Lista completa de Questões de Raciocínio lógico da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Texto para os itens de 145 a 150
Teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas em que jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Nas últimas décadas do século XX, a teoria dos jogos despertou a atenção da ciência da computação, que depois propagou esse interesse para outras áreas do conhecimento, tais como ciência política, economia, ética, filosofia, física, química, inteligência artificial e cibernética. Tome-se como exemplo os jogos estáticos de informação completa, tais como o clássico dilema dos prisioneiros, no qual interesses próprios e racionais de determinado indivíduo podem prejudicar outros indivíduos. Nesse jogo, dois criminosos (A e B) capturados pela polícia e mantidos em celas separadas são interrogados isoladamente para que um possa acusar o outro. O inspetor encarregado das investigações tem provas suficientes apenas para condená-los por um crime leve, mas suspeita que ambos tenham cometido delito mais grave. No intuito de levá-los à confissão, o inspetor propõe a cada um deles uma pena mais branda em troca de auxílio à justiça, que consiste na delação do outro comparsa, o qual arca, caso permaneça calado, com a pena máxima. Nesse caso, são estabelecidas as seguintes regras de punição: se nenhum dos dois confessar, não se comprova o crime e ambos ficam presos por dois anos; se um deles confessar, comprova-se o crime e ambos são condenados à pena de dez anos de detenção, embora aquele que tenha confessado receba perdão parcial e tenha de cumprir apenas um ano de prisão; se os dois confessarem, o perdão é menor e ambos ficam presos por cinco anos. Assume-se, nas regras, que a confissão significa denunciar o companheiro e o silêncio, a cooperação entre eles.
Considerando a situação do jogo descrito no texto e que este ocorra apenas em uma iteração, julgue os itens seguintes.Caso B não confesse, A, ao confessar, terá a sua pena reduzida para 1 ano de reclusão.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens subseqüentes, que abrangem variadas formas de raciocínio lógico.
Se uma pessoa desejar colocar três bolas numeradas com os algarismos 1, 2 e 3 em uma caixinha, conforme mostrado na figura abaixo, o número de maneiras diferentes de essa pessoa poder organizar essas bolas na caixa é igual a três.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Uma proposição é uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa. Com base nessa definição, julgue os itens que se seguem.
É verdadeira a seguinte proposição: Se João ganha R$ 532,00 e Paulo ganha R$ 543,00, então João ganha menos que Paulo.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Uma proposição é uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa. Com base nessa definição, julgue os itens que se seguem.
A frase Qual foi o resultado do campeonato mundial de vôlei? é uma proposição.
Ainda com relação a raciocínio lógico, julgue os itens a seguir.
Considere-se que, em uma empresa de transportes, todos os motoristas dirijam algum tipo de veículo, sendo que 6 motoristas dirigem os veículos grandes (ônibus e caminhões), 7 motoristas dirigem os veículos pequenos (caminhonetes e motocicletas), mas 3 motoristas dirigem tanto veículos grandes quanto veículos pequenos. Nessa situação, é correto concluir que há pelo menos 16 motoristas nessa empresa.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Na lógica sentencial, denomina-se proposição uma frase que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas não, como ambas. Assim, frases como "Como está o tempo hoje?" e "Esta frase é falsa" não são proposições porque a primeira é pergunta e a segunda não pode ser nem V nem F. As proposições são representadas simbolicamente por letras maiúsculas do alfabeto — A, B, C etc. Uma proposição da forma "A ou B" é F se A e B forem F, caso contrário é V; e uma proposição da forma "Se A então B" é F se A for V e B for F, caso contrário é V. Um raciocínio lógico considerado correto é formado por uma seqüência de proposições tais que a última proposição é verdadeira sempre que as proposições anteriores na seqüência forem verdadeiras.
Considerando as informações contidas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na lista de frases apresentadas a seguir, há exatamente três proposições.
"A frase dentro destas aspas é uma mentira."
A expressão X + Y é positiva.
O valor de
Pelé marcou dez gols para a seleção brasileira.
O que é isto?
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir desses conceitos, julgue os próximos itens.
Há duas proposições no seguinte conjunto de sentenças:
(I) O BB foi criado em 1980.
(II) Faça seu trabalho corretamente.
(III) Manuela tem mais de 40 anos de idade.
Na lógica de primeira ordem, uma proposição é funcional quando é expressa por um predicado que contém um número finito de variáveis e é interpretada como verdadeira (V) ou falsa (F) quando são atribuídos valores às variáveis e um significado ao predicado. Por exemplo, a proposição "Para qualquer x, tem-se que x - 2 > 0" possui interpretação V quando x é um número real maior do que 2 e possui interpretação F quando x pertence, por exemplo, ao conjunto {-4, -3, -2, -1, 0}.
Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens subseqüentes, que constituem desafios simples.
Considere-se que os nomes SOLANGE, RITA, OLIVIA e ALICE devam ser listados, em cada um dos espaços demarcados a seguir, de modo que cada letra fique sobre um traço desenhado e não falte nem sobre qualquer letra.
__ __ __ __
__ __ __ __ __ __
__ __ __ __ __ __ __
__ __ __ __ __
Nesse caso, o nome formado com as letras iniciais de cada linha, lido de cima para baixo, é ROSA.
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens subseqüentes, que constituem desafios simples.
Suponha-se que, na tabela a seguir, cada célula vazia que apresenta, logo abaixo, uma célula numerada deva ser preenchida sempre com a letra associada ao número, já constante na tabela; portanto, se os números são iguais, as letras também serão.
Nesse caso, é correto afirmar que a frase formada na primeira linha é IVO VIU A EMA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...