Questões de Química do ano 2010

Lista completa de Questões de Química do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O agente extintor mais apropriado para cada tipo de incêndio depende do material que está em combustão. Em alguns casos, alguns agentes extintores não devem ser utilizados, pois colocam em risco a vida do operador do equipamento. Os extintores trazem em seu corpo as classes de incêndio para as quais são mais eficientes, ou as classes para as quais não devem ser utilizados. Exemplo: na classe B, que traduz incêndio em líquidos e gases cuja queima não deixa resíduo e ocorre apenas na superfície, como é o caso da gasolina, do álcool, do GLP (gás liquefeito de petróleo), é recomendado o uso de extintores contendo espuma, dióxido de carbono e pó químico. Nesses extintores, o agente extintor pode ser o BICARBONATO DE SÓDIO ou de POTÁSSIO, que recebem um tratamento para torná-los um absorvente de umidade. Qual das opções abaixo contém as fórmulas moleculares do BICARBONATO DE SÓDIO e do BICARBONATO DE POTÁSSIO?

  • A. NaHCO3 e KHCO3.
  • B. Na2CO3 e KHCO3.
  • C. NaHCO3 e K2CO3.
  • D. Na2CO3 e K2CO3.
  • E. Na(CO3)2 e K(CO3)2.

Associe os processos de refino (coluna da esquerda) com o seu objetivo (coluna da direita).

Estão corretas as associações:

  • A.

    I – P , II – T , III – S e IV – R

  • B.

    I – Q , II – R , III – S e IV – T

  • C.

    I – Q , II – S , III – P e IV – Q

  • D.

    I – R , II – T , III – S e IV – P

  • E.

    I – S , II – R , III – Q e IV – T

Denominam-se processos de fundo de barril aqueles que transformam as frações mais pesadas do petróleo em derivados mais leves, possuindo estes maior valor econômico do que as frações que são a carga dos processos. São processos de fundo de barril:

  • A.

    a reforma catalítica, a desasfaltação e a desparafinação.

  • B.

    o FCC, a desasfaltação e a alquilação catalítica.

  • C.

    o coqueamento retardado, o FCC e a desaromatização.

  • D.

    a destilação a vácuo, o HDT e a desaromatização.

  • E.

    a destilação a vácuo, o coqueamento retardado e o hidrocraqueamento catalítico.

Embora no passado se dissesse que uma refinaria era sempre rentável, independentemente da forma que ela era gerenciada, isto já deixou de ser verdade há mais de 30 anos, quando o preço do petróleo sofreu bruscas variações. Num mundo com incertezas, o refinador analisa tanto o retorno financeiro do investimento como também valoriza a flexibilidade, que lhe permite uma maior robustez da margem de refino. Com respeito à margem de refino, analise as afirmativas apresentadas a seguir.

I - A margem bruta de refino é a diferença entre a receita obtida com a venda dos derivados e o custo do petróleo processado em uma refinaria.

II - A margem líquida é calculada subtraindo-se os custos operacionais da refinaria, da margem bruta de refino.

III - As refinarias mais simples (de menor investimento) que processam petróleos de melhor qualidade (mais leves) tendem a obter uma margem líquida de refino maior do que as complexas que processam óleos mais pesados.

 É correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E. I e III.

Entre os derivados de petróleo, aquele que apresenta o maior consumo no Brasil é o(a)

  • A.

    GLP, devido ao elevado consumo nas residências.

  • B.

    óleo combustível, devido ao elevado consumo nas indústrias e termoelétricas.

  • C.

    óleo Diesel, devido ao seu elevado consumo no modal rodoviário.

  • D.

    querosene de aviação, devido ao elevado consumo nas aeronaves.

  • E.

    gasolina, devido ao elevado número de automóveis.

Um dos principais requisitos da gasolina produzida nas refinarias é o da qualidade de combustão, medido pelo poder antidetonante. No Brasil, o álcool anidro é adicionado em porcentuais determinados pelo governo federal, o que faz melhorar essa qualidade. No entanto, mais de um tipo de gasolina é comercializado no Brasil. Com respeito a esses tipos, a gasolina

  • A.

    comum (C) tem o menor número de octano do mercado (87 mínimo).

  • B.

    comum (C) tem menor teor de álcool do que a gasolina aditivada.

  • C.

    aditivada tem número de octano maior do que a gasolina comum.

  • D.

    aditivada usa chumbo como aditivo para aumento do número de octano.

  • E.

    dita “Premium” contém baixo teor de enxofre, por isso não tem aditivos.

Um dos tipos de óleo diesel produzido no Brasil é conhecido como diesel S50. Esse tipo de óleo diesel possui

  • A.

    índice de cetano maior do que os demais tipos comercializados.

  • B.

    densidade 50 unidades menor que a da gasolina.

  • C.

    teor de enxofre de, no máximo, 50 mg/kg.

  • D.

    aditivo Supra 50, na sua composição, com o fim de melhorar a qualidade de ignição.

  • E.

    50 vezes o poder de detonação do cetano (n- hexadecano).

Cada campo de petróleo possui características distintas, mas, de uma forma geral, a maior parte dos petróleos produzidos em águas profundas no Brasil apresentam algumas características comuns. Os petróleos nacionais produzidos nesses campos possuem

  • A.

    baixo teor de asfaltenos.

  • B.

    baixo teor de compostos de nitrogênio.

  • C.

    elevado teor de compostos de enxofre.

  • D.

    elevada acidez naftênica.

  • E.

    alto ºAPI.

O petróleo é uma mistura complexa de ocorrência natural formada por substâncias químicas de origem orgânica. Na sua composição, vários elementos químicos estão presentes. Com respeito à sua composição elementar, analise as afirmativas apresentadas a seguir.

I - O carbono é o elemento químico presente em maior percentual em massa em qualquer tipo de petróleo conhecido.

II - Independente do tipo de petróleo, todos os seus derivados terão os elementos químicos carbono e hidrogênio na sua composição.

III - O nitrogênio é o elemento químico responsável por problemas de corrosão e poluição no uso dos derivados do petróleo.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

Considere um experimento em que se estude o índice de octanagem da gasolina em função da adição de dois aditivos, I e II, em %. Os resultados dos ensaios realizados e o coeficiente de correlação referente à experiência I estão apresentados nas tabelas a seguir.

Considerando-se que, com o aditivo II, o índice de octanagem cresceu sistematicamente 10% em relação ao índice obtido com o aditivo I, para os mesmos % de aditivo, o valor de X é

  • A.

    0,82

  • B.

    0,89

  • C.

    0,90

  • D.

    0,90

  • E. 1,00
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...