Lista completa de Questões de Raciocínio lógico do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Negação: Não p (representação ~p) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
Para negar, de maneira lógica, a afirmação Se Marcelo é formado em administração de empresas ou Débora é formada em ciências contábeis, então Sérgio é formado em educação física e Raquel é formada em ciências econômicas, pode-se corretamente afirmar que
Dentro de um envelope há um papel marcado com um número. Afirma-se sobre esse número que:
I. o número é 1;
II. o número não é 2;
III. o número é 3;
IV. o número não é 4.
Sabendo que três das afirmações são verdadeiras e uma é falsa, é necessariamente correto concluir que
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Determinado órgão público é composto por uma diretoria geral e quatro secretarias; cada secretaria é formada por três diretorias; cada diretoria tem quatro coordenações; cada coordenação é constituída por cinco divisões, com um chefe e sete funcionários subalternos em cada divisão.
A respeito desse órgão público, julgue os itens seguintes, sabendo que cada executivo e cada funcionário subalterno só pode ocupar um cargo nesse órgão.
Se, entre onze servidores previamente selecionados, forem escolhidos: sete para compor determinada divisão, um para chefiar essa divisão, um para a chefia da coordenação correspondente, um para a diretoria e um para a secretaria, haverá menos de 8.000 maneiras distintas de se fazer essas escolhas.Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
A partir dos argumentos apresentados pelo personagem Calvin na tirinha acima mostrada, julgue os seguintes itens.
Considere que o argumento enunciado por Calvin na tirinha seja representado na forma: P: Se for ignorante, serei feliz; Q: Se assistir à aula, não serei ignorante; R: Serei feliz; S: Logo, não assistirei à aula, em que P, Q e R sejam as premissas e S seja a conclusão, é correto afirmar que essa representação constitui um argumento válido.Raciocínio lógico - Negação: Não p (representação ~p) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
A partir dos argumentos apresentados pelo personagem Calvin na tirinha acima mostrada, julgue os seguintes itens.
Considerando o sentido da proposição Os ignorantes é que são felizes, utilizada por Calvin no segundo quadrinho, é correto afirmar que a negação dessa proposição pode ser expressa por Não só os ignorantes são felizes.Raciocínio lógico - Negação: Não p (representação ~p) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Considerando a proposição P: Se João se esforçar o bastante, então João conseguirá o que desejar, julgue os itens a seguir. A negação da proposição P pode ser corretamente expressa por João não se esforçou o bastante, mas, mesmo assim, conseguiu o que desejava.
Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Considerando a proposição P: Se João se esforçar o bastante, então João conseguirá o que desejar, julgue os itens a seguir. Se a proposição João desejava ir à Lua, mas não conseguiu for verdadeira, então a proposição P será necessariamente falsa.
Raciocínio lógico - Proposições Equivalentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Considerando a proposição P: Se João se esforçar o bastante, então João conseguirá o que desejar, julgue os itens a seguir. A proposição Se João não conseguiu o que desejava, então João não se esforçou o bastante é logicamente equivalente à proposição P.
Raciocínio lógico - Proposições Equivalentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Considerando a proposição P: Se João se esforçar o bastante, então João conseguirá o que desejar, julgue os itens a seguir. A proposição João não se esforça o bastante ou João conseguirá o que desejar é logicamente equivalente à proposição P.
Carlos inventou um jogo, no qual um peão é lançado sobre um círculo, cuja superfície apresenta as pontuações indicadas na figura apresentada.
Considere que:
o peão é sempre lançado no centro desse círculo;
os pontos obtidos correspondem a área em que a ponta do peão para; e,
a área da região de cada ponto é igual.
A probabilidade da soma dos pontos obtidos em três lançamentos consecutivos ser igual a 17 é de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...