Questões de Química do ano 2020

Lista completa de Questões de Química do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.


Considere que um estudante misturou 20 mL de uma solução aquosa de HCl 1,0 mol/L com 20 mL de uma solução aquosa de NaOH 1,0 mol/L em um calorímetro. A temperatura da mistura reacional aumentou de 20 ºC para 28 ºC.

Partindo do princípio que a perda de calor da mistura reacional para o ambiente é desprezível e que o volume total da mistura é 40 mL, é correto afirmar que a variação da entalpia da reação é mais próxima de

Dados:

Calor específico (c) do meio reacional é igual a 4,18 J/g K.

Densidade (d) da mistura é igual a 1,0 g/mL.

    A) – 1,3 kJ/mol.

    B) – 6,5 kJ/mol.

    C) – 65 kJ/mol.

    D) – 130 kJ/mol.


O termo cromatografia é difícil de ser definido rigorosamente porque o nome tem sido aplicado a diversos sistemas e técnicas. Todos esses métodos, contudo, apresentam em comum o uso de uma fase estacionária e de uma fase móvel. A cromatografia gasosa é uma das técnicas mais empregadas em análises qualitativas e quantitativas. Sobre a cromatografia gasosa, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) A cromatografia gás–líquido é baseada na partição do analito entre a fase móvel gasosa e uma fase líquida imobilizada na superfície de um material sólido inerte de recheio ou nas paredes de um tubo capilar.


( ) A fase móvel em cromatografia gasosa é denominada gás de arraste e deve ser quimicamente reativa com o analito de interesse.


( ) O sistema de configuração de colunas é composto por seringas calibradas empregadas para configurar o fluxo de gás de arraste e substâncias imóveis.


( ) Nas separações cromatográficas gasosas, dezenas de detectores podem ser empregados, mas o detector de ionização em chama (DIC) é o mais empregado em aplicações da cromatografia gasosa em geral.


Assinale a sequência correta.

    A) V F F V

    B) V V F F

    C) F V V F

    D) F F V V


A lei de absorção, também conhecida como Lei de Beer, diz quantitativamente como a grandeza da atenuação depende da concentração das moléculas absorventes e da extensão do caminho sobre o qual ocorre a absorção. A transmitância T da solução é a fração da radiação incidente transmitida pela solução.

Considerando que um feixe de radiação, ao passar por uma solução absorvente, registrou uma absorbância X, é correto afirmar que a transmitância será igual a

    A) X/10.

    B) X–10.

    C) 1/10–X.

    D) 10–X.


Considere que em uma amostra de água fluvial foi analisada a concentração de Fe+2 por meio da titulação redox. Para isso retirou-se uma alíquota de 50 mL da amostra da água, que foi titulada com uma solução-padrão de KMnO4 0,10 mol/L em meio ácido.

Se 20 mL da solução de permanganato são necessários para atingir o ponto final da titulação, a concentração de íon ferro (II), em mol/L, na água fluvial, é igual a

    A) 0,04.

    B) 0,10.

    C) 0,20.

    D) 0,40.

O cloreto de sódio contém cátions Na+ e ânions Cl- . Em solução, esses íons ficam livres. Essa solução é chamada:

    A) Solução eletrolítica.

    B) Solução não eletrolítica.

    C) Solução acuosa.

    D) Solução iônica.

    E) Solução catiônica.

A respeito das definições, em Química para base e ácido (base é a substância capaz de aceitar prótons, e ácido é aquela que doa prótons), tradicionalmente os corantes catiônicos são referidos como básicos e os aniônicos como ácidos. Nesse caso, corante básico é aquele capaz de formar uma ligação eletrostática com grupos carregados negativamente no tecido, enquanto o corante ácido forma uma ligação eletrostática com grupos positivos do tecido. Sendo assim, corantes considerados básicos são:

    A) hematoxilina, azul de metileno, azul de toluidina, azul de alcian e fucsina.

    B) hematoxilina, xylidine ponceau, azul de toluidina, azul de alcian e fucsina.

    C) hematoxilina, azul de metileno, floxina, azul de alcian e fucsina.

    D) hematoxilina, azul de metileno, azul de toluidina, azul de anilina e fucsina.

    E) hematoxilina, azul de metileno, azul de toluidina, azul de alcian e verde luz.

Qual tipo de isomeria a figura representa?



    A) Função.

    B) Posição.

    C) Compensação.

    D) Tautomeria.


    E) Cadeia.

O lítio, o sódio, o potássio, o rubídio, o césio e o frâncio estão na família A1 da Tabela Periódica e são classificados como:

    A) metais alcalinos terrosos.

    B) não metais.

    C) semimetais.

    D) metais alcalinos.

    E) metais de transição.


Calcule a concentração em mol/L ou molaridade de uma solução que foi preparada dissolvendo-se 20 gramas de sufato ferroso (FeSO4) em água suficiente para produzir 1 litro da solução. (Dado: massa molar do sulfato ferroso = 152 g/mol).
m = 20/ (152g.mol).(1.0) m = 0,13

    A) 0,152.

    B) 0,13.

    C) 15.

    D) 131,57.

    E) 20.

Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais, segundo as suas propriedades físicas e químicas. Na imagem a seguir, qual o nome do grupo destacado pela seta?

    A) Metais.

    B) Gases nobres.

    C) Semimetais.

    D) Ametais.

    E) Metais alcalinos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...