Questões de Redação Oficial

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De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), no caso de Redação Oficial, quem comunica é sempre

    A) o Poder Legislativo.

    B) o Poder Judiciário.

    C) o Poder Executivo.

    D) o serviço público.

    E) a população.

Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem informar o signatário. Assinale a alternativa que traz o padrão a ser seguido para identificação do signatário de acordo com as regras de Redação Oficial:

    A) Nome da autoridade que expede a comunicação, grafado em letras maiúsculas, com negrito, sem linha acima do nome do signatário; cargo da autoridade que expede o documento; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas, com as preposições grafadas em minúsculas; e alinhamento centralizado na página.

    B) Nome da autoridade que expede a comunicação, grafado em letras maiúsculas, com negrito, sem linha acima do nome do signatário; cargo da autoridade que expede o documento; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas, com as preposições grafadas em minúsculas; e alinhamento à direita na página.

    C) Nome da autoridade que expede a comunicação, grafado em letras maiúsculas, sem negrito, sem linha acima do nome do signatário; cargo da autoridade que expede o documento; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas, com as preposições grafadas em minúsculas; e alinhamento à esquerda na página.

    D) Nome da autoridade que expede a comunicação, grafado em letras maiúsculas, sem negrito, sem linha acima do nome do signatário; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas, com as preposições grafadas em minúsculas; e alinhamento centralizado na página.

O fecho das comunicações oficiais, objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Tratando-se de um texto dirigido para autoridade de mesma hierarquia, de hierarquia inferior, ou demais casos em que não seja de hierarquia superior a do remetente, o fecho correto a ser utilizado é:

    A) Respeitosamente.

    B) Atenciosamente.

    C) Cordialmente.

    D) Saudosamente.

Osvaldo, recém-empossado no cargo de auxiliar legislativo, recebeu a tarefa de elaborar uma correspondência oficial dirigida a um Senador da República. Ao elaborar tal texto, estava em dúvida sobre os pronomes de tratamento a serem utilizados no texto, especificamente qual vocativo deveria empregar. Ao consultar as regras de Redação Oficial concluiu que o vocativo correto é:

    A) Senhor Senador.

    B) Excelentíssimo Senhor Senador.

    C) Doutor Senador.

    D) Excelentíssimo Senhor Doutor Senador.

Sobre os atributos da Redação Oficial:
(__) - A linguagem a ser utilizada na Redação Oficial deve ser sempre coloquial; (__) - Pelo atributo da concisão, entende-se que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal; (__) - A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão; (__) - Pelo atributo da formalidade, entende-se que as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma.
Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

    A) V – F – V – V.

    B) V – V – V – V.

    C) F – F – V – V.

    D) F – F – V – F.

Em documentos oficiais, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. Tratando-se de um documento enviado para o Presidente do Congresso Nacional, qual pronome correto a ser empregado no corpo do texto?

    A) A Sua Excelência o Senhor

    B) Senhor Presidente do Congresso Nacional.

    C) Vossa Excelência.

    D) Senhor

    E) Vossa Iminência.

Sobre memorando, marque a alternativa CORRETA.

    A) Expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    B) Expedido exclusivamente pelo Prefeito, para autoridades de hierarquia diferentes.

    C) Expedido entre unidades administrativas de órgãos distintos

    D) Expedido entre órgãos distintos.

    E) Expedido pelo Prefeito para autoridades de mesma hierarquia

Três documentos oficiais se submetem ao Padrão Ofício. Esses documentos são diferentes em sua finalidade, mas muito semelhantes em sua forma. Padrão Ofício neste caso se refere à diagramação única desses documentos. Quais são os três documentos oficiais submetidos a esse padrão?

    A) Carta, ata, memorando.

    B) Aviso, memorando, ofício.

    C) Aviso, contrato, ofício.

    D) Atestado, convite, declaração.

    E) Boletim, alvará, portaria.

De qual redação oficial o texto a seguir refere-se?
É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.

    A) Memorando.

    B) Edital.

    C) Portaria.

    D) Declaração.

Analise os excertos abaixo sobre Redação Oficial:


I. Consiste em expressar com um mínimo de palavras um máximo de informações, desde que não se abuse da síntese a tal ponto que a ideia se torne incompreensível.

II. É aquele em que as palavras, as orações, os períodos e os parágrafos estão interligados e coerentemente dispostos.


Os itens acima discorrem sobre:

    A) Coesão (I) e Clareza (II).

    B) Concisão (I) e Clareza (II).

    C) Concisão (I) e Coesão (II).

    D) Coesão (I) e Concisão (II).

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