Lista completa de Questões de Raciocínio lógico da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em uma instituição de ensino, o critério para aprovação dos estudantes determina que a nota final deva ser igual ou superior a 6 e que a quantidade de faltas não exceda a 25% da quantidade de dias de aulas.
Tendo como base as informações acima e as proposições P: A nota final do estudante foi igual ou superior a 6.; Q: A quantidade de faltas do estudante não excedeu a 25% da quantidade de dias de aulas.; e R: O estudante foi aprovado., julgue os itens a seguir, a respeito de lógica sentencial.
Raciocínio lógico - Negação: Não p (representação ~p) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um argumento é uma sequência finita de proposições, que são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). Um argumento é válido quando contém proposições assumidas como verdadeiras nesse caso, denominadas premissas e as demais proposições são inseridas na sequência que constitui esse argumento porque são verdadeiras em consequência da veracidade das premissas e de proposições anteriores. A última proposição de um argumento é chamada conclusão. Perceber a forma de um argumento é o aspecto primordial para se decidir sua validade. Duas proposições são logicamente equivalentes quando têm as mesmas valorações V ou F. Se uma proposição for verdadeira, então a sua negação será falsa, e vice-versa. Com base nessas informações, julgue os itens de 16 a 18.
A negação da proposição Se um trabalhador tinha qualidade de segurado da previdência social ao falecer, então seus dependentes têm direito a pensão é logicamente equivalente à proposição Um trabalhador tinha qualidade de segurado da previdência social ao falecer, mas seus dependentes não têm direito a pensão.
A fim de convencer um cliente a contratar os serviços de cartão pré-pago, o gerente de uma instituição financeira argumentou com as seguintes proposições:
P1: Se uma pessoa não possui conta-corrente nem cartão pré-pago, então ela efetua seus pagamentos em dinheiro.
P2: Se uma pessoa efetua seus pagamentos em dinheiro, então ela carrega muito dinheiro no bolso.
P3: Se uma pessoa carrega muito dinheiro no bolso, então ela corre o risco de ser assaltada.
P4: Se uma pessoa possui conta-corrente mas não possui cartão pré-pago, então ela efetua seus pagamentos com débito em conta.
P5: Se uma pessoa efetua seus pagamentos com débito em conta, então ela corre o risco de perder o controle financeiro.
Com base na situação apresentada acima, julgue os itens subsequentes.
Admitindo-se que seja verdadeira a proposição uma pessoa efetua seus pagamentos em dinheiro, é correto concluir que P1 será verdadeira independentemente do valor lógico das proposições uma pessoa não possui conta-corrente e uma pessoa não possui cartão pré-pago.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A proposição é equivalente à proposição Se o professor está de folga, então o seu nome não consta na grade horária.
Com base no texto acima e nos múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens que se seguem.
Caso seja verdadeira a proposição muitos consumidores contam com o limite da conta para fechar o mês, o valor lógico da proposição muitos consumidores contam com o limite da conta e com o pagamento mínimo do cartão para fechar o mês será verdadeiro, independentemente do valor lógico da proposição muitos consumidores contam com o pagamento mínimo do cartão para fechar o mês.
Julgue os seguintes itens, relativos a lógica proposicional e lógica de argumentação.
A tabela-verdade de uma proposição composta tem, no mínimo, três colunas.
Como exigência dos tempos modernos, o jornalista deve dominar as novas tecnologias para facilitar o seu trabalho. Por exemplo, enquanto o usuário de telefone celular (dispositivo) do tipo smartphone transfere seus arquivos, áudios, vídeos e fotos para o computador (PC), por meio de um cabo apropriado, a bateria desse dispositivo pode ser carregada. Suponha que um aparelho permita ao usuário selecionar (situação 1) ou não selecionar (situação 2) o comando mostrado acima. A partir dessas informações, e considerando que P, Q e R representem, respectivamente, as proposições O dispositivo está ligado, O dispositivo está conectado ao PC e A bateria não está carregando, julgue os itens a seguir, acerca de lógica proposicional.
Supondo-se que sejam verdadeiras as proposições P, Q e A bateria está carregando, é correto concluir que o usuário optou pela situação 2.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens subsequentes.
Caso seja verdadeira a proposição Meus filhos serão aprovados nos vestibulares, também será verdadeira a proposição Caso estudem em escola de ensino tradicional, quando fizerem vestibulares, meus filhos serão aprovados, desde que não tenham problemas emocionais, independentemente do valor lógico das outras proposições que a compõem.
De acordo com as informações do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O número de vítimas do sexo feminino ou de jovens de 15 a 29 anos de idade é inferior a 500.
Uma empresa multinacional mudou suas regras, para dar ao presidente de sua filial no Brasil o poder de indicar um empregado de perfil técnico para ocupar o cargo de diretor-geral, quando vago. Anteriormente, o diretor executivo substituía, automaticamente, o diretor-geral. Com a nova regra, na necessidade de substituição do diretor-geral, em caso de impedimento do titular ou vacância do cargo de diretor executivo, o presidente da filial no Brasil indicará o substituto interino do diretor-geral, entre empregados de conduta ilibada e notório saber na área de atuação da empresa. A mudança foi realizada em parágrafo do contrato social que trata das atribuições do cargo de diretor executivo, que passou a ter a obrigação de substituir o diretor-geral. O atual diretor-geral está de férias e não voltará a comandar a empresa, conforme já afirmou a presidência da multinacional.
Tendo como referência a situação acima apresentada, julgue os próximos itens.
Se as proposições O diretor-geral está de férias e O diretorgeral voltará a comandar a empresa forem verdadeiras, será verdadeira a proposição O diretor-geral está de férias, mas não voltará a comandar a empresa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...