Questões de Redação Oficial

Lista completa de Questões de Redação Oficial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia as proposições a seguir sobre esses deveres fundamentais dos servidores públicos ao redigir documentos oficiais e coloque (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Após a redação fazer uma releitura para evitar erros e equívocos. ( ) Redigir documentos respeitando rigorosamente as normas do Manual de Redação da Presidência da República. ( ) Usar o Manual de Redação da Presidência da República, adequando-o ao perfil de público a que atende. ( ) Redigir documentos oficiais em uma linguagem transparente, clara, inteligível, pois, é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. ( ) Em alguns documentos, o servidor público pode usar gírias, jargões, linguagem regional para que os cidadãos entendam melhor os documentos oficiais.

Está CORRETA a alternativa:

    A) V, V, F, V e F.

    B) V, V, F, F e V.

    C) F, V, F, V e F.

    D) V, V, V, F e F.

    E) F, F, F, V e V.

A ambiguidade ocorre quando um enunciado pode ser tomado em mais de um sentido. Como a clareza é requisito básico de todo texto oficial, deve-se atentar para as construções que possam gerar equívocos de compreensão. Leia os enunciados abaixo e identifique os que apresentam ocorrência de ambiguidade na sua construção.
I- Beatriz estudou muito para o concurso, e sua irmã também. II- Mãe e filha grávida morrem em acidente em Brasília. III- IV- Os sindicalistas obedeceram à decisão do juiz.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

    A) I e IV.

    B) I, III e IV.

    C) I, II e IV.

    D) II e III.

    E) I.

Quanto à linguagem dos documentos oficiais, é CORRETO afirmar:

    A) A linguagem das comunicações oficiais não deve ser necessariamente uniforme, pois deve ser adaptada a cada situação comunicativa.

    B) O emprego da impessoalidade e do padrão culto de linguagem favorecem à clareza textual e isso é garantia de um texto livre de ambiguidades.

    C) A redação de textos oficiais segue regras tão rígidas que não necessitam de uma releitura a qual atrasa o serviço do servidor público.

    D) As impressões individuais nas comunicações oficiais são permitidas desde que se trate, por exemplo, de um expediente assinado por chefe de determinada seção.

    E) Sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais da administração pública, estas devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais, sem exceção.

De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública.


Sobre e-mail, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

    B) Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo.

    C) Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.

    D) Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

    E) Assegurado por lei específica, é dado ao ente público impor a aceitação de documento eletrônico que não atenda os parâmetros da ICP-Brasil.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, na identificação do signatário, depois do nome do cargo, é possível utilizar os termos “interino” e “substituto”, conforme as situações a seguir; analise-as.


I. Substituto é aquele nomeado para ocupar transitoriamente cargo público durante a vacância.

II. Interino é aquele designado para exercer as atribuições de cargo público vago ou no caso de afastamento e impedimentos legais ou regulamentares do titular.

III. Os termos “interino” e “substituto” devem ser utilizados depois do nome do cargo, sem hífen, sem vírgula e em minúsculo. Exemplos: Diretor-Geral interino ou Secretário-Executivo substituto.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) I, II e III.

    B) I, apenas.

    C) II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) I e II, apenas.

Conforme o Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião, o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é:

    A) Senhor.

    B) Digníssimo.

    C) Respeitável.

    D) Ilustríssimo.

    E) Vossa Excelência.

O Manual de Redação da Presidência da República esclarece que o fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Além disso, estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:


a) Para autoridades de hierarquia superior à do remetente, inclusive o Presidente da República.

b) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos.


O fecho correto para as duas situações mencionadas respectivamente é:

    A) Cordialmente – Atenciosamente.

    B) Atenciosamente – Cordialmente.

    C) Respeitosamente – Cordialmente.

    D) Atenciosamente – Respeitosamente.

    E) Respeitosamente – Atenciosamente.

Na Redação oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018) em vigor, pode-se afirmar que:

    A) O uso de Digníssimo e Ilustríssimo é obrigatório para qualquer tipo de correspondência oficial.

    B) O pronome de tratamento é invariável em documentos oficiais, mantendo-se um mesmo padrão estabelecido em todos órgãos públicos.

    C) Sendo o destinatário da correspondência oficial um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular.

    D) Na correspondência oficial, o tratamento aplicado deverá ser sempre o de Vossa Senhoria para qualquer tipo de destinatário, considerando-se a formalidade exigida.

    E) O tratamento mediante as formas Vossa Magnificência, Vossa Santidade, Vossa Eminência / Vossa Eminência Reverendíssima e Vossa Excelência Reverendíssima foi mantido.

Sabe-se que a redação oficial deve caracterizar-se por: I. Clareza e precisão; II. Objetividade; III. Concisão; IV. Coesão e coerência; V. Impessoalidade; VI. Formalidade e padronização; VII. Uso da norma padrão da Língua Portuguesa.
Considerando-se as características anteriormente citadas, leia um modelo que exemplifica uma nota que se trata de uma parte componente de um contrato hipotético de direito privado da administração.
“Nota – A referência a inexigibilidade de licitação só é aplicável nos casos em que presentes os requisitos que a configuram (Leixxxx/xx, art. xx, xx). Quando as necessidades de instalação ou localização não condicionarem a escolha do imóvel, a licitação será exigível, embora possa ser dispensada, desde que, mediante a devida justificação, a hipótese possa ser enquadrada entre as previstas no [...]”
Após a leitura anterior, é correto afirmar que NÃO foi(foram) observada(s), dentre as características citadas da redação oficial:

    A) VI.

    B) VII.

    C) I e II.

    D) V e VI.

    E) III e IV.

Considerando a devida adequação da linguagem presente em correspondências oficiais, indique, a seguir, a alternativa que apresenta correção:

    A) “Informo que o preenchimento do formulário se faz necessário pelo servidor com limite de data determinado a seguir”.

    B) “Informa-se que o preenchimento do formulário, se faz necessário, pelo servidor com limite de data determinada a seguir”.

    C) “Informamos que o preenchimento do formulário se faz necessário pelo servidor com limite de data determinada a seguir”.

    D) “Informamos que o preenchimento do formulário se faz necessário por cada um de vocês com limite de data determinada a seguir”.

    E) “Informamos que, para o preenchimento do formulário, se faz necessário por todo servidor com limite de data determinada a seguir”.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...