Lista completa de Questões de Raciocínio lógico da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que as seguintes proposições sejam verdadeiras.
* Quando chove, Maria não vai ao cinema.
* Quando Cláudio fica em casa, Maria vai ao cinema.
* Quando Cláudio sai de casa, não faz frio.
* Quando Fernando está estudando, não chove.
* Durante a noite, faz frio.
Tendo como referência as proposições apresentadas, julgue os itens subsecutivos.
Se Maria foi ao cinema, então Fernando estava estudando.Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Em uma festa com 15 convidados, foram servidos 30 bombons: 10 de morango, 10 de cereja e 10 de pistache. Ao final da festa, não sobrou nenhum bombom e
* quem comeu bombom de morango comeu também bombom de pistache;
* quem comeu dois ou mais bombons de pistache comeu também bombom de cereja;
* quem comeu bombom de cereja não comeu de morango.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Quem comeu bombom de morango comeu somente um bombom de pistache.Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Em uma festa com 15 convidados, foram servidos 30 bombons: 10 de morango, 10 de cereja e 10 de pistache. Ao final da festa, não sobrou nenhum bombom e
* quem comeu bombom de morango comeu também bombom de pistache;
* quem comeu dois ou mais bombons de pistache comeu também bombom de cereja;
* quem comeu bombom de cereja não comeu de morango.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
É possível que um mesmo convidado tenha comido todos os 10 bombons de pistache.Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Em um intervalo para descanso, a assistente em administração Marta foi a uma lanchonete cujo cardápio oferecia 7 tipos diferentes de salgados, 4 tipos diferentes de bolos, 3 espécies diferentes de tapioca, sucos de 3 sabores diferentes e 5 tipos diferentes de refrigerantes.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Caso Marta deseje apenas duas comidas diferentes e nenhuma bebida, ela poderá escolher seu lanche de mais de 100 maneiras distintas.Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Em um intervalo para descanso, a assistente em administração Marta foi a uma lanchonete cujo cardápio oferecia 7 tipos diferentes de salgados, 4 tipos diferentes de bolos, 3 espécies diferentes de tapioca, sucos de 3 sabores diferentes e 5 tipos diferentes de refrigerantes.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Se Marta desejar fazer um lanche com apenas uma opção de comida e apenas uma bebida, ela terá mais de 100 maneiras distintas de organizar seu lanche.Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Em um intervalo para descanso, a assistente em administração Marta foi a uma lanchonete cujo cardápio oferecia 7 tipos diferentes de salgados, 4 tipos diferentes de bolos, 3 espécies diferentes de tapioca, sucos de 3 sabores diferentes e 5 tipos diferentes de refrigerantes.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Considere que Marta não coma salgado nem beba refrigerante e que o seu lanche contenha apenas uma comida e uma bebida. Nessa situação, considerando-se todas as opções do cardápio da lanchonete e todas as opções de lanche com apenas uma comida e uma bebida e escolhendo-se ao acaso uma dessas opções, a probabilidade de que ela não agrade Marta é inferior a 70%.Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Mariana é uma estudante que tem grande apreço pela matemática, apesar de achar essa uma área muito difícil. Sempre que tem tempo suficiente para estudar, Mariana é aprovada nas disciplinas de matemática que cursa na faculdade. Neste semestre, Mariana está cursando a disciplina chamada Introdução à Matemática Aplicada. No entanto, ela não tem tempo suficiente para estudar e não será aprovada nessa disciplina.
A partir das informações apresentadas nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca das estruturas lógicas.
Considerando-se as seguintes proposições: p: Se Mariana aprende o conteúdo de Cálculo 1, então ela aprende o conteúdo de Química Geral; q: Se Mariana aprende o conteúdo de Química Geral, então ela é aprovada em Química Geral; c: Mariana foi aprovada em Química Geral, é correto afirmar que o argumento formado pelas premissas p e q e pela conclusão c é um argumento válido.Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Determinado órgão público é composto por uma diretoria geral e quatro secretarias; cada secretaria é formada por três diretorias; cada diretoria tem quatro coordenações; cada coordenação é constituída por cinco divisões, com um chefe e sete funcionários subalternos em cada divisão.
A respeito desse órgão público, julgue os itens seguintes, sabendo que cada executivo e cada funcionário subalterno só pode ocupar um cargo nesse órgão.
Se, entre onze servidores previamente selecionados, forem escolhidos: sete para compor determinada divisão, um para chefiar essa divisão, um para a chefia da coordenação correspondente, um para a diretoria e um para a secretaria, haverá menos de 8.000 maneiras distintas de se fazer essas escolhas.Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os itens subsequentes, relacionados à lógica de argumentação. O texto O homem inteligente nunca recebe penalidades, pois somente o homem que erra recebe penalidades e o homem inteligente jamais erra apresenta um argumento válido.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
A partir dos argumentos apresentados pelo personagem Calvin na tirinha acima mostrada, julgue os seguintes itens.
Considere que o argumento enunciado por Calvin na tirinha seja representado na forma: P: Se for ignorante, serei feliz; Q: Se assistir à aula, não serei ignorante; R: Serei feliz; S: Logo, não assistirei à aula, em que P, Q e R sejam as premissas e S seja a conclusão, é correto afirmar que essa representação constitui um argumento válido.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...