Lista completa de Questões de Raciocínio lógico do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Mini Sudoko é um interessante jogo de raciocínio lógico. Ele consiste de 36 quadrados de uma grade 6 X 6, subdividida em seis grades menores de 3 X 2. O objetivo do jogo é preencher os espaços em branco com os números de 1 a 6, de modo que os números colocados não sejam repetidos nas linhas e nem nas colunas da grade maior, e nem nas grades menores, como mostra o exemplo abaixo.
Observe que no esquema do jogo seguinte duas das casas em branco foram sombreadas. Você deve preencher o esquema de acordo com as regras do jogo, para descobrir quais números deverão ser colocados corretamente nessas duas casas.
Assim, a soma dos números que deverão ocupar as casas sombreadas é igual a
Note que o mesmo padrão foi usado na disposição das pedras de dominó na primeira e na segunda linha do esquema abaixo.
Se a terceira linha deve seguir o mesmo padrão das anteriores, a pedra que tem os pontos de interrogação é
Observe que no esquema seguinte a disposição das figuras segue um determinado padrão.
De acordo com tal padrão, a figura que completa a série é
Considere que a tábua abaixo define uma operação Δ, sobre o conjunto E = {1, 2, 3, 4, 5}.
Assim, por exemplo, 5 Δ (4 Δ 3) = 5 Δ 5 = 2.
Nessas condições, se x é um elemento de E, tal que [(4 Δ 3) Δ (2 Δ 5)] Δ x = 1, então o valor de x é
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Três contadores — A, B e C — estão sendo avaliados para o preenchimento de uma posição em uma empresa. Esses contadores estudaram em diferentes universidades (USP, UnB e UFMG), possuem diferentes tempos de experiência na profissão (3, 5 e 8 anos) e foram classificados em três opções: 1.ª, 2.ª e 3.ª. Considere também que
I o contador A estudou na USP e tem menos de 7 anos de experiência.
II o contador C ficou na 3.ª opção, não estudou na UnB e tem 2 anos de experiência a menos que o contador que foi classificado na 2.ª opção.
Com base nas informações acima, conclui-se que
o contador B estudou na UnB, tem 8 anos de experiência e ficou em primeira opção.
o contador B estudou na UnB, tem 5 anos de experiência e ficou em primeira opção.
o contador C estudou na UFMG e tem 5 anos de experiência.
o contador A tem 3 anos de experiência.
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Três contadores A, B e C estão sendo avaliados para o preenchimento de uma posição em uma empresa. Esses contadores estudaram em diferentes universidades (USP, UnB e UFMG), possuem diferentes tempos de experiência na profissão (3, 5 e 8 anos) e foram classificados em três opções: 1.ª, 2.ª e 3.ª. Considere também que
I o contador A estudou na USP e tem menos de 7 anos de experiência.
II o contador C ficou na 3.ª opção, não estudou na UnB e tem 2 anos de experiência a menos que o contador que foi classificado na 2.ª opção.
Com base nas informações acima, conclui-se que
o contador B estudou na UnB, tem 8 anos de experiência e ficou em primeira opção.
o contador B estudou na UnB, tem 5 anos de experiência e ficou em primeira opção.
o contador C estudou na UFMG e tem 5 anos de experiência.
o contador A tem 3 anos de experiência.
Antônio, Bernardo e Carlos são três colegas de trabalho, casados e com profissões diferentes. Um deles é advogado, um é contador, e o outro é médico. Um deles é casado com Daniela, um é casado com Elza, e o outro é casado com Frida. Sabendo que Bernardo é advogado, que Carlos é casado com Frida, e que Daniela é casada com o contador, é correto concluir que:
Atenção: Para responder as questões de números 47 a 50 deve-se considerar que:
Lógica é o estudo das relações entre afirmações, não da verdade dessas afirmações. Um argumento é um conjunto de fatos e opiniões (premissas) que dão suporte a uma conclusão. Isso não significa que as premissas ou a conclusão sejam necessariamente verdadeiras; entretanto, a análise dos argumentos permite que seja testada a nossa habilidade de pensar logicamente.
No Japão, muitas empresas dispõem de lugares para que seus funcionários se exercitem durante os intervalos de sua jornada de trabalho. No Brasil, poucas empresas têm esse tipo de programa. Estudos têm revelado que os trabalhadores japoneses são mais produtivos que os brasileiros. Logo, deve-se concluir que a produtividade dos empregados brasileiros será menor que a dos japoneses enquanto as empresas brasileiras não aderirem a programas que obriguem seus funcionários à prática de exercícios.
A conclusão dos argumentos é válida se assumirmos que
a produtividade de todos os trabalhadores pode ser aumentada com exercícios.
a prática de exercícios é um fator essencial na maior produtividade dos trabalhadores japoneses.
as empresas brasileiras não dispõem de recursos para a construção de ginásios de esporte para seus funcionários.
ainda que os programas de exercícios não aumentem a produtividade dos trabalhadores brasileiros, estes programas melhorarão a saúde deles.
os trabalhadores brasileiros têm uma jornada de trabalho maior que a dos japoneses.
Atenção: Para responder as questões de números 47 a 50 deve-se considerar que:
Lógica é o estudo das relações entre afirmações, não da verdade dessas afirmações. Um argumento é um conjunto de fatos e opiniões (premissas) que dão suporte a uma conclusão. Isso não significa que as premissas ou a conclusão sejam necessariamente verdadeiras; entretanto, a análise dos argumentos permite que seja testada a nossa habilidade de pensar logicamente.
Aldo, Benê e Caio receberam uma proposta para executar um projeto. A seguir são registradas as declarações dadas pelos três, após a conclusão do projeto:
- Aldo: Não é verdade que Benê e Caio executaram o projeto.
- Benê: Se Aldo não executou o projeto, então Caio o executou.
- Caio: Eu não executei o projeto, mas Aldo ou Benê o executaram.
Se somente a afirmação de Benê é falsa, então o projeto foi executado APENAS por
Aldo.
Benê.
Caio.
Aldo e Benê.
Aldo e Caio.
Atenção: Para responder as questões de números 47 a 50 deve-se considerar que:
Lógica é o estudo das relações entre afirmações, não da verdade dessas afirmações. Um argumento é um conjunto de fatos e opiniões (premissas) que dão suporte a uma conclusão. Isso não significa que as premissas ou a conclusão sejam necessariamente verdadeiras; entretanto, a análise dos argumentos permite que seja testada a nossa habilidade de pensar logicamente.
Um argumento é composto pelas seguintes premissas:
- Se as metas de inflação não são reais, então a crise econômica não demorará a ser superada.
- Se as metas de inflação são reais, então os superávits primários não serão fantasiosos.
- Os superávits serão fantasiosos.
Para que o argumento seja válido, a conclusão deve ser:
A crise econômica não demorará a ser superada.
As metas de inflação são irreais ou os superávits são fantasiosos.
As metas de inflação são irreais e os superávits são fantasiosos.
Os superávits econômicos serão fantasiosos.
As metas de inflação não são irreais e a crise econômica não demorará a ser superada.
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