Lista completa de Questões sobre Termoquímica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O óxido nitroso (N2O) tem sido amplamente utilizado como agente inalatório para a analgesia e sedação de pacientes submetidos a determinados procedimentos médicos e odontológicos. Na figura acima, é esboçado o gráfico da variação do fator de compressibilidade (Z) desse gás em função da pressão (p), sob temperatura ambiente. A respeito desse gás, julgue os itens seguintes.
Sob pressão fixa, o comportamento do óxido nitroso tende a se tornar mais próximo ao de um óxido ideal em temperaturas mais baixas.
O óxido nitroso (N2O) tem sido amplamente utilizado como agente inalatório para a analgesia e sedação de pacientes submetidos a determinados procedimentos médicos e odontológicos. Na figura acima, é esboçado o gráfico da variação do fator de compressibilidade (Z) desse gás em função da pressão (p), sob temperatura ambiente. A respeito desse gás, julgue os itens seguintes.
Com base no terceiro princípio da termodinâmica, é coreto afirmar que a entropia de 1 mol de moléculas de óxido nitroso a 0 K é diferente de zero.
Rankine
Otto
Brayton
Diesel
Carnot
Em um determinado experimento realizado com uma amostra de 660 g de bismuto em um calorímetro de alumínio, contendo 500 g de água, sabe-se que a temperatura final de equilíbrio é de 30 ºC. Nesse experimento, a temperatura inicial da água é de 20 ºC, e a do bismuto é de 110 ºC. Considerando-se que o calor específico da água vale 4,2 kJ/kg.K, o calor recebido pela água é dado, em kJ, por
5
21
48,7
52,8
171,5
O gráfico Volume x Temperatura (°C) que representa adequadamente o comportamento da água, quando aquecida de 0° até 80°C, é
Uma corrente aquosa com 10% molar de tricloroetileno deve ser purificada em uma coluna de esgotamento recheada com anéis Pall de 0,0254 m, usando o ar como solvente a 293 K e 101.325 Pa. Para obedecer às normas ambientais, o produto líquido deve conter, no máximo, 0,1% molar de tricloroetileno. A relação de equilíbrio para este sistema nas condições de operação da coluna é y = 0,65 x. Considerando-se as frações molares:
xi: do soluto na interface;
x*: de uma fase líquida em equilíbrio com uma fase gasosa de composição igual à composição do seio da fase gasosa;
xe: da carga da coluna de esgotamento;
xs: do produto líquido; e
x: da fase que cruza com uma fase vapor de fração y,
o número de unidades de transferência globais do líquido para esta separação é dado por
O estudo de transferência de calor em fluidos que escoam pelo interior de tubulações depende da região da tubulação em análise; ou seja, se está na região de entrada ou na região de regime de escoamento plenamente desenvolvido, do ponto de vista fluidodinâmico. Com base nesse contexto, conclui-se que a(o)
formação de uma camada limite próxima à parede do tubo existe apenas na região de entrada do tubo.
transferência de calor é mais intensa na região de regime completamente desenvolvido, no caso de regime laminar.
camada limite é formada em toda a região de escoamento do fluido ao longo do tubo, mas sua espessura vai tendendo a zero na saída do tubo.
coeficiente de transferência de calor tende a infinito na região de entrada, quando o regime de escoamento é laminar, segundo resultados dos estudos de Graetz.
comprimento de entrada hidrodinâmico é independente do número de Reynolds na região de entrada para escoamento laminar.
12.000
14.400
24.000
25.200
28.800
A escala de temperatura conhecida por Escala Fahrenreit é definida com dois pontos fixos, respectivamente, o ponto de fusão do gelo a 32 ºF e o ponto de ebulição da água a 212 ºF. Considerando que os mesmos pontos fixos são adotados na escala Celsius, respectivamente a 0 ºC e 100 ºC, a quanto corresponde, na Escala Fahrenheit, a temperatura de 30 ºC?
22 ºF
30 ºF
78 ºF
84 ºF
86 ºF
Considere (Cp) e (Cv) como as capacidades caloríficas molares, de um gás ideal, a pressão constante e volume constante, respectivamente, e (γ) como a razão entre estas capacidades caloríficas (γ = Cp/Cv). A equação que relaciona a pressão e o volume de um gás ideal em um processo adiabático reversível, quando estas capacidades caloríficas são constantes, é dada por
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...