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Raciocínio lógico - Espaço Amostral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Foi realizada uma pesquisa com os jornais A, B e C. Dos 1500 entrevistados, 2/3 lêem pelo menos um desses jornais. Desses, a pesquisa mostrou que:
I. 40% lêem o jornal A.
II. 50% lêem o jornal B.
III. 80% lêem o jornal C. IV. 5% lêem os três jornais.
Foi realizada uma pesquisa com os jornais A, B e C. Dos 1500 entrevistados, 2/3 lêem pelo menos um desses jornais. Desses, a pesquisa mostrou que: I. 40% lêem o jornal A. II. 50% lêem o jornal B. III. 80% lêem o jornal C. IV. 5% lêem os três jornais.60.
30
40
50
20
Sobre o total de 45 técnicos judiciários e auxiliares que trabalham em uma Unidade de um Tribunal, sabe-se que:
− 60% do número de técnicos praticam esporte;
− 40% do número de auxiliares não praticam esporte;
− 10 técnicos não praticam esporte.
Nessas condições, o total de
técnicos que praticam esporte é 10.
auxiliares que não praticam esporte é 12.
pessoas que praticam esporte é 30.
técnicos é 28.
auxiliares é 20.
Considerando os conjuntos A
A2 = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10} e
A3 = {5, 10},
julgue os itens a seguir.
O conjunto união desses três conjuntos é diferente de cada um deles.
contém apenas um elemento.
Se A 1 = {2 , 4 , 6 , 8}, A 2 = {2 , 4 , 6 , 8 , 10 , 12 , 14 , 16} e A 3 = {8, 16} são subconjunto do conjunto dos números inteiros, então
é um conjunto diferente de A 1 , de A 2 e de A 3 .
A 2 – A 1 = A 3 .
Assinale a opção correta.
Se apostarmos R$1.000,00 para, ao jogarmos uma (1) vez um dado honesto, ganhar R$6.000,00, uma alternativa da aposta é dada por: Observação: não considerar carregamentos.
obter a face de n. 1.
obter uma das 6 faces.
obter uma face par.
obter uma face ímpar.
obter a face n. 6 ou uma face ímpar.
Em uma universidade, setorizada por cursos, os alunos de cada curso podem cursar disciplinas de outros cursos para integralização de seus currículos. Por solicitação da diretoria, o secretário do curso de Matemática informou que, dos 200 alunos desse curso, 80 cursam disciplinas do curso de Física; 90, do curso de Biologia; 55, do curso de Química; 32, dos cursos de Biologia e Física; 23, dos cursos de Química e Física; 16, dos cursos de Biologia e Química; e 8 cursam disciplinas desses três cursos. O secretário informou, ainda, que essa distribuição inclui todos os alunos do curso de Matemática.
Com relação a essa situação, julgue os itens seguintes.
De acordo com os dados da situação em apreço, as informações do secretário estão realmente corretas.
Em uma universidade, setorizada por cursos, os alunos de cada curso podem cursar disciplinas de outros cursos para integralização de seus currículos. Por solicitação da diretoria, o secretário do curso de Matemática informou que, dos 200 alunos desse curso, 80 cursam disciplinas do curso de Física; 90, do curso de Biologia; 55, do curso de Química; 32, dos cursos de Biologia e Física; 23, dos cursos de Química e Física; 16, dos cursos de Biologia e Química; e 8 cursam disciplinas desses três cursos. O secretário informou, ainda, que essa distribuição inclui todos os alunos do curso de Matemática.
Com relação a essa situação, julgue os itens seguintes.
Considerando corretas as informações do secretário acerca das matrículas dos alunos, mais de 50 desses alunos cursam disciplinas de apenas dois dos cursos mencionados.
Em uma universidade, setorizada por cursos, os alunos de cada curso podem cursar disciplinas de outros cursos para integralização de seus currículos. Por solicitação da diretoria, o secretário do curso de Matemática informou que, dos 200 alunos desse curso, 80 cursam disciplinas do curso de Física; 90, do curso de Biologia; 55, do curso de Química; 32, dos cursos de Biologia e Física; 23, dos cursos de Química e Física; 16, dos cursos de Biologia e Química; e 8 cursam disciplinas desses três cursos. O secretário informou, ainda, que essa distribuição inclui todos os alunos do curso de Matemática.
Com relação a essa situação, julgue os itens seguintes.
Se as informações do secretário acerca das matrículas dos alunos em disciplinas estiverem corretas, então, dos alunos que cursam disciplinas de apenas um desses cursos, a maior concentração de alunos estará no curso de Física.
A secretaria de educação de um município tem 500 professores de ensino médio cadastrados. A respeito desses professores, sabe-se que:
Nessa situação, escolhendo-se um desses professores ao acaso, a probabilidade de ele lecionar
uma disciplina que não seja Matemática, Informática ou Física é igual a 0,62.
A secretaria de educação de um município tem 500 professores de ensino médio cadastrados. A respeito desses professores, sabe-se que:
Nessa situação, escolhendo-se um desses professores ao acaso, a probabilidade de ele lecionar
somente Física é igual a 0,1.
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