Lista completa de Questões de Química da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre os seguintes poluentes do ar, o que está mais diretamente relacionado à formação de chuva ácida é o
metano
monóxido de carbono.
diclorodiflúormetano.
isooctano.
dióxido de nitrogênio.
As questões de números 49 a 51 referem-se ao experimento descrito a seguir.
Supondo que a massa média do sólido resultante das massas obtidas por diferença (procedimento IV) por todos os grupos de alunos foi de 1,2 g e que o sólido formado seja totalmente insolúvel, conclui-se que essa média, em relação à massa prevista teoricamente, está portanto
0,2 g acima.
0,4 g acima.
igual.
0,2 g abaixo.
0,4 g abaixo.
As questões de números 49 a 51 referem-se ao experimento descrito a seguir.
Considerando a temperatura de 25 graus Celsius, a solução de carbonato de sódio utilizada no experimento é
ácida e portanto tem pH maior do que 7,0.
ácida e portanto tem pH menor do que 7,0.
neutra e portanto tem pH igual a 7,0.
básica e portanto tem pH maior do que 7,0.
básica e portanto tem pH menor do que 7,0.
As questões de números 49 a 51 referem-se ao experimento descrito a seguir.
Considerando uma classe com 10 grupos de alunos, a massa de CaCl2.6H2O que o professor deve utilizar para preparar todo o volume necessário da solução de cloreto de cálcio é
2,19 g
11,1 g
21,9 g
111 g
219 g
Um professor propôs a seus alunos que confeccionassem um cartaz ilustrativo sobre os usos das frações da destilação do petróleo. Um grupo de alunos fez o seguinte: desenhou um esquema de torre de fracionamento e selecionou as fotografias indicadas a seguir para ilustrá-lo:
Foto I − um avião a jato sendo abastecido de combustível;
Foto II − asfalto e piche sendo utilizados para pavimentar uma estrada;
Foto III − um botijão de gás doméstico;
Foto IV − uma lata de óleo lubrificante.
A ordem em que essas fotos devem ser coladas no cartaz, da região de maior temperatura (parte inferior da torre) para a de menor temperatura é
I, II, III e IV.
I, III, IV e II.
II, III, IV e I.
II, IV, I e III.
II, I, IV e III.
Suponha que os alunos de determinada série estejam iniciando seus estudos sobre o átomo e que tenham conhecimento sobre a teoria atômica de Dalton. Com isso, já podem explicar, no nível microscópico, diversos fatos experimentais como, por exemplo:
Soluções aquosas iônicas são boas condutoras de eletricidade."
Quando sal de cozinha cai em um queimador de fogão aceso, a chama fica amarela."
A emulsão de um filme fotográfico sofre transformação quando atingido pela luz."
"Minérios de urânio emitem espontaneamente radiações."
Nas transformações químicas há conservação de massa."
O gráfico abaixo expressa a variação no nível médio da concentração de dióxido de carbono na atmosfera em umSão, respectivamente, causa e conseqüência dessa variação período de 30 anos.
São, respectivamente, causa e consequência dessa variação
decomposição anaeróbica de material orgânico e destruição da camada de ozônio.
demanda energética associada à queima de combustíveis fósseis e aquecimento global.
demanda bioquímica de oxigênio e inversão térmica.
decomposição aeróbica de material inorgânico e aquecimento global.
demanda energética associada ao desflorestamento e destruição da camada de ozônio.
Quando observamos a fumaça liberada pelo bico de uma chaleira com água fervente, estamos vendo
o resultado de uma calefação.
vapor de água que está sendo liberado pelo bico da chaleira.
a passagem da água do estado líquido para o gasoso.
água líquida que acabou de condensar-se ao encontrar o ar mais frio.
uma transformação química.
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