Questões de Raciocínio lógico da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Raciocínio lógico da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que, se as proposições da forma ¬AVB e A forem V, então B é também uma proposição V e, nesse caso, diz-se que a seqüência formada por essas três proposições constitui um argumento válido, assinale a opção que apresenta um argumento válido correto.

  • A.

    Manuela é assistente de informática ou Manuela não poderá fazer o concurso. Manuela não poderá fazer o concurso. Então Manuela não é assistente de informática.

  • B.

    Os óculos do chefe não estavam sobre a mesa ou estavam no armário. Os óculos do chefe não estavam sobre a mesa. Então os óculos do chefe estavam no armário.

  • C.

    Zeca não é um administrador ou Zeca é responsável pelo almoxarifado da empresa. Zeca é um administrador. Então, Zeca é responsável pelo almoxarifado da empresa.

  • D.

    O estado do Pará terá a maior área de preservação de floresta tropical ou o macaco-aranha será extinto. O macaco-aranha será extinto. Então, o estado do Pará não terá a maior área de preservação de floresta tropical.

Ainda no que se refere a contagens, julgue o seguinte item.

Considere-se que, das 82 varas do trabalho relacionadas no sítio do TRT da 9.ª Região, 20 ficam em Curitiba, 6 em Londrina e 2 em Jacarezinho. Considere-se, ainda, que, para o presente concurso, haja vagas em todas as varas, e um candidato aprovado tenha igual chance de ser alocado em qualquer uma delas. Nessas condições, a probabilidade de um candidato aprovado no concurso ser alocado em uma das varas de Curitiba, ou de Londrina, ou de Jacarezinho é superior a 1/3.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma proposição da forma é equivalente a uma proposição da forma ,isto é, essas proposições têm exatamente os mesmos valores V e F. Considere que A simbolize a proposição "Pedro tem 20 anos de idade" e B simbolize "Pedro é assistente administrativo". Assinale a opção equivalente à negação da proposição "Pedro tem 20 anos de idade e é assistente administrativo".

  • A.

    Pedro não tem 20 anos de idade e não é assistente administrativo.

  • B.

    Pedro não tem 20 anos de idade ou Pedro não é assistente administrativo.

  • C.

    Pedro tem 20 anos de idade e não é assistente administrativo.

  • D.

    Pedro não tem 20 anos de idade ou Pedro é assistente administrativo.

Considere a seguinte seqüência de proposições: (1) Se o crime foi perfeito, então o criminoso não foi preso. (2) O criminoso não foi preso. (3) Portanto, o crime foi perfeito. Se (1) e (2) são premissas verdadeiras, então a proposição (3), a conclusão, é verdadeira, e a seqüência é uma dedução lógica correta.

Considere que 9 rapazes e 6 moças, sendo 3 delas adolescentes, se envolvam em um tumulto e sejam detidos para interrogatório. Se a primeira pessoa chamada para ser interrogada for escolhida aleatoriamente, então a probabilidades de essa pessoa ser uma moça adolescente é igual a 0,2.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considere que a proposição "Sílvia ama Joaquim ou Sílvia ama Tadeu" seja verdadeira. Então pode-se garantir que a proposição "Sílvia ama Tadeu" é verdadeira.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tabela acima corresponde às quantidades de notificações emitidas por técnicos da ANVISA, nos anos considerados, relativas aos programas de vigilância denominados tecnovigilância — fabricação e comercialização de medicamentos e equipamentos médico-hospitalares —, hemovigilância — estocagem, conservação e distribuição de sangue e seus derivados —, farmacovigilância — comercialização, estocagem e controle de medicamentos — e queixas técnicas de medicamentos — ação eficaz de seus componentes. Considerando essa tabela e sabendo que em 2004 foram emitidas mais de 4.600 notificações, julgue os seguintes itens.

Considere-se que todas as notificações registradas na tabela tenham sido anotadas individualmente em fichas e, depois de apuradas e devidamente processadas, tenham sido arquivadas. Nesse caso, escolhendo-se aleatoriamente uma dessas fichas, a probabilidade de que ela se refira a uma notificação de 2004, relativa a queixas técnicas de medicamentos, é superior a 0,06.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos itens de 25 a 28, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um órgão especial de um tribunal é composto por 15 desembargadores. Excetuando-se o presidente, o vice-presidente e o corregedor, os demais membros desse órgão especial podem integrar turmas, cada uma delas constituída de 5 membros, cuja função é julgar os processos. Nesse caso, o número de turmas distintas que podem ser formadas é superior a 104 .

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos itens de 25 a 28, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Os tribunais utilizam códigos em seus sistemas internos e, usualmente, os processos protocolados nesses órgãos seguem uma codificação única formada por 6 campos. O terceiro desses campos, identificado como código da vara jurídica correspondente à região geográfica, é constituído por 3 algarismos com valores, cada um, entre 0 e 9. Supondo-se que, nesses códigos, os três algarismos não sejam todos iguais, conclui-se que podem ser criados, no máximo, 90 códigos distintos para identificar as varas jurídicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para formar-se um anagrama, permutam-se as letras de uma palavra, obtendo-se ou não uma outra palavra conhecida. Por exemplo, VROAL é um anagrama da palavra VALOR. Com base nessas informações, julgue os próximos itens, relacionados aos anagramas que podem ser obtidos a partir da palavra VALOR.

O número de anagramas distintos é inferior a 100.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quatro amigos de infância " André, Bruno, Carlos e Davi " resolveram reunir-se novamente depois de muitos anos de separação. Todos têm profissões diferentes " advogado, arquiteto, engenheiro e médico ", moram em cidades diferentes " Brasília, Campinas, Goiânia e Vitória " e possuem diferentes passatempos " violão, xadrez, pintura e artesanato. Além disso, sabe-se que André mora em Goiânia, não é arquiteto e não joga xadrez como passatempo. Bruno tem por passatempo o violão, não mora em Brasília e é médico. Carlos não tem o artesanato como passatempo, é engenheiro e não mora em Campinas. Sabe-se que o passatempo do arquiteto é a pintura e que ele mora em Brasília.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

O advogado mora em Goiânia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...