Lista completa de Questões de Raciocínio lógico da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Se for escolhida ao acaso uma das vítimas indicadas na pesquisa, a probabilidade de que ela seja ou do sexo feminino ou um menino será inferior a 80%.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Caso o nome de determinado professor não esteja na grade horária, será correto inferir que esse professor está em coordenação.
Raciocínio lógico - Análise das Preposição Categóricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um argumento é uma sequência finita de proposições, que são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). Um argumento é válido quando contém proposições assumidas como verdadeiras nesse caso, denominadas premissas e as demais proposições são inseridas na sequência que constitui esse argumento porque são verdadeiras em consequência da veracidade das premissas e de proposições anteriores. A última proposição de um argumento é chamada conclusão. Perceber a forma de um argumento é o aspecto primordial para se decidir sua validade. Duas proposições são logicamente equivalentes quando têm as mesmas valorações V ou F. Se uma proposição for verdadeira, então a sua negação será falsa, e vice-versa. Com base nessas informações, julgue os itens de 16 a 18.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A proposição Quando um professor está de folga ou em coordenação, seu nome não consta na grade horária pode ser expressa simbolicamente por
Em uma pesquisa, 200 entrevistados foram questionados a respeito do meio de transporte que usualmente utilizam para ir ao trabalho. Os 200 entrevistados responderam a indagação e, do conjunto dessas repostas, foram obtidos os seguintes dados:
35 pessoas afirmaram que usam transporte coletivo e automóvel próprio;
35 pessoas afirmaram que usam transporte coletivo e bicicleta;
11 pessoas afirmaram que usam automóvel próprio e bicicleta;
5 pessoas afirmaram que usam bicicleta e vão a pé;
105 pessoas afirmaram que usam transporte coletivo;
30 pessoas afirmaram que só vão a pé; ninguém afirmou usar transporte coletivo, automóvel e bicicleta; e o número de pessoas que usam bicicleta é igual ao número de pessoas que usam automóvel próprio.
Com base nessa situação, julgue os itens subsequentes.
Caso se escolha, ao acaso, uma das pessoas entrevistadas, a probabilidade de essa pessoa ir para o trabalho a pé será inferior a 15%.
Raciocínio lógico - Análise das Preposição Categóricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um argumento é uma sequência finita de proposições, que são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). Um argumento é válido quando contém proposições assumidas como verdadeiras nesse caso, denominadas premissas e as demais proposições são inseridas na sequência que constitui esse argumento porque são verdadeiras em consequência da veracidade das premissas e de proposições anteriores. A última proposição de um argumento é chamada conclusão. Perceber a forma de um argumento é o aspecto primordial para se decidir sua validade. Duas proposições são logicamente equivalentes quando têm as mesmas valorações V ou F. Se uma proposição for verdadeira, então a sua negação será falsa, e vice-versa. Com base nessas informações, julgue os itens de 16 a 18.
Suponha que um argumento tenha como premissas as seguintes proposições.
Alguns participantes da PREVIC são servidores da União.
Alguns professores universitários são servidores da União.
Nesse caso, se a conclusão for Alguns participantes da PREVIC são professores universitários, então essas três proposições constituirão um argumento válido.
Se a proposição P for falsa, então a proposição será uma proposição verdadeira.
Uma escola promove, anualmente, um projeto para incentivar a participação de seus alunos nos processos eleitorais. A cada ano, são escolhidos 5 professores, que orientarão um grupo de 100 alunos em várias atividades. No início deste ano de 2011, a escola conta com 35 professores, dos quais 15 já participaram do projeto em anos anteriores; dos 800 alunos matriculados, 300 já participaram do projeto em outras oportunidades e 600 já são eleitores.
Com base na situação apresentada acima, julgue os itens a seguir.
Escolhendo-se ao acaso, na escola, um professor e um aluno, a probabilidade de ambos ainda não terem participado do projeto é inferior a 35%
O número de linhas da tabela-verdade da proposição é inferior a 6.
Julgue os itens a seguir, relativos ao cálculo de probabilidades.
Se, em uma seção eleitoral, houver 10 urnas eletrônicas, das quais 6 sejam do tipo A e 4 do tipo B, e se 5 dessas urnas forem selecionadas aleatoriamente, então a probabilidade de serem selecionadas exatamente 4 urnas do tipo A será igual a
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