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Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considere os seguintes conjuntos de turistas:
O – dos que visitaram Olinda;
P – dos que visitaram Porto de Galinhas;
I – dos que visitaram a Ilha de Itamaracá;
R – dos que ficaram somente em Recife;
A – dos que visitaram somente Olinda e Porto de Galinhas;
B – dos que visitaram somente Fernando de Noronha;
C – dos que visitaram Olinda e não visitaram Porto de Galinhas ou visitaram Porto de Galinhas e não visitaram Olinda.
Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considere os seguintes conjuntos de turistas:
O – dos que visitaram Olinda;
P – dos que visitaram Porto de Galinhas;
I – dos que visitaram a Ilha de Itamaracá;
R – dos que ficaram somente em Recife;
A – dos que visitaram somente Olinda e Porto de Galinhas;
B – dos que visitaram somente Fernando de Noronha;
C – dos que visitaram Olinda e não visitaram Porto de Galinhas ou visitaram Porto de Galinhas e não visitaram Olinda.
Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considere os seguintes conjuntos de turistas:
O – dos que visitaram Olinda;
P – dos que visitaram Porto de Galinhas;
I – dos que visitaram a Ilha de Itamaracá;
R – dos que ficaram somente em Recife;
A – dos que visitaram somente Olinda e Porto de Galinhas;
B – dos que visitaram somente Fernando de Noronha;
C – dos que visitaram Olinda e não visitaram Porto de Galinhas ou visitaram Porto de Galinhas e não visitaram Olinda.
Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considere os seguintes conjuntos de turistas:
O – dos que visitaram Olinda;
P – dos que visitaram Porto de Galinhas;
I – dos que visitaram a Ilha de Itamaracá;
R – dos que ficaram somente em Recife;
A – dos que visitaram somente Olinda e Porto de Galinhas;
B – dos que visitaram somente Fernando de Noronha;
C – dos que visitaram Olinda e não visitaram Porto de Galinhas ou visitaram Porto de Galinhas e não visitaram Olinda.
Em um concurso, João, Pedro e Lígia tentam adivinhar um número selecionado entre os números naturais de 1 a 9. Ganha o concurso aquele que mais se aproximar do número sorteado. Se João escolheu o número 4, e Pedro o número 7, a melhor escolha que Lígia pode fazer para maximizar sua chance de vitória é o número
2
3
5
6
8
Em um grupo de 15 pessoas, 8 jogam futebol, 10 voleibol e 10 basquetebol. Das quinze, três jogam todas as modalidades.
Das que jogam futebol, três jogam também voleibol ou basquetebol, então cinco jogam somente futebol.
Das que jogam voleibol, sete jogam basquetebol, então, quatro jogam somente voleibol.
Das 15 pessoas, 7 jogam duas modalidades e 5 jogam apenas 1 modalidade.
Das que jogam basquetebol, uma joga somente basquete, logo 9 jogam duas modalidades.
4 das que jogam futebol também jogam voleibol, então, as 10 que jogam vôlei jogam basquete.
Observe atentamente a tabela:
De acordo com o padrão estabelecido, o espaço em branco na última coluna da tabela deve ser preenchido com o número2
3
4
5
6
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considere as sentenças abaixo.
I Fumar deve ser proibido, mas muitos europeus fumam.
II Fumar não deve ser proibido e fumar faz bem à saúde.
III Se fumar não faz bem à saúde, deve ser proibido.
IV Se fumar não faz bem à saúde e não é verdade que muitos europeus fumam, então fumar deve ser proibido.
V Tanto é falso que fumar não faz bem à saúde como é falso que fumar deve ser proibido; conseqüentemente, muitos europeus fumam.
Considere também que P, Q, R e T representem as sentenças listadas na tabela a seguir.
Com base nas informações acima e considerando a notação introduzida no texto, julgue os itens seguintes.
A sentença V pode ser corretamente representada por
Em um dado convencional os pontos que correspondem aos números de 1 a 6 são colocados nas faces de um cubo, de tal maneira que a soma dos pontos que ficam em cada par de faces opostas é sempre igual a sete. Considere que a figura seguinte indica dois dados convencionais, e que suas faces em contato não possuem quantidades de pontos iguais.
A soma dos pontos que estão nas faces em contato dos dois dados é
7
8
9
11
12
O avesso de uma blusa preta é branco. O avesso de uma calça preta é azul. O avesso de uma bermuda preta é branco. O avesso do avesso das três peças de roupa é
branco e azul.
branco ou azul.
branco
azul.
preto
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