Lista completa de Questões sobre Correlacionamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em uma aldeia, dois grupos em disputa, Krinxen e Amins, designaram um mediador para estabelecer a paz entre eles. Os membros dos dois grupos dizem a verdade no domingo. Na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira, quem é Krinxen diz a verdade enquanto quem é Amins mente; e na quinta-feira, sexta-feira e sábado, os Amins dizem a verdade, enquanto os Krinxen mentem. Passados alguns dias de sua designação, o mediador voltou à aldeia, e indagou sobre os avanços nas negociações. Tanto os Krinxen quanto os Amins responderam: Ontem era dia de o nosso grupo mentir.
Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta o dia da semana em que os dois grupos responderam ao mediador.quinta-feira
sábado
quarta-feira
domingo
segunda-feira
Seis pessoas estão sentadas em uma mesa circular. Fábio está sentado imediatamente à direita de Gabriel, que por sua vez está de frente a Henrique. Isabel está imediatamente à direita de João, que está de frente a Fábio. Se Luís está de frente a Isabel, então ele tem imediatamente à sua esquerda:
Gabriel.
João.
Isabel.
Henrique.
Fábio.
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Nos termos da Lei n.º 8.666/1993, É dispensável a realização de nova licitação quando não aparecerem interessados em licitação anterior e esta não puder ser repetida sem prejuízo para a administração. Considerando apenas os aspectos desse mandamento atinentes à lógica e que ele seja cumprido se, e somente se, a proposição nele contida, proposição P for verdadeira, julgue os itens seguintes.
Supondo-se que a proposição P e as proposições A licitação anterior não pode ser repetida sem prejuízo para a administração e É dispensável a realização de nova licitação sejam verdadeiras, é correto concluir que também será verdadeira a proposição Não apareceram interessados em licitação anterior.
1 volta e 1/3 de volta.
10 voltas e 1/3 de volta.
10 voltas e 2/3 de volta.
13 voltas e 1/3 de volta.
25 voltas.
40.
27.
15.
21.
35.
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
João, Paulo e Mário, servidores do governo federal, trabalham um no Ministério da Defesa, outro no Ministério de Minas e Energia e outro no Ministério da Justiça. Um é advogado, outro é administrador e outro é contador. Eles farão pós-graduação em suas áreas de trabalho e um irá para a UnB, outro para a UNICAMP e outro para a USP. Sabe-se que:
o advogado irá estudar na UnB e não trabalha no Ministério da Defesa;
Mário é contador e não trabalha no ministério da Defesa;
Paulo irá estudar na UNICAMP e não trabalha no Ministério da Justiça;
o servidor do Ministério de Minas e Energia irá estudar na USP.
Com base nessas informações hipotéticas, assinale a opção correta.
O servidor do Ministério de Minas e Energia é contador.
Mário vai estudar na UnB.
O administrador trabalha no Ministério da Justiça.
João trabalha no Ministério da Defesa.
Paulo é advogado.
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A tabela apresentada acima possui uma regra de formação, e células em branco que devem ser preenchidas de acordo com essa regra. Considerando que as linhas dessa tabela sejam numeradas, de cima para baixo, de 1 a 7, e que suas colunas, da esquerda para a direita, sejam numeradas também de 1 a 7, então conforme a referida regra, as células em branco a serem preenchidas com a letra E incluirão a célula correspondente à interseção da linha
2 com a coluna 5.
3 com a coluna 4.
4 com a coluna 5.
5 com a coluna 3.
6 com a coluna 4.
Afrânio não estuda ou Carol não estuda.
Se Afrânio não estuda, então Bernadete vai ao cinema.
Bernadete vai ao cinema e Carol não estuda.
Se Bernadete vai ao cinema, então Afrânio estuda ou Carol estuda.
Se Carol não estuda, então Afrânio estuda e Bernadete não vai ao cinema.
34.
39.
39.
49.
52.
Relativamente aos tempos de serviço, em anos, de dois funcionários da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Xisto e Yule, sabe-se que:
− há 1 ano, o tempo de serviço de Xisto era o quíntuplo do de Yule; − daqui a 2 anos, o tempo de serviço de Xisto será o dobro do de Yule. Com base nessas afirmações, é correto afirmar que, atualmente,o tempo de serviço de Xisto é igual ao triplo de Yule.
o tempo de serviço de Xisto excede o de Yule em 3 anos.
os tempos de serviço de Xisto e Yule somam 9 anos.
os tempos de serviço de Xisto e Yule somam 11 anos.
a diferença entre o tempo de serviço de Xisto e o de Yule é de 5 anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...