Lista completa de Questões de Psicologia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o desenvolvimento da inteligência na infância, segundo a Teoria de Piaget, é correto afirmar que
o estágio das operações concretas é caracterizado pela superação do egocentrismo, o aparecimento da lógica e da reversibilidade.
no estágio pré-operatório, a inteligência da criança é fundamentalmente prática, ligada ao sensorial e à ação motora.
o sensório motor caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo dos processos de simbolização, ainda não integrados em estruturas lógicas
no pré-operatório os êxitos mais destacados são o estabelecimento da conduta intencional, a construção do conceito de objeto permanente e das primeiras representações e o acesso à função simbólica.
o estágio pré operatório caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo dos processos de simbolização integrados em estruturas lógicas.
Considerando as contribuições das teorias para a educação, julgue as afirmativas abaixo relacionadas:
I - A Zona de Desenvolvimento Proximal é a diferença entre o nível de desenvolvimento real atual (ZDP) e o nível de desenvolvimento potencial, determinado mediante a resolução dos problemas como guia ou a colaboração de adultos ou companheiros mais capazes.
II - O condicionamento operante possibilita a aprendizagem de comportamentos novos, mediante dois tipos de processos complementares: a discriminação e a generalização.
III - A teoria da Aprendizagem Verbal Significativa, procura entender a aprendizagem como um processo de modificação do conhecimento, em vez de comportamento, em um sentido externo e observável.
IV - Para Piaget, esquema de ação corresponde ao aspecto organizativo de uma ação, a estrutura que permite que essa ação possa repetir-se e ser repetida e aplicada com ligeiras modificações, em situações distintas para conseguir objetivos similares.
V - A Teoria Cognitiva Social, formulada por Bandura, trata de proporcionar uma caracterização mais completa possível dos fatores, tanto internos como externos, que agem nos processos humanos de aprendizagem.
Somente a alternativa I está correta
Estão corretas as alternativas I, II e III
Somente a alternativa IV esta incorreta
Estão corretas todas as alternativas
Estão incorretas as alternativas III e IV
Dentro do campo da educação, adotar a escola inclusiva é projetar e desenvolver equalizações de oportunidades e objetivar a inclusão de todos os escolares, promovendo igualdade de oportunidade e de participação. Neste contexto, são atribuições do psicólogo escolar, exceto:
participar do trabalho das equipes de planejamento pedagógico, currículo e políticas educacionais
diagnosticar as dificuldades dos alunos e encaminhar aos serviços da comunidade, aqueles que necessitam de diagnóstico e tratamento de problemas psicológicos específicos
desenvolver dentro da escola, atividades com fins de prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais
executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno, em situação escolar específica, visando à ação coletiva e interdisciplinar de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento
participar da avaliação e do direcionamento dos planos e práticas educacionais implementadas.
As teorias psicológicas da aprendizagem são múltiplas e variadas, mas têm em comum a concepção básica de que
os processos de aprendizagem desempenham um papel central no desenvolvimento do ser humano
os processos de desenvolvimento do ser humano desempenham um papel central para a aprendizagem.
os processos de aprendizagem não desempenham papéis centrais no desenvolvimento do ser humano. Porém, se constituem de fatores importantes.
a aprendizagem e o desenvolvimento não estão intimamente relacionados
a aprendizagem não é fator preponderante para o indivíduo, contudo, auxilia no desenvolvimento do ser humano
Apesar de a Psicologia Social surgir com o estudo das massas será com os grupos menores, os quais possuem objetivos claramente definidos, que se desenvolverá a pesquisa de grupos. Sobre grupo é incorreto afirmar que
o trabalho de Kurt Lewin também influenciou bastante o desenvolvimento de uma teoria organizacional psicológica que, nas empresas, é aplicada no estudo das relações humanas no trabalho
o francês Pichon-Rivieré, radicalizado na Argentina, desenvolveu uma abordagem de trabalho em grupo (a qual denominou de "grupos Operativos"), baseado tanto na tradição legado por Lewin, quanto nos conhecimentos psicanalíticos
Kurt Lewin desenvolveu uma teoria consistente que avaliava o clima grupal e a influência das lideranças na produção da atmosfera dos grupos. Ele argumentava que o clima democrático, autoritário ou laissez-faire não dependiam da vocação do grupo e do estabelecimento de lideranças que os viabilizassem
O grupo se caracteriza pela reunião de um número de pessoas (que pode variar bastante) com determinado objetivo, compartilhado por todos os seus membros, que podem desempenhar diferentes papéis para execução desse objetivo.
A coesão é a forma encontrada pelos grupos para que seus membros sigam as regras estabelecidas
De acordo com os princípios gestaltistas da aprendizagem, os psicólogos da Gestalt assumiram a posição de que a aprendizagem desempenha um papel, principalmente nos processos perceptivos de nível superior. Entre os enunciados abaixo sobre a Gestalt, é incorreto afirmar:
Desde o início, os psicólogos da Gestalt se opuseram à concepção da aprendizagem por tentativa e erro de Thorndike, bem como de estímulo-resposta de Watson
Os gestaltistas acreditavam que sua crítica coerente às teorias de aprendizagem associacionista e por estímulo-resposta constituía uma contribuição significativa ao desenvolvimento da Psicologia.
A concepção gestaltista da aprendizagem está expressa no trabalho de Wertheimer sobre o pensamento produtivo em seres humanos
Desde o início, os psicólogos da Gestalt não se opuseram à concepção da aprendizagem por tentativa e erro de Thorndike, bem como à de estímulo-resposta de Watson. Porém consideravam a percepção como base fundamental para aprendizagem.
Desde o início, os psicólogos da Gestalt não se opuseram à concepção da aprendizagem por tentativa e erro de Thorndike, bem como à de estímulo-resposta de Watson. Porém consideravam a percepção como base fundamental para aprendizagem.
Dentre as responsabilidades gerais do psicólogo, previstas no Código de Ética Profissional dos Psicólogos, não é vedado
Apresentar, publicamente, através dos meios de comunicação, resultados de psicodiagnóstico de indivíduos ou grupos, bem como interpretar ou diagnosticar situações problemáticas, oferecendo soluções conclusivas
Desviar para atendimento particular próprio, com finalidade lucrativa, pessoa em atendimento ou atendida em instituições com a qual mantenha qualquer tipo de vínculo
Sugerir serviços de outros profissionais, sempre que se impuser à necessidade de atendimento e este, por motivos justificáveis, não puder ser continuado por quem o assumiu inicialmente.
Atender, em caráter não eventual, a menor umpúbere ou interdito, sem conhecimento de seus responsáveis
Prestar serviços ou mesmo vincular seu título de Psicólogo a serviços de atendimento psicológico via telefônica
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...