Lista completa de Questões de Química para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma indústria cosmética desenvolveu um produto com apelo de venda dois em um para limpeza e condicionamento dos cabelos. Entre os componentes utilizados, destacam-se as moléculas (1) e (2) acima representadas.
Em relação às estruturas químicas apresentadas e à situação descrita, julgue os itens que se seguem.
Na utilização dois em um do cosmético descrito, a estrutura química representada por (1) é a responsável pela reversão do efeito de cargas deixado sobre os fios de cabelo pelos resíduos da estrutura representada por (2).O tratamento de esgoto é dividido nas fases: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário. O uso dos sistemas de lagoas de estabilização ou de lodos ativados ocorre na(s) fase(s) de:
Química - Práticas Laboratoriais em química - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
A cromatografia é uma técnica de separação. Fundamentalmente, um fluido contendo um conjunto de substâncias dissolvidas (fase móvel) passa através de um solido ou um líquido adsorvido no sólido (fase estacionária). A cromatografia gasosa é uma das técnicas analíticas mais utilizadas. Entretanto, a grande limitação deste método é:
Considere as afirmações abaixo acerca das vantagens e desvantagens dos sistemas de tratamento por lagoas de estabilização ou de lodo ativado com aeração prolongada. I. As lagoas de estabilização exigem menor manutenção e custo de energia elétrica. II. O sistema de lodos ativados não exige grandes requisitos de área como nas lagoas. III. O sistema de lagoas de estabilização exige grande mecanização automatizada e pessoal especializado. IV. O sistema de lodos ativados baseia-se no princípio da produção de oxigênio na fotossíntese e, seu consumo na respiração celular dos micro-organismos. Está correto o que consta APENAS em
Química - Práticas Laboratoriais em química - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
A informação gravimétrica reveste-se de primordial importância em diversas áreas das ciências da Terra, como por exemplo na Geodésia (estudo da forma -geóide- e dimensões da Terra), na Geologia (investigação de estruturas geológicas) e na Geofísica (prospecção mineral). A técnica gravimétrica onde o analito é separado de uma solução da amostra como um precipitado e é convertido a uma espécie de composição conhecida que pode ser pesada é chamada de:
A Demanda Química de Oxigênio − DQO é importante na medida da matéria orgânica em despejos que contenham substâncias tóxicas. Considerando o efluente do setor de galvanização de uma empresa metalúrgica, o parâmetro de análise de maior relevância
Química - Práticas Laboratoriais em química - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Dois métodos básicos são empregados para estabelecer a concentração de soluções padrão: o método direto (utiliza padrão primário) e o método da padronização (utiliza solução padrão secundário). A concentração de uma solução padrão secundário está sujeita a incertezas maiores que a da solução padrão primário. Então, se houver escolha, as soluções serão mais bem preparadas por meio do método direto. Supondo que se queira preparar 2,00 L de AgNO3 com concentração de 0,05 mol/L a partir de um sólido com grau padrão primário, a quantidade de AgNO3 a ser dissolvida será (Dados: Massa molar de AgNO3 = 169,87 g/mol)
Em algumas análises de parâmetros de qualidade de água utiliza-se a Demanda Química de Oxigênio − DQO ao invés da Demanda Bioquímica de Oxigênio − DBO, porque
Química - Práticas Laboratoriais em química - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos à temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais, chamando-se, então, de cristalização, e, se for rápida, chamando-se de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, fazendo com que as impurezas fiquem na solução. Quando o esfriamento é rápido, as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. Assim, o fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. Na técnica de recristalização, um solvente pode ser classificado como bom quando:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...