Lista completa de Questões de Raciocínio lógico da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Uma instituição de ensino possui 9 turmas de alunos: 5 de educação infantil e 4 de ensino fundamental; e 9 professores que podem assumir qualquer das turmas, sendo que cada turma é assumida por um único professor.
Com base nessa situação, julgue os itens subsequentes.
Escolhidos os professores para as turmas de educação infantil, o número de maneiras distintas de se formar a grade dos professores para as turmas de ensino fundamental é igual a 16.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens 21 e 22, considerando que planos previdenciários possam ser contratados de forma individual ou coletiva e possam oferecer, juntos ou separadamente, os cinco seguintes tipos básicos de benefícios: renda por aposentadoria, renda por invalidez, pensão por morte, pecúlio por morte e pecúlio por invalidez.
Para se contratar um plano previdenciário que contemple três dos cinco benefícios básicos especificados acima, há menos de 12 escolhas possíveis.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Uma instituição de ensino possui 9 turmas de alunos: 5 de educação infantil e 4 de ensino fundamental; e 9 professores que podem assumir qualquer das turmas, sendo que cada turma é assumida por um único professor.
Com base nessa situação, julgue os itens subsequentes.
Considerando todos os professores da instituição, o número de maneiras distintas de se formar a grade dos professores para as turmas de ensino fundamental é inferior a 125.
Raciocínio lógico - Disjunção: p ou q (representação p v q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Para descobrir qual dos assaltantes Gavião ou Falcão ficou com o dinheiro roubado de uma agência bancária, o delegado constatou os seguintes fatos:
F1 se Gavião e Falcão saíram da cidade, então o dinheiro não ficou com Gavião;
F2 se havia um caixa eletrônico em frente ao banco, então o dinheiro ficou com Gavião;
F3 Gavião e Falcão saíram da cidade;
F4 havia um caixa eletrônico em frente ao banco ou o dinheiro foi entregue à mulher de Gavião.
Considerando que as proposições F1, F2, F3 e F4 sejam verdadeiras, julgue os itens subsequentes, com base nas regras de dedução.
A negação da proposição F4 é logicamente equivalente à proposição Não havia um caixa eletrônico em frente ao banco ou o dinheiro não foi entregue à mulher de Gavião.
Raciocínio lógico - Disjunção: p ou q (representação p v q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
De acordo com as informações apresentadas, julgue os itens a seguir.
A negação da proposição ter inabilidade de lidar com a raiva e apresentar depressão é ter habilidade de lidar com a raiva ou não apresentar depressão.
Raciocínio lógico - Negação: Não p (representação ~p) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em uma instituição de ensino, o critério para aprovação dos estudantes determina que a nota final deva ser igual ou superior a 6 e que a quantidade de faltas não exceda a 25% da quantidade de dias de aulas.
Tendo como base as informações acima e as proposições P: A nota final do estudante foi igual ou superior a 6.; Q: A quantidade de faltas do estudante não excedeu a 25% da quantidade de dias de aulas.; e R: O estudante foi aprovado., julgue os itens a seguir, a respeito de lógica sentencial.
Raciocínio lógico - Negação: Não p (representação ~p) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em uma instituição de ensino, o critério para aprovação dos estudantes determina que a nota final deva ser igual ou superior a 6 e que a quantidade de faltas não exceda a 25% da quantidade de dias de aulas.
Tendo como base as informações acima e as proposições P: A nota final do estudante foi igual ou superior a 6.; Q: A quantidade de faltas do estudante não excedeu a 25% da quantidade de dias de aulas.; e R: O estudante foi aprovado., julgue os itens a seguir, a respeito de lógica sentencial.
Raciocínio lógico - Negação: Não p (representação ~p) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A proposição ¬R pode ser expressa por: O nome do professor consta na grade horária.
Raciocínio lógico - Negação: Não p (representação ~p) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
A negação da sentença quem não tem conta-corrente e deseja fazer gastos apenas dentro do país é equivalente a quem tem conta-corrente e não deseja fazer gastos apenas dentro do país.
Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
A proposição Os cartões pré-pagos são uma evolução dos cartões tradicionais, pois podem ser usados, por exemplo, pelo público jovem é equivalente a Se podem ser usados, por exemplo, pelo público jovem, então os cartões pré-pagos são uma evolução dos cartões tradicionais.
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