Questões sobre Técnicas de Laboratório

Lista completa de Questões sobre Técnicas de Laboratório para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.


Considerada como técnica analítica bem-sucedida, a espectrometria de absorção atômica é uma das mais utilizadas na determinação de elementos em baixas concentrações, que estão presentes em uma variedade de amostras, líquidas, sólidas, em suspensão ou até mesmo gasosas.


Sobre a técnica de espectrometria de absorção atômica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) A técnica de absorção atômica pode ser aplicada para quantificar vários elementos ao mesmo tempo.

( ) Instrumentos de absorção atômica utilizam um plasma de alta temperatura para atomização e excitação da amostra.

( ) A determinação de espécies atômicas somente é feita em meio gasoso, no qual os átomos individuais ou íons elementares se encontram bem espaçados uns dos outros.

( ) As análises quantitativas pela técnica de absorção atômica são baseadas em calibração com padrões externos e não devem ser fundamentadas na medida de um único padrão, presumindo que a Lei de Beer esteja sendo obedecida.


Assinale a sequência correta.

    A) V V F F

    B) F F V V

    C) F V V F

    D) V F F V


Em análises químicas, os erros sistemáticos têm um valor definido e uma causa justificável, sendo da mesma ordem de grandeza para réplicas de medidas realizadas de maneira semelhante. Existem três tipos de erros sistemáticos: instrumentais, no método e do operador.

Entre os exemplos a seguir, aquele que é considerado um erro instrumental é:

    A) Aferir incorretamente o nível de um líquido na escala da bureta.

    B) Escolha equivocada de um reagente ácido para abertura de amostra.

    C) Calibrar equivocadamente um pHmetro.

    D) Influência da tensão elétrica na sensibilidade de um equipamento.


O termo cromatografia é difícil de ser definido rigorosamente porque o nome tem sido aplicado a diversos sistemas e técnicas. Todos esses métodos, contudo, apresentam em comum o uso de uma fase estacionária e de uma fase móvel. A cromatografia gasosa é uma das técnicas mais empregadas em análises qualitativas e quantitativas. Sobre a cromatografia gasosa, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) A cromatografia gás–líquido é baseada na partição do analito entre a fase móvel gasosa e uma fase líquida imobilizada na superfície de um material sólido inerte de recheio ou nas paredes de um tubo capilar.


( ) A fase móvel em cromatografia gasosa é denominada gás de arraste e deve ser quimicamente reativa com o analito de interesse.


( ) O sistema de configuração de colunas é composto por seringas calibradas empregadas para configurar o fluxo de gás de arraste e substâncias imóveis.


( ) Nas separações cromatográficas gasosas, dezenas de detectores podem ser empregados, mas o detector de ionização em chama (DIC) é o mais empregado em aplicações da cromatografia gasosa em geral.


Assinale a sequência correta.

    A) V F F V

    B) V V F F

    C) F V V F

    D) F F V V


A lei de absorção, também conhecida como Lei de Beer, diz quantitativamente como a grandeza da atenuação depende da concentração das moléculas absorventes e da extensão do caminho sobre o qual ocorre a absorção. A transmitância T da solução é a fração da radiação incidente transmitida pela solução.

Considerando que um feixe de radiação, ao passar por uma solução absorvente, registrou uma absorbância X, é correto afirmar que a transmitância será igual a

    A) X/10.

    B) X–10.

    C) 1/10–X.

    D) 10–X.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...