Questões de Química da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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A forma biodisponível do Mercúrio que passa na cadeia alimentar, quando disperso no ambiente, consiste em

  • A.

    mercúrio metálico.

  • B.

    mercúrio livre.

  • C.

    íons mercuriais.

  • D.

    metilmercúrio.

Os metais pesados são extremamente tóxicos, afetando o sistema nervoso central, fígado e rins. Eles estão presentes em produtos usados no cotidiano, e seu descarte inadequado constitui sérios problemas ambientais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta os elementos e suas respectivas fontes.

  • A.

    Sódio, Mercúrio e Cromo têm como fontes: pilhas e baterias.

  • B.

    Mercúrio, Cádmio e Chumbo têm como fontes: pilhas e baterias.

  • C.

    Chumbo, Cálcio, Mercúrio e Zinco têm como fontes: pilhas e baterias.

  • D.

    Hidrogênio, Cádmio e Chumbo têm como fontes: pilhas e baterias.

John Dalton criou uma teoria sobre a estrutura da matéria que, mais tarde, ficou conhecida como Teoria Atômica de Dalton. Nela, Dalton propõe que

  • A.

    toda matéria é formada por átomos.

  • B.

    os átomos são divisíveis, daí, um número elevado na natureza desses elementos.

  • C.

    a formação da matéria não se dá por associações entre átomos iguais.

  • D.

    a matéria é feita, simplesmente, de substâncias compostas.

O cloreto de sódio é formado por um tipo de ligação em que há associação por atração eletrostática. Esse tipo de evento é resultado de uma ligação

  • A.

    metálica.

  • B.

    iônica.

  • C.

    covalente.

  • D.

    molecular.

Na aula de Ciências, o professor explica que existem diferentes elementos na crosta terrestre e, cada um deles, em porcentagens distintas. Assinale a alternativa que apresenta os elementos presentes em maior porcentagem de volume e peso na crosta terrestre.

  • A.

    Sódio e Potássio.

  • B.

    Oxigênio e Nitrogênio.

  • C.

    Potássio e Magnésio.

  • D.

    Oxigênio e Silício.

As colunas da tabela periódica são denominadas em famílias ou grupos, sendo a última família (18) representada pelos gases nobres. Nesta família, é possível encontrar o elemento

  • A.

    hidrogênio.

  • B.

    hélio.

  • C.

    flúor.

  • D.

    cloro.

Ao explicar as funções orgânicas, o professor inicia a aula falando sobre alguns elementos do dia a dia. Entre estes, estão incluídos, exceto

  • A.

    acetona.

  • B.

    álcool.

  • C.

    ureia.

  • D.

    níquel.

São compostos orgânicos constituídos apenas de Carbono e Hidrogênio e formam uma gama de combustíveis. A definição se refere

  • A.

    aos fenóis.

  • B.

    aos ésteres.

  • C.

    aos hidrocarbonetos.

  • D.

    aos aldeídos.

Termo utilizado para fazer a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente em uma solução. Trata-se de

  • A.

    molaridade.

  • B.

    concentração.

  • C.

    mistura.

  • D.

    fusão.

No ciclo do Carbono, pode-se afirmar que as bactérias realizam a quimiossíntese, fabricam elementos a partir do CO2, e geram

  • A.

    álcoois.

  • B.

    ácidos inorgânicos.

  • C.

    açúcares.

  • D.

    hidroxilas.

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