Lista completa de Questões de Química do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Química - Química Inorgânica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O rótulo de um material utilizado para limpeza doméstica tem a seguinte descrição: solução 0,2 mol/L de hidróxido de sódio. Isto quer dizer que esta solução contém:
0,2 mols de hidróxido de sódio em 1 litro de solvente.
0,2 mols de hidróxido de sódio em 100 mL de solução.
0,2 mols de hidróxido de sódio em 100 mL de solvente.
0,2 mols de hidróxido de sódio em 0,1 litro de solução.
0,2 mols de hidróxido de sódio em 1 litro de solução.
Química - Práticas Laboratoriais em química - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A quantidade de vitamina C presente em um vegetal pode ser facilmente determinada em laboratório por meio de uma técnica conhecida como titulação iodométrica. A tabela a seguir mostra a quantidade de vitamina C encontrada no rótulo das polpas das frutas Laranja pêra, Maçã Nacional, Limão verde e Acerola e o resultado da análise da titulação iodométrica realizada com cada uma das frutas:
O resultado que apresentou maior exatidão na análise foi:Química - Química Inorgânica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um estudante de Química recebeu do professor uma questão com uma tabela contendo diferentes tipos de misturas para que o estudante assinalasse com um X quando a mistura fosse homogênea ou heterogênea. A tabela preenchida por ele é mostrada abaixo:
O número de acertos realizados pelo estudante nesta questão foi:Química - Sistemas de equilíbrio - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma das maneiras de identificar a presença de íons chumbo, Pb2+, em solução aquosa é através da reação com ácido clorídrico, HCl. Neste caso, há a formação de um precipitado branco devido à formação de cloreto de chumbo, PbCl2 como é mostrado na equação química a seguir: Pb2+(aq) + 2Cl-(aq) PbCl2(s). Considerando que a uma solução 0,20 mol/L de Pb2+ adiciona-se HCl até obter uma concentração 0,1 mol/L de íon cloreto e 90% de Pb2+ é removido da solução, o produto de solubilidade (KPS) do cloreto de chumbo é igual a:
1x10-3.
1,5x10-3.
3x10-4.
0,4x10-3.
2x10-4.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A equação química a seguir, As4O6(s) + 6C(s) As4(g) + 6CO(g) mostra a reação de obtenção de arsênico, a partir da redução de As4O6 com carvão. O equilíbrio da reação será deslocado em direção aos produtos quando:
Adicionarmos monóxido de carbono.
Diminuirmos a concentração de arsênico.
Adicionarmos carvão.
Aumentarmos a concentração de arsênico.
Aumentarmos a concentração de As4O6 sólido.
Química - Química Inorgânica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O ácido nítrico, HNO3, é um líquido incolor, corrosivo e venenoso. É solúvel em água e apresenta comportamento ácido. É fortemente oxidante. Por isso, é bastante utilizado em laboratório na oxidação de diversos metais. Considerando uma solução à 63% de HNO3 e densidade 1,5g/cm3, o volume que se deve retirar dessa solução para preparar 1 litro de uma solução a 1 mol/L de HNO3 é: Dados: (Massas molares, gmol-1): H = 1; N = 14; O = 16.
Química - Elementos Químicos, Substâncias e propriedades químicas, Tabela Periódica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A tabela a seguir, mostra os valores de ponto de fusão e ponto de ebulição à pressão 1 atm de três ácidos de ampla aplicabilidade em Química.
Analisando a tabela, podemos afirmar que:O ácido sulfúrico é o mais volátil.
O ácido sulfúrico apresenta menor temperatura de fusão.
O ácido clorídrico é o mais volátil.
O ácido nítrico é mais volátil do que o ácido clorídrico.
O ácido nítrico apresenta menor temperatura de fusão.
Química - Radioatividade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando a seqüência F (flúor) (Z=9), Ne (Neônio) (Z=10), Na (sódio) (Z=11), não se esperaria que a energia de ionização (E.I) do Sódio fosse a maior nesta seqüência uma vez que o Sódio tem a maior carga nuclear ? Isto não ocorre porque:
O último elétron de valência do Sódio está mais distante do núcleo requerendo neste caso menor energia para retirá-lo do átomo.
O Neônio tem maior carga nuclear efetiva em comparação ao Sódio.
O Sódio é um agente oxidante.
A configuração eletrônica de valência do Neônio é semi-preenchida, enquanto que a do Sodio é totalmente preenchida.
O Sódio é um metal alcalino terroso e o Neônio é um gás nobre.
Química - Eletroquímica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere as configurações eletrônicas dos elementos Lítio, Li, boro, B, nitrogênio, N e oxigênio, O, mostradas abaixo:
As configurações eletrônicas que representam o estado fundamental do átomo são:
I, II, III.
I, III.
III, IV.
I, II, IV.
Apenas I.
Química - Eletroquímica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O etino, também conhecido como acetileno, é um hidrocarboneto constituído por dois átomos de carbono e dois átomos de hidrogênio. As ligações sigma realizadas pelos átomos de carbono, bem como a geometria linear, podem ser explicadas fazendo-se uso de um modelo teórico-quântico conhecido como Teoria da Ligação de Valência (TLV). De acordo com este modelo, as hibridizações de cada átomo de carbono no etino são do tipo:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...