenção estruturada que tem sido muito utilizada, atualmente, no tratamento das dependências químicas.
Dirigida deve ser utilizada apenas em situações de pesquisa, pois apresenta um roteiro estruturado que permite ao pesquisador uma análise objetiva dos dados coletados.
de Devolução tem como finalidade a exposição de todos os resultados obtidos no processo avaliativo, com o único objetivo de que o paciente possa exercer seu direito de ter acesso aos dados coletados pelo entrevistador.
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Segundo Piaget, o conhecimento se desenvolve desde as estruturas mentais do recém-nascido até o pensamento lógico na adolescência. Assinale a alternativa que indica as fases desse processo, na sequência proposta pelo referido autor:
Sensório-motor e projetivo, Personalismo, Categorial e Adolescência;
Sensório-motor, Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais;
Sensório-motor e projetivo, Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais;
Sensório-motor, Pré-operacional, Categorial e Adolescência;
Sensório-motor, Objetal, Operações concretas e Operações formais.
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A CID-10 foi conceituada para padronizar e catalogar as doenças e problemas relacionados à saúde, tendo como referência a Nomenclatura Internacional de Doenças, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde. Segundo esta classificação, o Transtorno Bipolar é caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste, em alguma ocasiões, quadros de hipomania ou mania e, em outras, de depressão.
Assinale a alternativa que apresenta características do quadro de hipomania:
uma elevação ligeira mas persistente do humor, da energia e da atividade. As perturbações do humor e do comportamento não são acompanhadas de alucinações ou de ideias delirantes.
uma elevação do humor fora de proporção com a situação do sujeito, podendo variar de uma jovialidade descuidada a uma agitação praticamente incontrolável. Geralmente há a presença de sintomas psicóticos.
um rebaixamento do humor, prejuízos importantes na volição e perturbação da atividade psicomotora. Existe alteração da capacidade de experimentar prazer, não preenchendo critérios suficientes para episódio depressivo.
uma intensa sensação de ansiedade e inadequação, em que ocorre importante afastamento das relações sociais. Ausência de sintomas psicóticos.
recorrentes ideias de menos valia, em que o indivíduo apresenta um quadro de rebaixamento cognitivo. O comportamento pode ser desorganizado e acompanhado de alucinações auditivas e visuais.
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Ao verificar o prontuário de um paciente encaminhado para tratamento em ambulatório de Saúde Mental, o Psicólogo percebe que o médico Psiquiatra, o qual realizava atendimento com o dado paciente, apontou diagnóstico de Transtorno de Personalidade Esquizoide. Tendo como referência o DSM IV, assinale a alternativa que se refere a esse transtorno:
Um padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que ocorre desde os 15 anos de idade.
Um padrão invasivo de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.
Um padrão invasivo de deficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.
Um padrão predominante de emocionalidade em excesso e procura por atenção, a partir do começo da idade adulta e presente em uma variedade de contextos.
Um padrão invasivo de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.
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O conceito de personalidade compreende:
I. Cada indivíduo possui características que o diferenciam dos outros e que definem a sua forma de comportar- se.
II. Podemos afirmar que a personalidade do sujeito é totalmente inata, pois as estruturas e os comportamentos são herdados geneticamente.
III. A personalidade é o conjunto total de características próprias do indivíduo que integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage costumeiramente ao meio.
IV. A etimologia do termo refere-se às máscaras, chamadas personas, que na Roma Antiga eram utilizadas para representar peças de teatro.
São CORRETAS as afirmações:
I, II, III e IV
I, II e III, apenas
I, III e IV, apenas
II e IV, apenas
I e II, apenas
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As alterações da percepção podem indicar a presença de certos transtornos mentais. Ao que se refere à percepção, pode-se afirmar:
I. Percepção é a sensação acompanhada de significados atribuídos por experiências anteriores. Ou seja, é a interpretação da sensação.
II. O processo da percepção conta com 5 etapas: a recepção do estímulo, a seleção, a aquisição, a transformação e a organização da informação.
III. A atenção não interfere na percepção.
IV. O estado psicológico de quem percebe, ou seja, seus motivos, emoções e expectativas são responsáveis por variar as percepções.
V. As ilusões de ótica são interpretações falsas da realidade, onde, tal como nas alucinações, nosso cérebro cria objetos não existentes o que interfere em nossa percepção visual.
São corretas as seguintes afirmações:
I, II, III, IV e V
I, II e IV, apenas
I, II, IV e V, apenas
II, IV e V, apenas
II, III e IV, apenas
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Os testes psicológicos são instrumentos importantes ao psicólogo, exclusivos de sua prática profissional. Podem auxiliar no processo de avaliação psicológica, no que diz respeito à coleta e interpretação de dados. Sobre os testes projetivos, é INCORRETO afirmar que:
HTP Testes gráficos utilizados com crianças, adolescentes e adultos. No teste é solicitado que o sujeito desenhe uma casa, uma árvore, uma pessoa com o propósito de obter informação sobre como uma pessoa vivencia a sua individualidade em relação aos outros, e em facilitar a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflitos.
TAT o teste consiste em apresentar uma série de pranchas, selecionadas pelo examinador, ao sujeito e este deverá contar uma história sobre cada uma das pranchas. As histórias obtidas com frequência revelam componentes importantes da personalidade.
Teste de Rorschach O teste consiste em dar respostas sobre com o que se parecem as dez pranchas com manchas de tinta simétricas. A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo.
Teste de fábulas compreende uma forma verbal e uma pictórica. A forma verbal inclui 10 pequenas historietas, incompletas, que o sujeito deve completar. A forma pictórica é composta por 12 lâminas, com ilustrações adequadas a cada uma das fábulas, que devem ser apresentadas concomitantemente à forma verbal.
CAT teste que consiste na apresentação de figuras geométricas para serem completadas pelo avaliado. Tem o objetivo de investigar a personalidade por meio do estudo do significado dinâmico das diferenças individuais na percepção de estruturas padronizadas.
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O autor José Bleger direcionou grande parte dos seus estudos à Entrevista Psicológica. Para esse autor, ela pode ser definida como sendo:
um procedimento técnico idêntico à consulta.
um procedimento semelhante à anamnese.
uma relação interpessoal no qual se investiga a conduta e a personalidade de seres humanos.
um procedimento sempre de tipo fechado, pois proporciona uma visão global do fenômeno humano.
um procedimento sempre de tipo aberto e individual, pois o fenômeno grupal mascara os aspectos transferenciais.
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