Questões de Química

Lista completa de Questões de Química para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base nesses dados, constata-se que a eficiência do ciclo será

  • A. 2/13
  • B. 13/2
  • C. 1/4
  • D. 0
  • E. 1

A respeito da norma vigente que estabelece as especificações para álcool etílico anidro combustível (AEAC) e álcool etílico hidratado combustível (AEHC), julgue os itens subsequentes.

Os íons que devem ser analisados no AEHC são: cobre, cloreto, sódio, sulfato e ferro, sendo que esses íons não são examinados por apenas uma técnica analítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todos os produtos químicos abaixo são rotineiramente utilizados no tratamento da água, EXCETO:

  • A.

    Sulfato de alumínio.

  • B.

    Ácido sulfúrico.

  • C.

    Cloro gasoso.

  • D.

    Hipoclorito de sódio.

  • E.

    Hipoclorito de cálcio.

A respeito da norma vigente que estabelece as especificações para álcool etílico anidro combustível (AEAC) e álcool etílico hidratado combustível (AEHC), julgue os itens subsequentes.

De acordo com a referida norma, o ensaio de acidez total deve ser realizado, uma vez que o resultado da oxidação do etanol é o ácido acético e este impacta na qualidade do combustível.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tabela periódica encontra-se no final deste caderno.

O processo de separação de misturas pelo qual nitrogênio e oxigênio são obtidos, a partir do ar atmosférico liquefeito, é conhecido como

  • A.

    centrifugação.

  • B.

    osmose reversa.

  • C.

    destilação simples.

  • D.

    destilação fracionada.

  • E.

    flotação.

Uma solução diluída de ácido sulfúrico foi empregada no pré-tratamento de material lignocelulósico por via ácida. Tal solução foi preparada diluindo-se 200 vezes uma solução de ácido sulfúrico, com concentração igual a 196 g/L.

Após o pré-tratamento ácido, seguiu-se uma etapa de filtração, em que foram obtidos 200 m3 de hidrolisado ácido rico em pentoses. Com o intuito de aproveitar esse hidrolisado para a produção de etanol de segunda geração a partir da fermentação das pentoses, realizou-se um tratamento visando à neutralização, empregando-se óxido de cálcio, sendo formado um precipitado branco. Após outra etapa de filtração para a remoção do precipitado, obteve-se o hidrolisado neutralizado e clarificado.

A partir desses dados e assumindo que a acidez do hidrolisado decorreu exclusivamente da dissociação total do ácido sulfúrico, conclui-se que o pH e a massa de precipitado formado na reação de neutralização foram, respectivamente,

  • A. 0,2 e 27,2 kg
  • B. 0,2 e 272 kg
  • C. 2,0 e 88 kg
  • D. 2,0 e 136 kg
  • E. 2,0 e 272 kg

A respeito da norma vigente que estabelece as especificações para álcool etílico anidro combustível (AEAC) e álcool etílico hidratado combustível (AEHC), julgue os itens subsequentes.

Para o AEAC, os ensaios de aspecto e de cor devem ser realizados com o espectrofotômetro de UV-Vis, enquanto para o AEHC, esses ensaios podem ser feitos apenas por meio de análise visual.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tabela periódica encontra-se no final deste caderno.

  • A.

    prata e cobre.

  • B.

    prata e zinco.

  • C.

    magnésio e cobre.

  • D.

    magnésio e zinco.

  • E.

    magnésio e prata.

O reduzido teor de enxofre no gás natural NÃO contribui significativamente para a formação de

  • A. gás sulfídrico na atmosfera, que é a principal substância responsável pela formação de chuva ácida.
  • B. anidrido sulfúrico na atmosfera, que é a única substância responsável pela formação de chuva ácida.
  • C. anidrido sulfuroso na atmosfera, que é a única substância responsável pela formação de chuva ácida.
  • D. anidridos sulfúrico e sulfídrico na atmosfera, que são duas das principais substâncias responsáveis pela formação de chuva ácida.
  • E. anidridos sulfúrico e sulfuroso na atmosfera, que são duas das principais substâncias responsáveis pela formação de chuva ácida.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...