Questões de Redação Oficial do ano 2020

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Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem da Redação Oficial e responda o que se pede.


I- Caracteriza-se pelo uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e impessoalidade.

II- É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

III- Distingue-se pela pessoalidade, uso do padrão coloquial de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.


A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

    A) III apenas.

    B) II apenas.

    C) I e III apenas.

    D) I e II apenas.

    E) I, II e III.

_____________ é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente por um Ministro de Estado ou por um Ministério.

O preenchimento CORRETO do espaço está na alternativa.

    A) Exposição de Motivos.

    B) Mensagem.

    C) E- mail.

    D) Ata.

    E) Carta.

Leia as proposições sobre o Padrão Ofício e responda o que se pede.
I- No Padrão Ofício o cabeçalho é utilizado em todas as páginas do documento. II- O Manual de Redação da Presidência da República não recomenda estrutura padrão para o Padrão Ofício. III- Anumeração das páginas é obrigatória apenas a partir da segunda página. IV- Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem informar o signatário seguindo um padrão.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

    A) I, II e IV.

    B) III e IV.

    C) III.

    D) I e IV.

    E) II, III e IV.

Analise as afirmações sobre o uso do Correio Eletrônico (E-mail) nas redações oficiais e responda o que se pede.
( ) Sua utilização tornou-se prática comum apenas nas correspondências do âmbito privado. ( ) Atualmente o e-mail pode ser considerado um documento oficial. ( ) Por ter baixo custo e ser muito rápido, o e-mail transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos oficiais. ( ) A estrutura do e-mail é muito flexível, por isso, pode-se usar uma linguagem incompatível com a dos documentos oficiais. ( ) O local e a data são obrigatórios no corpo da mensagem.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) V, F, V, F e V.

    B) F, V, V, F e F.

    C) F, V, F, F e V.

    D) V, V, F, F e V

    E) F, V, V, F e V.

As manchetes a seguir foram retiradas do jornal “Paraíba Online". Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE as referidas manchetes, considerando as normas ortográficas explicitadas pelo Manual de Redação da Presidência da República.
I- Presidente da ALPB _______ PT de fazer _______ e causar crise política no PSB. II- Justiça concede liminar e evita _______ de cargos de confiança na UFPB e IFPB. III- Suspeito de furto é preso em _______ em Campina Grande. IV- Após denúncias anônimas, _______ é fechado em Campina Grande.

    A) acuza, fuxico, extinção, flagrante, matador.

    B) acusa, fuchico, extinção, fragrante, matadouro.

    C) acusa, fuxico, extinção, flagrante, matadouro.

    D) acusa, fuxico, estinsão, fragrante, matadouro.

    E) acuza, fuxico, extinção, fragrante, matador.

Leia as proposições a seguir sobre esses deveres fundamentais dos servidores públicos ao redigir documentos oficiais e coloque (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) Após a redação fazer uma releitura para evitar erros e equívocos.

( ) Redigir documentos respeitando rigorosamente as normas do Manual de Redação da Presidência da República.

( ) Usar o Manual de Redação da Presidência da República, adequando-o ao perfil de público a que atende.

( ) Redigir documentos oficiais em uma linguagem transparente, clara, inteligível, pois, é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos.

( ) Em alguns documentos, o servidor público pode usar gírias, jargões, linguagem regional para que os cidadãos entendam melhor os documentos oficiais.


Está CORRETA a alternativa:

    A) V, V, F, V e F.

    B) V, V, F, F e V.

    C) F, V, F, V e F.

    D) V, V, V, F e F.

    E) F, F, F, V e V

A ambiguidade ocorre quando um enunciado pode ser tomado em mais de um sentido. Como a clareza é requisito básico de todo texto oficial, deve-se atentar para as construções que possam gerar equívocos de compreensão. Leia os enunciados abaixo e identifique os que apresentam ocorrência de ambiguidade na sua construção.
I- Beatriz estudou muito para o concurso, e sua irmã também. II- Mãe e filha grávida morrem em acidente em Brasília. III- IV- Os sindicalistas obedeceram à decisão do juiz.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

    A) I e IV.

    B) I, III e IV.

    C) I, II e IV.

    D) II e III.

    E) I.

Quanto à linguagem dos documentos oficiais, é CORRETO afirmar:

    A) A linguagem das comunicações oficiais não deve ser necessariamente uniforme, pois deve ser adaptada a cada situação comunicativa.

    B) O emprego da impessoalidade e do padrão culto de linguagem favorecem à clareza textual e isso é garantia de um texto livre de ambiguidades.

    C) A redação de textos oficiais segue regras tão rígidas que não necessitam de uma releitura a qual atrasa o serviço do servidor público.

    D) As impressões individuais nas comunicações oficiais são permitidas desde que se trate, por exemplo, de um expediente assinado por chefe de determinada seção.

    E) Sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais da administração pública, estas devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais, sem exceção.

Na Redação Oficial, o emprego dos pronomes de tratamento indicados para o Presidente da República, é:


I- No endereçamento: A sua Excelência o Senhor Presidente da República.

II- No vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

III- No corpo do texto: Vossa Excelência.

IV- Nas três partes da redação usam-se abreviaturas.


A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

    A) II e III.

    B) I, II e III

    C) III e IV.

    D) I, III e IV.

    E) IV.

Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, para se conseguir a impessoalidade (característica fundamental na comunicação oficial) é necessário:
I- Introduzir nos documentos oficiais juízos de valor a respeito do que está sendo comunicado, dependendo do assunto a ser tratado. II- Às vezes, ter um pouco de intimidade na comunicação, pois isso facilita o entendimento das pessoas menos escolarizadas. III- Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feita exclusivamente em nome do serviço público. IV- Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

    A) III e IV.

    B) I, II e IV.

    C) III apenas.

    D) II e IV.

    E) I.

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