Lista completa de Questões de Química para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
0,1; 0,2; 0,3.
0,1; 0,1; 0,5.
0,1; 0,2; 0,5.
0,2; 0,2; 0,5.
Em 14 de agosto de 1996, Karen Wetterhahn, toxicologista e professora de Química do Darmouth College (New Hampshire, USA), derramou uma gotícula de dimetil-mercúrio na mão esquerda. Não se preocupou: estava usando luvas de látex. Mas um conhecimento que ela não tinha a matou. O dimetil-mercúrio era suficientemente volátil para penetrar na luva. Cinco meses depois, Karen começou a trombar com portas e dizer coisas ininteligíveis. Após três semanas hospitalizada, entrou em coma. Como uma toxicologista brilhante e minuciosa pôde ter um fim desses? Só domadores de leão são mortos por leões, justifi cou um dos pesquisadores que trabalhavam com ela. (adaptado de National Geographic, pág. 32, maio/2005). Sobre a toxicologia de produtos químicos, marque a opção incorreta.
Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes de interações de substâncias químicas com organismos vivos.
Sinergismo é o efeito combinado de duas ou mais substâncias que resulta em um efeito maior do que a soma dos efeitos de cada um administrado isoladamente.
Efeito teratogênico é causado por tóxicas que alteram o material genético da célula viva.
CL50 é a concentração letal de um gás suficiente para matar 50% da população a ele exposta.
A determinação da DL50 em espécies animais depende das variáveis: linhagem, idade, sexo, estado nutricional, e estado patológico.
Duas câmaras seladas se comunicam por um tubo fino. Cinco moles de um gás ideal estão dentro do aparato. A primeira câmara, de volume V1 = 2,0 litros, encontra-se a uma temperatura T1 = 300 K, e a segunda tem um volume V2 = 4,0 litros e temperatura T2 = 400 K no equilíbrio.
As quantidades de gás em cada câmara são, em moles, respectivamente,
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O gás natural, cujo componente majoritário é o metano, é uma fonte de energia abundante e menos poluidora que outros combustíveis fósseis. Estudos têm sido desenvolvidos visando o emprego e o transporte do gás natural adsorvido sobre carbonos ativados, para reduzir a pressão no tanque de armazenamento quando comparada às pressões empregadas nos tanques de gás natural comprimido. A esse respeito e considerando que a adsorção do metano sobre a superfície de um carbono ativado é física, julgue os seguintes itens.
A adsorção física caracteriza-se por ser não-específica e envolver uma energia de interação mais baixa do que a verificada na adsorção química.
a adição de carbono desloca o equilíbrio para o sentido do produto.
o aumento da temperatura desloca o equilíbrio para o sentido do produto.
o aumento da pressão desloca o equilíbrio para o sentido do produto.
a adição de um catalisador desloca o equilíbrio para o sentido dos reagentes.
Química - Elementos Químicos, Substâncias e propriedades químicas, Tabela Periódica - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Uma quantidade de um gás ideal tem pressão Pi, volume Vi e temperatura T i.
Após seu volume ser dobrado e sua pressão ser multiplicada por um fator 5, a razão Tf / Ti entre a nova temperatura Tf e sua temperatura original Ti será
O gás natural, cujo componente majoritário é o metano, é uma fonte de energia abundante e menos poluidora que outros combustíveis fósseis. Estudos têm sido desenvolvidos visando o emprego e o transporte do gás natural adsorvido sobre carbonos ativados, para reduzir a pressão no tanque de armazenamento quando comparada às pressões empregadas nos tanques de gás natural comprimido. A esse respeito e considerando que a adsorção do metano sobre a superfície de um carbono ativado é física, julgue os seguintes itens.
Para determinada pressão de equilíbrio, a capacidade de armazenamento de metano em um tanque de carbono ativado aumenta gradualmente com o aumento da temperatura.
Química - Elementos Químicos, Substâncias e propriedades químicas, Tabela Periódica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O nuclídeo formado após a emissão de uma partícula alfa por um nuclídeo de número atômico 92 e número de massa 238 possui número atômico
88 e número de massa 236.
92 e número de massa 237.
90 e número de massa 234.
91 e número de massa 238.
Considerando a classificação adotada para os produtos considerados perigosos, feita com base no tipo de risco que apresentam e conforme as Recomendações para o Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas, indique a opção incorreta.
A CLASSE 1 é constituída por substâncias explosivas e artigos explosivos.
A CLASSE 2 é constituída por substâncias que a 100 ºC tem pressão de vapor superior a 300 kPa ou que são completamente gasosas à temperatura de 50 ºC e pressão de 1013 kPa.
A CLASSE 3 é constituída por líquidos inflamáveis que tenham sido classificadas de forma diferente, em função de suas características perigosas.
A CLASSE 4 é constituída por sólidos inflamáveis ou substâncias que em contato com a água emitem gases inflamáveis.
A CLASSE 5 é constituída por substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos.
A série naftênica é composta por hidrocarbonetos alicíclicos.
Essa série está representada em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...