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O conhecimento científico
I é sincrético, permissivo e possui contradições.
II é abstrato.
III apresenta uma terminologia própria.
IV implica significado à luz de determinada cultura e convenções sociais.
Estão certos apenas os itens
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
Assinale a opção que não contém um aspecto que deve ser enfatizado no ensino de ciências na abordagem CTS.
Ciência como um processo sócio-histórico em construção, que apresenta potencialidades e limitações.
Organização da matéria em temas tecnológicos e sociais.
Envolvimento com problemas verdadeiros no seu contexto real.
Investigação, observação, experimentação, coleta de dados e descoberta como método científico.
Julgue os itens a seguir, relativos às habilidades que se pretende desenvolver nos alunos com uma proposta de ensino de ciências na abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade).
I Entender a ciência como forma de conhecimento verdadeiro, que possibilita resolver os diferentes problemas da atualidade.
II Compreender de forma integrada o mundo natural, o mundo construído pelo homem e o mundo social do dia-a-dia.
III Participar democraticamente na sociedade por meio da expressão de suas opiniões.
IV Compreender a tecnologia como uma aplicação das diferentes formas de conhecimento para atender as necessidades atuais.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
A legislação brasileira determina que, para dirigir com segurança, os condutores de veículos não podem beber a ponto de apresentar no sangue concentração de álcool etílico superior a 0,6 g/L. Em média, o volume de sangue de um adulto é de 5 litros e, ao ingerir bebidas alcoólicas, o álcool passa rapidamente para a corrente sanguínea. Considerando que um motorista tenha ingerido 100 mL de licor de cacau, que apresenta um teor alcoólico de 27% em volume, e que a densidade do álcool seja de 0,78 g/cm3, julgue os itens a seguir.
Supondo que todo o álcool ingerido passou para o sangue, e considerando a quantidade em volume de sangue de um adulto, é correto afirmar que, imediatamente após a ingestão do licor, o motorista pode dirigir com segurança.A legislação brasileira determina que, para dirigir com segurança, os condutores de veículos não podem beber a ponto de apresentar no sangue concentração de álcool etílico superior a 0,6 g/L. Em média, o volume de sangue de um adulto é de 5 litros e, ao ingerir bebidas alcoólicas, o álcool passa rapidamente para a corrente sanguínea. Considerando que um motorista tenha ingerido 100 mL de licor de cacau, que apresenta um teor alcoólico de 27% em volume, e que a densidade do álcool seja de 0,78 g/cm3, julgue os itens a seguir.
O referido motorista ingeriu mais de 20 g de álcool. O politereftalato de etileno, também conhecido como PET, do inglês
usados pela indústria de materiais. O PET, que permite fabricar filmes extremamente finos e flexíveis, foi bastante utilizado, no
passado, na produção de fitas cassete de áudio e vídeo. Atualmente, é usado como material de embalagem de alimentos congelados
e, também, na fabricação das garrafas PET de refrigerantes e de sacos para o acondicionamento de alimentos pré-cozidos. O PET é
um polímero formado por uma reação do etilenoglicol com o ácido tereftálico. A figura a seguir mostra as estruturas do etilenoglicol,
do ácido tereftálico e do PET, bem como a reação que forma esse polímero.
Considerando as informações acima e sabendo que Z(C) = 6, Z(O) = 8, M(H) = 1 g/mol, M(C) = 12 g/mol e M(O) = 16 g/mol, julgue os itens de 51 a 60.
O PET pode ser corretamente classificado como um poliéster.
São métodos utilizados em procedimentos de esterilização, exceto:
Tratamento com óxido de etileno por 2 a 5 horas.
Irradiação com luz ultra-violeta de 380 nm de comprimento.
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