Questões de Química

Lista completa de Questões de Química para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um técnico necessita utilizar exatamente 8,4 g de hidróxido de potássio para neutralizar por completo um ácido. No entanto, para essa tarefa, ele só dispõe de hidróxido de sódio, que reagiria da mesma forma com o ácido, porém requerendo uma massa diferente . A massa de NaOH, em g, que deve ser utilizada para neutralizar todo o ácido sem que haja excesso de base é

Dados: M(KOH) = 56 g/mol

M(NaOH) = 40 g/mol

  • A. 1,5
  • B. 3,7
  • C. 6,0
  • D. 8,4
  • E. 9,2

A classificação dos óxidos é feita de acordo com as suas propriedades. Assim, o

  • A. CO2 é um óxido básico que reage com a água formando bicarbonato.
  • B. Na2O2 é um peróxido, pois o número de oxidação do oxigênio é 2−.
  • C. Al2(SO4)3 é um óxido anfótero que reage com a água, formando ácido sulfúrico e hidróxido de alumínio.
  • D. KHCO3 é um óxido ácido que reage com a água, formando ácido carbônico
  • E. K2O é um óxido básico que reage com a água, formando hidróxido de potássio.

  • A. 5
  • B. 10
  • C. 30
  • D. 50
  • E. 65

  • A. não haverá sobra de nenhum dos reagentes.
  • B. nitrato de prata é o reagente limitante, reage por completo.
  • C. serão formados 0,34 mol de iodeto de prata no estado sólido.
  • D. haverá iodeto de potássio em quantidade inferior ao necessário para reagir por completo.
  • E. haverá sobra de 0,04 g de nitrato de prata.

  • A. 1 seria o NaOH.
  • B. 2 seria o HCl.
  • C. 3 seria o NH4Cl, um sal de caráter ácido.
  • D. 4 seria o NaCl, um sal de caráter neutro.
  • E. 5 seria o NaHCO3, um sal de caráter básico.

  • A. 6 mol de K2Cr2O7 reagem com 1 mol de FeSO4 no balanço de massa.
  • B. o oxigênio, no ácido sulfúrico, se reduz de 4+ para 1+.
  • C. ácido sulfúrico é o agente redutor, e ferro II é o agente oxidante.
  • D. dicromato é o agente oxidante, e ácido sulfúrico é o agente redutor.
  • E. dicromato é o agente oxidante, e ferro II é o agente redutor.

Nas dispersões, tem-se um disperso distribuído numa fase dispersante. Esse tipo de sistema não é uma solução, muito embora, macroscopicamente, muitas das dispersões pareçam sistemas homogêneos. Dentre os sistemas abaixo, o único que NÃO é uma dispersão é

  • A. leite
  • B. geleia
  • C. soro caseiro
  • D. espuma de barbear
  • E. espuma de poliuretano

Com relação ao crescimento bacteriano é correto afirmar que

  • A.

    no tratamento de esgoto sanitário o fator limitante é o nutriente apenas.

  • B.

    nos micro-organismos nitrificantes o fator limitante é o pH que deve ser mantido baixo.

  • C.

    no tratamento de esgotos os fatores limitantes são os substratos ou nutrientes.

  • D.

    no caso de bactérias heterotróficas durante o tratamento de esgoto o fator limitante é normalmente o fósforo.

  • E.

    a DBO solúvel não é fator limitante.

Um reator fechado e de volume constante contém um gás denominado “A” na concentração inicial igual a CA0, em mol/L. Numa reação completa e irreversível, o gás “A” se transforma em outro denominado “B”, numa relação estequiométrica de 1 mol do reagente “A”, para formar 1 mol do produto “B”. No entanto, se, em uma certa temperatura constante, esse processo alcança uma situação de equilíbrio, e o valor de constante de equilíbrio, “K”, é igual a 1, a quantidade de reagente no equilíbrio é

  • A. CA0/4
  • B. CA0/2
  • C. CA0
  • D. 2CA0
  • E. 3CA0

Com relação ao processo de lodo ativado é correto afirmar que

  • A.

    o tratamento secundário consiste na incorporação dos sólidos não sedimentáveis à biomassa através de processos de aeração e posterior filtragem.

  • B.

    a digestão do lodo proveniente do decantador secundário é um processo aeróbio.

  • C.

    a unidade de tratamento de efluentes mais completa, como a de nível secundário, apresenta unidades adicionais para remoção de nitrogênio e fósforo.

  • D.

    a fase sólida é composta por lodos primário e terciário.

  • E.

    no sistema convencional, o tratamento primário consiste na passagem do esgoto por grades, caixa de areia e decantador primário.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...