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Química - Práticas Laboratoriais em química - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Ao preparar o laboratório para a realização de um experimento de titulação, o técnico responsável deve separar soluções com o auxílio de vidrarias de medição de volume devidamente calibradas. A respeito das características dessas vidrarias, julgue os próximos itens. Vidrarias para medição de volumes devem ser calibradas pela medida de massa, em balança calibrada, de um líquido de densidade conhecida, que geralmente é água deionizada ou destilada. Tanto as vidrarias quanto o líquido devem estar em uma temperatura conhecida e em equilíbrio térmico com o ambiente.
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Ao preparar o laboratório para a realização de um experimento de titulação, o técnico responsável deve separar soluções com o auxílio de vidrarias de medição de volume devidamente calibradas. A respeito das características dessas vidrarias, julgue os próximos itens. A sucção de líquido com a boca para o interior da pipeta, desde que feita de forma correta, é considerado um procedimento totalmente seguro.
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Ao preparar o laboratório para a realização de um experimento de titulação, o técnico responsável deve separar soluções com o auxílio de vidrarias de medição de volume devidamente calibradas. A respeito das características dessas vidrarias, julgue os próximos itens. Pipetas graduadas calibradas apresentam maior exatidão nas medidas do que as pipetas volumétricas calibradas.
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Ao preparar o laboratório para a realização de um experimento de titulação, o técnico responsável deve separar soluções com o auxílio de vidrarias de medição de volume devidamente calibradas. A respeito das características dessas vidrarias, julgue os próximos itens. Pipetas volumétricas e balões volumétricos são vidrarias utilizadas para a medida de volumes variáveis de líquidos.
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Ao preparar o laboratório para a realização de um experimento de titulação, o técnico responsável deve separar soluções com o auxílio de vidrarias de medição de volume devidamente calibradas. A respeito das características dessas vidrarias, julgue os próximos itens. Para que seja calibrado, o balão volumétrico deve ser completamente escoado e seco a temperatura ambiente.
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No laboratório de uma escola, os estudantes deveriam preparar uma mistura homogênea com nove partes, em volume, do solvente hexano e uma parte, em volume, do solvente acetato de etila, de forma que as dez partes correspondessem a 1 L. Essa mistura deveria ser empregada no preparo de uma mistura heterogênea com 70 g de sílica que seria introduzida em uma coluna de vidro para que, posteriormente, pudesse ser realizada a separação dos componentes de uma amostra por cromatografia em coluna.
Um dos estudantes, de forma inadvertida, inverteu os volumes de hexano e acetato de etila e acabou por preparar, após a adição da sílica, uma mistura homogênea.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 57 a 62.
Dois líquidos miscíveis podem ser separados pelo procedimento de decantação, que consiste no aquecimento até a temperatura de ebulição de um deles.Química - Práticas Laboratoriais em química - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No laboratório de uma escola, os estudantes deveriam preparar uma mistura homogênea com nove partes, em volume, do solvente hexano e uma parte, em volume, do solvente acetato de etila, de forma que as dez partes correspondessem a 1 L. Essa mistura deveria ser empregada no preparo de uma mistura heterogênea com 70 g de sílica que seria introduzida em uma coluna de vidro para que, posteriormente, pudesse ser realizada a separação dos componentes de uma amostra por cromatografia em coluna.
Um dos estudantes, de forma inadvertida, inverteu os volumes de hexano e acetato de etila e acabou por preparar, após a adição da sílica, uma mistura homogênea.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 57 a 62.
É correta a utilização da técnica de destilação para se separar o hexano do acetato de etila na mistura homogênea preparada pelo estudante.Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No laboratório de uma escola, os estudantes deveriam preparar uma mistura homogênea com nove partes, em volume, do solvente hexano e uma parte, em volume, do solvente acetato de etila, de forma que as dez partes correspondessem a 1 L. Essa mistura deveria ser empregada no preparo de uma mistura heterogênea com 70 g de sílica que seria introduzida em uma coluna de vidro para que, posteriormente, pudesse ser realizada a separação dos componentes de uma amostra por cromatografia em coluna.
Um dos estudantes, de forma inadvertida, inverteu os volumes de hexano e acetato de etila e acabou por preparar, após a adição da sílica, uma mistura homogênea.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 57 a 62.
As quantidades que o estudante utilizou erroneamente foram 900 mL de acetato de etila e 100 mL de hexano.Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No laboratório de uma escola, os estudantes deveriam preparar uma mistura homogênea com nove partes, em volume, do solvente hexano e uma parte, em volume, do solvente acetato de etila, de forma que as dez partes correspondessem a 1 L. Essa mistura deveria ser empregada no preparo de uma mistura heterogênea com 70 g de sílica que seria introduzida em uma coluna de vidro para que, posteriormente, pudesse ser realizada a separação dos componentes de uma amostra por cromatografia em coluna.
Um dos estudantes, de forma inadvertida, inverteu os volumes de hexano e acetato de etila e acabou por preparar, após a adição da sílica, uma mistura homogênea.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 57 a 62.
A mistura heterogênea preparada erroneamente pelo estudante é uma solução.Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No laboratório de uma escola, os estudantes deveriam preparar uma mistura homogênea com nove partes, em volume, do solvente hexano e uma parte, em volume, do solvente acetato de etila, de forma que as dez partes correspondessem a 1 L. Essa mistura deveria ser empregada no preparo de uma mistura heterogênea com 70 g de sílica que seria introduzida em uma coluna de vidro para que, posteriormente, pudesse ser realizada a separação dos componentes de uma amostra por cromatografia em coluna.
Um dos estudantes, de forma inadvertida, inverteu os volumes de hexano e acetato de etila e acabou por preparar, após a adição da sílica, uma mistura homogênea.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 57 a 62.
A mistura homogênea que deveria ter sido preparada pode ser corretamente classificada como uma suspensão.{TITLE}
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