Questões sobre Signatário

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Julgue o seguinte item de acordo com as prescrições constantes no Manual de Redação da Presidência da República acerca das características formais e linguísticas das correspondências oficiais.


Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino, como no seguinte exemplo: Ministra de Estado.

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca da redação oficial, julgue o item a seguir.


Na identificação do signatário de uma comunicação oficial destinada a uma pessoa do sexo feminino, dispensa-se flexão de gênero no nome do cargo.

Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem informar o signatário. Assinale a alternativa que traz o padrão a ser seguido para identificação do signatário de acordo com as regras de Redação Oficial:

    A) Nome da autoridade que expede a comunicação, grafado em letras maiúsculas, com negrito, sem linha acima do nome do signatário; cargo da autoridade que expede o documento; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas, com as preposições grafadas em minúsculas; e alinhamento centralizado na página.

    B) Nome da autoridade que expede a comunicação, grafado em letras maiúsculas, com negrito, sem linha acima do nome do signatário; cargo da autoridade que expede o documento; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas, com as preposições grafadas em minúsculas; e alinhamento à direita na página.

    C) Nome da autoridade que expede a comunicação, grafado em letras maiúsculas, sem negrito, sem linha acima do nome do signatário; cargo da autoridade que expede o documento; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas, com as preposições grafadas em minúsculas; e alinhamento à esquerda na página.

    D) Nome da autoridade que expede a comunicação, grafado em letras maiúsculas, sem negrito, sem linha acima do nome do signatário; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas, com as preposições grafadas em minúsculas; e alinhamento centralizado na página.

Na identificação do signatário, depois do nome do cargo, é possível utilizar os termos:

    A) Efetivo e adjunto.

    B) Suplente e adjunto.

    C) Docente e substituto.

    D) Interino e substituto.

    E) Efetivo e interino.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, na identificação do signatário, depois do nome do cargo, é possível utilizar os termos “interino” e “substituto”, conforme as situações a seguir; analise-as.


I. Substituto é aquele nomeado para ocupar transitoriamente cargo público durante a vacância.

II. Interino é aquele designado para exercer as atribuições de cargo público vago ou no caso de afastamento e impedimentos legais ou regulamentares do titular.

III. Os termos “interino” e “substituto” devem ser utilizados depois do nome do cargo, sem hífen, sem vírgula e em minúsculo. Exemplos: Diretor-Geral interino ou Secretário-Executivo substituto.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) I, II e III.

    B) I, apenas.

    C) II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) I e II, apenas.

Concernente às comunicações oficiais, excetuando-se aquelas assinadas pelo Presidente da República, o signatário deverá ser:

    A) Informado, embora o cargo da autoridade que expede o documento não seja explicitado.

    B) Sempre informado antes de qualquer outro conteúdo de que tratará o expediente em questão.

    C) Resguardado, evitando-se a exposição indesejável da autoridade responsável por tais comunicações.

    D) Informado, utilizando-se nome da autoridade que realiza a expedição, em letras maiúsculas e sem negrito.

    E) Informado em página isolada ao expediente para que a devida ênfase seja dada à autoridade que a expede.

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