Questões de Psicologia da Prosperity

Lista completa de Questões de Psicologia da Prosperity para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para o Educador Paulo Freire (1996) “ensinar” exige:

  • A. Ter consciência de que os saberes são finitos.
  • B. Ter consciência de que os conhecimentos são inacabados.
  • C. Ter consciência de que os saberes são finitos e inacabados.
  • D. Ter consciência de que os conhecimentos são subordinados aos educadores e por isso são acabados ou finitos.

Pichon-Riviére formulou a técnica do grupo operativo, composto pelos três Ds, o depositado, depositante e depositário. Análise as afirmativas abaixo:

I) A dinâmica dos três Ds surgiu a partir da verticalidade e horizontalidade, o primeiro refere-se ao indivíduo que enuncia algo de si mesmo e denúncia características do grupo, e a horizontalidade é a interação dos membros entre si.

II) A dinâmica dos três Ds surgiu a partir da verticalidade e horizontalidade, o primeiro é a interação dos membros entre si, e a horizontalidade refere-se ao indivíduo que enuncia algo de si mesmo e denúncia características do grupo.

III) O primeiro é todo o conteúdo depositado, como raiva, angústia e compaixão. Depositário é em quem é depositado todos os conteúdos conflitantes, tornando-se assim o bode expiatório do grupo. E por fim o depositante, os sujeitos que depositam no depositário todos os conteúdos os quais são insuportáveis para os mesmos.

IV) Pichon entende que a interpretação deve ocupar-se primeiro do vertical e, em seguida, revelar o modo como isso se insere no momento do grupo, que teve sua fantasia inconsciente detectada e assim torná-la explícita pelo porta-voz.

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I, II e III.
  • C. Apenas I, III e IV.
  • D. Apenas III e IV.

O psicodrama é uma técnica utilizada pela atuação da verdade, tal método utiliza-se principalmente de cinco instrumentos, sendo estes: o palco, sujeito ou paciente, diretor, egos auxiliares e o público. Assinale a afirmativa que corresponda ao autor desta técnica:

  • A. Sigmund Freud.
  • B. Kurt Lewin.
  • C. Jocab Levy Moreno.
  • D. Agostinho Minicucci.

O processo de desenvolvimento ocorre através da internalização da interação, sendo assim o processo se constrói de dentro para fora. Assinale a afirmativa que corresponda ao autor do fragmento acima:

  • A. Lev Vygotsky.
  • B. Jean Piaget.
  • C. Sigmund Freud.
  • D. Melanie Klein.

O teste WISC III – Escala de Inteligência Wechesler para crianças é organizado em subtestes que são divididos em subtestes verbais e subtestes de execução. Assinale a alternativa correta:

  • A. Subtestes Verbais: informação, semelhanças, aritmética, completar figuras, códigos, armar objetos.
  • B. Subtestes Verbais: arranjo de figuras, cubos, compreensão.
  • C. Subtestes de Execução: completar figuras, códigos, armar objetos, arranjo de figuras, cubos, procurar símbolos e labirinto.
  • D. Subtestes de Execução: completar figuras, aritmética, armar objetos, arranjo de figuras, cubos, procurar símbolos e labirinto.

Para verificar a capacidade intelectual do individuo são utilizados testes psicológicos. O teste WISC III – Escala de Inteligência Wechesler para crianças, foi criado para avaliar a capacidade intelectual geral da criança. Com base nestas informações assinale a alternativa correta:

  • A. O teste trabalha com: Raciocínio Abstrato, Memória e Habilidade Percepto- Motoras.
  • B. O teste trabalha somente com o Raciocínio Abstrato.
  • C. O teste trabalha com: Raciocínio Abstrato e Memória.
  • D. O teste trabalha somente com a Habilidade Percepto-Motoras.

De acordo com a teoria de Piaget, assinale a alternativa correta:

  • A. Uma das principais características do período sensório motor é o egocentrismo da criança. Este se caracteriza basicamente por uma visão da realidade que parte do próprio eu, confundindo-se com objetos e pessoas, no sentido de atribuir a eles seus próprios pensamentos e sentimentos.
  • B. Período das operações concretas tem ser marco principal na realização de operações mentais concretas que se caracteriza pela necessidade da presença de objetos concretos no raciocínio.
  • C. O período pré-operatório caracterizase pela ação da criança, incluindo os órgãos sensoriais e suas habilidades motoras.
  • D. Período das operações concretas tem ser marco principal no egocentrismo da criança. Este se caracteriza basicamente por uma visão da realidade que parte do próprio eu, confundindo-se com objetos e pessoas, no sentido de atribuir a eles seus próprios pensamentos e sentimentos.

Piaget distingue quatro grandes estágios de desenvolvimento como forma da atividade mental (tanto afetiva como intelectual). Assinale a alternativa correta:

  • A. Período sensório-motor 0-2 anos.
  • B. Período pré-operacional 2-8 anos.
  • C. Período operacional concreto 8-12 anos
  • D. Período operacional formal 12 anos em diante.

Conforme a teoria de Piaget analise as afirmativas abaixo:

I) Para Piaget, o conhecimento da criança é construído, isto é, a inteligência é construída num processo de interação ativa da criança com o mundo externo.

II) O pensamento deriva da ação da criança sobre o meio em que vive, Piaget não compartilha da ideia de que a inteligência é apenas um traço hereditário (inatismo) ou apenas influência de estímulos externos (empirismo).

III) Após o nascimento, a criança inicia um processo de adaptação, através de assimilação e acomodação, que são os processos básicos de formação de estruturas de pensamento.

IV) Piaget entende assimilação como a incorporação de elementos novos a estruturas já existentes, e acomodação toda modificação dos esquemas de assimilação, por influência de situações exteriores.

Considerando as informações acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

  • A. I e II estão corretas.
  • B. I, II e III estão corretas.
  • C. II e III estão corretas.
  • D. I, II, III e IV estão corretas.

Assinale a alternativa que não corresponde aos princípios fundamentais do Código de Ética do Psicólogo:

  • A. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
  • B. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico do conhecimento e da prática.
  • C. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos diretos Humanos.
  • D. Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...