Questões de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Das técnicas de produção de conhecimento utilizadas em psicologia citadas a seguir, qual pode ser considerada integrante de um delineamento utilizado na pesquisa qualitativa?

  • A. modelagem de equação estrutural.
  • B. análise de variância.
  • C. análise de regressão.
  • D. análise do discurso.
  • E. utilização de escalas psicométricas.

Das técnicas de produção de conhecimento utilizadas em psicologia citadas a seguir, qual pode se considerada integrante de um delineamento de pesquisa quantitativa?

  • A. observação e etnografia.
  • B. entrevistas semi-estruturadas.
  • C. formação e análise de grupos focais.
  • D. análise multivariada de dados.
  • E. métodos de diário e de entrevista.

Com base na afirmativa de Aristóteles, “o homem é, por natureza, um animal social”, é correto dizer que

  • A. fatores de personalidade aproximam e afastam o homem de outros animais.
  • B. a afirmativa corrobora preceitos da teoria da evolução de Darwin.
  • C. o homem é igual em sua natureza psicológica aos animais.
  • D. o homem é um ser solitário por natureza, por isso é um animal social.
  • E. o homem pertence, se identifica, influencia e é influenciado por grupos.

De acordo com Krumm (2005 – Psicologia do trabalho: Uma introdução à psicologia industrial/organizacional), o sistema mais comumente utilizado para avaliar necessidades de treinamento consiste de três tipos de análise

  • A. Análise das necessidades da organização, da tarefa e do grau de dificuldade na operação dos equipamentos.
  • B. Análise das necessidades da tarefa, das condições de saúde e das capacidades de aprendizagem do empregado.
  • C. Análise das necessidades da organização, das necessidades da tarefa e das necessidades do trabalhador.
  • D. Análise antes, durante e depois do desempenho da tarefa.
  • E. Análise de subordinados, pares e superiores, quando as equipes trabalham isoladas.

Simplificamos o mundo a nossa volta como estratégia de economia ao pensar. “Os japoneses são inteligentes”, “as brasileiras são bonitas”, “os europeus são cultos” são exemplos dessas simplificações que são denominadas na literatura de estereótipos. Em linhas gerais podemos definir estereótipos como

  • A. conjunto de crenças sobre as características pessoais que atribuímos a pessoas ou grupos.
  • B. pensamentos inconscientes que os indivíduos possuem sobre as pessoas ou grupos.
  • C. sentimentos motivacionais negativos que os indivíduos possuem sobre as pessoas ou grupos.
  • D. fatores inatos presentes no pensamento dos indivíduos sobre as pessoas ou grupos.
  • E. comportamentos negativos que os indivíduos emitem sobre as pessoas ou grupos.

A técnica que visa localizar as características desejáveis e as indesejáveis que deverão ser investigadas no processo seletivo dos futuros candidatos a um cargo é denominada

  • A. descrição e análise de cargo.
  • B. técnica de incidentes críticos.
  • C. requisição de pessoal.
  • D. hipótese de trabalho.
  • E. análise do cargo no mercado.

O processo que por vezes é observado na comunicação dentro de uma organização e que ocorre quando os supervisores consideram que seus subordinados não precisam saber de todos os detalhes informados em um documento é denominado

  • A. efetividade.
  • B. orientação.
  • C. obstrução.
  • D. facilitação.
  • E. filtragem.

A teoria que focaliza estados cognitivos interiores que provocam a motivação, e que considera que as pessoas são motivadas quando acreditam que seu comportamento resultará em recompensas ou resultados desejados, é denominada teoria

  • A. dos dois fatores.
  • B. do reforço.
  • C. da expectativa.
  • D. da fixação de metas.
  • E. da equidade.

A forma de treinamento que envolve a aprendizagem a partir da observação de outra pessoa, da prática do comportamento e do estímulo para repeti-lo é denominada

  • A. mentoring do cargo ou função.
  • B. modelagem do comportamento.
  • C. treinamento de sensibilidade.
  • D. rotação e flexibilidade de funções.
  • E. treinamento de simulação direta.

O sistema de avaliação de desempenho denominado feedback de 360 graus tem como principal característica o fato de

  • A. ocorrer todos os dias do ano e contar com a participação de todos os supervisores.
  • B. cada profissional ser avaliado com a utilização de técnicas individuais e grupais.
  • C. cada profissional ser avaliado por seus colegas, superiores, subordinados.
  • D. sua utilização ser mais recomendada para empresas familiares e de serviços.
  • E. ser utilizado apenas em regiões de clima quente do país.
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