Questões de Psicologia da MSConcursos

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Assinale a alternativa CORRETA quanto à origem genética da esquizofrenia:

  • A.

    Quando se fala de traços de comportamento, é possível afirmar que tudo está nos genes.

  • B.

    As evidências são claras quanto à influência genética, o que indica a herança direta do distúrbio.

  • C.

    É possível afirmar que as pessoas herdam, geneticamente, a vulnerabilidade à doença.

  • D.

    Os genes conferem destinos e não disposições.

  • E.

    A vulnerabilidade é sempre um indicativo de ocorrência do distúrbio.

Indivíduos que apresentam episódios recorrentes de comer compulsivo, envolvemse em comportamentos inadequados para evitarem ganho de peso e preocupamse, excessivamente, com a forma e o peso do corpo, podem ser incluídos no critério diagnóstico de:

  • A.

    Anorexia nervosa.

  • B.

    Transtorno depressivo maior.

  • C.

    Transtorno dismórfico corporal.

  • D.

    Bulimia nervosa.

  • E.

    Fobia social.

Qual das alternativas abaixo está relacionada à terapia comportamental.

  • A.

    Fazer com que a pessoa em tratamento reviva seus conflitos inconscientes.

  • B.

    Reconstruir a personalidade através de processos catárticos.

  • C.

    Produzir alteração no comportamento através de princípios de aprendizagem e condicionamento.

  • D.

    Trabalhar com linguagem corporal na dissolução de couraças.

  • E.

    Possibilitar orientação não diretiva focalizando a atenção, não sobre o problema da pessoa, mas sobre a própria pessoa.

A que se referem os dois modelos de terapia abaixo:

I – Terapia do comportamento utilizada para reduzir as respostas fóbicas dos clientes.

II – Terapia que utiliza o condicionamento clássico para criar uma resposta negativa a um estímulo que provocou um comportamento problemático.

  • A.

    Terapia cognitiva e terapia da aversão.

  • B.

    Terapia da aversão e terapia operante.

  • C.

    Terapia comportamental e terapia de dessenbilização sistemática.

  • D.

    Terapia da dessensibilização sistemática e terapia da aversão.

  • E.

    Terapia da aversão e terapia comportamental.

Considerando que a conexão entre emoção e estimulação autônoma fornece as bases para o detector de mentiras, julgue as afirmativas abaixo:

Assinale a alternativa CORRETA:

I – O detector de mentiras ou polígrafo é um instrumento que registra as oscilações autonômicas do sujeito enquanto ele é questionado.

II – O polígrafo foi inventado em 1915 pelo psicólogo William Marston que também criou a personagem Mulher Maravilha.

III – Um polígrafo não pode detectar mentiras realmente. Ele é um detector de emoção, que monitora indicadores fundamentais de estimulação autonômicas, caracterizados por frequência, pressão arterial, respiratória e reação galvânica da pele (RGP).

  • A.

    Apenas a afirmativa III é correta.

  • B.

    Apenas a afirmativa I é correta.

  • C.

    Apenas as afirmativas I e III são corretas.

  • D.

    Todas as afirmativas são corretas.

  • E.

    Apenas as afirmativas II e III são corretas.

Qual das alternativas abaixo corresponde à noção de Determinismo Psíquico?

  • A.

    “Na mente, assim como natureza física que nos cerca, nada acontece por acaso ou de modo inexplicado.”

  • B.

    “Padrão de comportamentos guiados por esquemas, que faz com que o alvo deste comportamento seja influenciado por ele e responda de forma coerente com as expectativas”.

  • C.

    “Agimos de modo racional e processamos as informações que dispomos utilizandoas como insumos em nossas decisões”.

  • D.

    “Capacidade que temos de fazer escolhas verdadeiramente livres”.

  • E.

    “Por terem sido esquecidas as marcas esculpidas pelas vivências anteriores deixam de direcionar o comportamento individual do ser humano”.

Considere as afirmativas abaixo sobre aprendizagem e comportamento:

I – Tipo de aprendizagem no qual um estímulo adquire a capacidade de evocar uma resposta que foi originalmente evocada por outro estímulo.

II – Fenômeno que ocorre quando um organismo que aprendeu uma resposta a um estímulo específico responde da mesma maneira a novos estímulos que são similares ao estímulo original.

III – Ocorre quando um estímulo condicionado funciona como se fosse um estímulo não condicionado.

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à ordem das afirmativas:

  • A.

    Generalização, condicionamento operante e discriminação.

  • B.

    Condicionamento clássico, generalização e condicionamento de ordem superior

  • C.

    Condicionamento avaliativo, generalização e condicionamento operante.

  • D.

    Discriminação, generalização e condicionamento clássico.

  • E.

    Condicionamento clássico, generalização e condicionamento avaliativo.

Wilhelm Wundt é predominantemente conhecido pela:

  • A.

    Instituição do primeiro laboratório de pesquisa em psicologia.

  • B.

    Teoria do condicionamento clássico.

  • C.

    Teoria do Campo psicológico e realidade fenomênica.

  • D.

    Realidade fenomênica e campo geográfico.

  • E.

    Descoberta de como os estímulos são conduzidos pelos nervos do corpo.

O texto abaixo tem suas frases precedidas por números nos parênteses. Um ou mais destes números correspondem às idéias de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo.

(1) Piaget sugere que a linguagem é absolutamente necessária para o desenvolvimento cognitivo.

(2) Ao pensar a inteligência sensóriomotora, ele concluiu que as crianças possuem pensamentos sobre objetos, antes de nominálos.

(3) Isto quer dizer que é necessária a representação mental do objeto antesda criança associálo a uma palavra.

(4) Para Piaget, o pensamento pode afetar a linguagem e a ausência desta, impede o indivíduo de pensar.

Qual alternativa mostra o(s) número(s) cuja(s) frase(s) é são) verdadeira(s)

  • A.

    Apenas os números 1 e 4 são verdadeiros.

  • B.

    Apenas o número 2 é verdadeiro.

  • C.

    Apenas os números 2 e 3 são verdadeiros.

  • D.

    Apenas o número 4 é verdadeiro.

  • E.

    Todos os números são verdadeiros.

A que se referem as duas afirmativas abaixo?

I – Programa de esforço no qual uma resposta esperada é reforçada somente algumas vezes.

II – Fortalecimento de uma resposta porque ela é seguida da remoção de um estimulo aversivo (desagradável).

  • A.

    Reforço contínuo e reforço intermitente.

  • B.

    Reforço intermitente e extinção.

  • C.

    Reforço intermitente e reforço negativo.

  • D.

    Reforço positivo e reforço contínuo.

  • E.

    Reforço negativo e extinção.

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