Questões de Redação Oficial

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Analise as proposições sobre o emprego do e-mail na redação oficial e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.
( ) Com as novas tecnologias a prática de produzir alguns documentos impressos tem sido muito utilizada. Nesse sentido, o meio de comunicação muito empregado na Redação Oficial passou a ser o e-mail. ( ) Os textos dos e-mails usados nas redações oficiais, devem conter clareza, pois o destinatário precisa entender o texto. A falta de clareza pode causar transtornos na informação. ( ) Devido essa ferramenta digital possuir mais celeridade e possuir baixo custo para as empresas públicas, o e-mail vem sendo cada vez mais usado nas comunicações oficiais, por isso pode ser utilizado em qualquer comunicação oficial. ( ) O e-mail deve também possuir adequação. No caso, saber em qual situação deve-se usá-lo. Às vezes a comunicação não deve ser feita por e-mail, pode surgir a necessidade do uso de outro documento oficial. ( ) O assunto do e-mail deve ser redigido de forma clara e em campo específico e deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) F, V, F, V e F.

    B) V, V, F, V e V.

    C) V, V, V, F e F.

    D) V, V, V, F e V.

    E) F, F, V, V e V.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o formato do papel a ser usado para o padrão ofício é o modelo:

    A) Carta.

    B) A3.

    C) B3.

    D) A4.

    E) Ofício (qualquer modelo).

Leia as proposições sobre a linguagem dos documentos oficiais recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da República, e, em seguida responda o que se pede.
I- Saber usar a linguagem oficial no ambiente formal do trabalho é muito importante, pois algum erro na formação da frase poderá levar a interpretações equivocadas pelos interlocutores. II- A linguagem dos documentos oficiais difere das demais pelos critérios de formalidade e de rigor próprios desse gênero de texto. III- Com o objetivo de facilitar a comunicação, dependendo do grau de formalidade entre emissor e receptor, pode-se usar uma variante mais informal da linguagem. IV- Sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais de toda administração pública, essas devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I, II e IV.

    B) II e IV.

    C) I, II e III.

    D) IV.

    E) II, III e IV.

A clareza é um princípio básico de todo texto oficial, por isso, ao redigi-lo deve-se atentar para as construções que possam gerar duplo sentido. Nos itens abaixo, marque a alternativa em que se encontra ambiguidade.

    A) Roubaram a mesa na qual eu costumava trabalhar.

    B) O Ministro comunicou a própria exoneração a seu secretariado.

    C) Durante o jogo, Lúcio deu várias caneladas em Guilherme. Depois entrou o Marcelo no jogo e ele levou vários empurrões e pontapés.

    D) Meu pai foi embora da loja que vende sapato.

    E) Eu visitei uma igreja naquele país longínquo.

O domínio da ortografia é requisito básico de qualquer texto, e ainda mais importante quando se trata de documentos oficiais. Analise as sentenças abaixo quanto à ortografia dos termos em destaque e marque a alternativa em que NÃO há erro de ortografia.

    A) A direção mostrou-se pretenciosa ao propor paralisação por tempo indeterminado.

    B) A seção de ontem na Câmara dos Deputados foi tumultuada.

    C) O caso teve grande repercussão e provocou um revéz nas negociações de paz.

    D) Daquele trecho em diante, a mensagem tornava-se incompreencível.

    E) Grandes totens coloridos destacavam-se contra a paisagem escura ao fundo.

O pronome de tratamento que melhor completa a oração abaixo é:


__________________ vai participar das próximas eleições, Senhor Reitor?

    A) Vossa Santidade

    B) Vossa Magnificência

    C) Vossa Eminência

    D) Vossa Excelência Reverendíssima

    E) Vossa Excelência

O padrão ofício compreende três gêneros de documentos:

    A) Memorando, mensagem e ofício.

    B) Aviso, ofício e memorando.

    C) Ofício, memorando e relatório.

    D) Mensagem, ofício e aviso.

    E) Aviso, ofício e relatório.

Analise as proposições sobre a função do agente administrativo em relação aos documentos e correspondências oficiais e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.
( ) Registrar entrada, fazer triagem, distribuir, preencher enviar e arquivar esses documentos. ( ) Arquivar os documentos conforme procedimentos pré-estabelecidos. ( ) Conferir todo e qualquer documento que pertencer ao seu local de trabalho. ( ) Ler os documentos e correspondências dirigidos ao seu chefe para facilitar o trabalho desse.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) V, F, V e F.

    B) F, F, V e V.

    C) V, V, V e F.

    D) F, F, F e V.

    E) V, V, F e F.

________________ é o documento oficial dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para propor alguma medida, submeter projeto de ato normativo à sua consideração ou informá-lo de determinado assunto.
A alternativa que preenche a lacuna é:

    A) E-mail

    B) Ata

    C) Aviso

    D) Exposição de motivos

    E) Mensagem

Analise as proposições sobre o emprego do e-mail na redação oficial e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.
( ) Com as novas tecnologias a prática de produzir alguns documentos impressos tem sido muito utilizada. Nesse sentido, o meio de comunicação muito empregado na Redação Oficial passou a ser o e-mail. ( ) Os textos dos e-mails usados nas redações oficiais, devem conter clareza, pois o destinatário precisa entender o texto. A falta de clareza pode causar transtornos na informação. ( ) Devido essa ferramenta digital possuir mais celeridade e possuir baixo custo para as empresas públicas, o e-mail vem sendo cada vez mais usado nas comunicações oficiais, por isso pode ser utilizado em qualquer comunicação oficial. ( ) O e-mail deve também possuir adequação. No caso, saber em qual situação deve-se usá-lo. Às vezes a comunicação não deve ser feita por e-mail, pode surgir a necessidade do uso de outro documento oficial. ( ) O assunto do e-mail deve ser redigido de forma clara e em campo específico e deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) F, V, F, V e F.

    B) V, V, F, V e V.

    C) V, V, V, F e F.

    D) V, V, V, F e V.

    E) F, F, V, V e V.

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