Questões de Relações Humanas

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Além da competência técnica, a inteligência no cotidiano do trabalho inclui também a competência interpessoal, que tem papel determinante no sucesso profissional. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o trabalho inteligente enseja a busca do crescimento pessoal, o agir eficiente em equipes e a produção de um resultado final que realmente agregue valor ao trabalho.

No campo das relações humanas, em virtude das dificuldades da coexistência humana, há o surgimento de conflitos interpessoais que precisam ser manejados de forma inteligente para que deles se possa tirar aprendizados que favoreçam o desenvolvimento humano.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no espaço de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Ser inteligente para lidar com as pessoas significa compreendê-las, saber expressar-se claramente, declarar suas necessidades, identificar as necessidades do outro, sem, contudo, estabelecer e impor limites nas relações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Além da competência técnica, a inteligência no cotidiano do trabalho inclui também a competência interpessoal, que tem papel determinante no sucesso profissional. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o trabalho inteligente enseja a busca do crescimento pessoal, o agir eficiente em equipes e a produção de um resultado final que realmente agregue valor ao trabalho.

No campo das relações humanas, em virtude das dificuldades da coexistência humana, há o surgimento de conflitos interpessoais que precisam ser manejados de forma inteligente para que deles se possa tirar aprendizados que favoreçam o desenvolvimento humano.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no espaço de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Dependendo do modo como se processam as relações humanas, será criado um círculo vicioso ou virtuoso na construção do comprometimento do empregado com o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Além da competência técnica, a inteligência no cotidiano do trabalho inclui também a competência interpessoal, que tem papel determinante no sucesso profissional. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o trabalho inteligente enseja a busca do crescimento pessoal, o agir eficiente em equipes e a produção de um resultado final que realmente agregue valor ao trabalho.

No campo das relações humanas, em virtude das dificuldades da coexistência humana, há o surgimento de conflitos interpessoais que precisam ser manejados de forma inteligente para que deles se possa tirar aprendizados que favoreçam o desenvolvimento humano.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no espaço de trabalho, julgue os itens que se seguem.

O manejo das relações humanas no trabalho influencia a qualidade do clima organizacional, mas não tem impacto na qualidade dos produtos gerados pela empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Márcia exerce o cargo de agente administrativo, lotada em um posto de atendimento ao público da Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública (SESPA). Ela sabe comunicar-se bem com todos os clientes e é hábil ao prestar informações acerca dos serviços da SESPA. Não diz às pessoas mais do que elas esperam saber naquele momento e zela pela linguagem utilizada e por sua aparência pessoal. A simpatia e a conversa envolvente fazem de Márcia uma profissional de quem se gosta à primeira vista. Apesar de ter bastante trabalho, Márcia se esforça para estar bem humorada e disposta a colaborar sempre, o que faz com que seja a funcionária mais requisitada do setor.

Diante da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca das relações humanas satisfatórias e da atuação de profissional na área de relações públicas.

No âmbito das relações humanas, expressar-se clara e objetivamente é importante em qualquer relacionamento, pessoal ou profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma administração bem sucedida apóia-se em habilidades técnica, humana e conceitual. Essa definição pressupõe que o administrador assuma a responsabilidade de atingir determinados objetivos por meio da soma de esforços e

  • a.

    aloque recursos, preparando-os para que sejam utilizados aleatoriamente.

  • b.

    observe e puna quem não o atender.

  • c.

    coordene a infra-estrutura da organização.

  • d.

    centralize todas as tomadas de decisão.

  • e.

    dirija as atividades alheias.

O enfoque das relações humanas mostrou o que as comunicações dentro das empresas devem fazer, EXCETO:

  • A. Assegurar a participação das pessoas de escalões inferiores na solução dos problemas da empresa.
  • B. Incentivar franqueza e confiança entre indivíduos e grupos nas empresas.
  • C. Modificar sensivelmente as habituais maneiras de dirigir as organizações e as pessoas.
  • D. Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir em suas tarefas.

A respeito das relações humanas no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A. As pessoas, nas suas relações interpessoais, devem não só agir com fragilidade ao se expressar, mas também não devem impor limites em seus relacionamentos pessoais e profissionais.
  • B. Os efeitos dos conflitos dos grupos de trabalho são sempre negativos. Os gestores devem lidar com eles com muita rapidez para evitar que se demonstrem com frequência.
  • C. Relações abaladas entre funcionários que desempenham as mesmas funções são benéficas para a organização, uma vez que isto estimula o espírito competitivo dos empregados, gerando resultados mais positivos.
  • D. O afrouxamento da cobrança de disciplina produz crescimento no grau de satisfação dos empregados, contribuindo para uma maior eficiência no trabalho.
  • E. O relacionamento entre os funcionários é um dos aspectos mais importantes para a eficácia do trabalho em equipe, exigindo que seus membros tenham empatia, postura profissional participativa, capacidade de comunicação e respeito à individualidade do outro.

Características de personalidade influenciam as relações humanas nas organizações. A personalidade refere-se aos padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo, expressados numa grande variedade de situações. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A. Os traços associados ao fator introversão incluem ser sociável, agregado, assertivo e ativo.
  • B. Uma pessoa afável é amigável e cooperativa. Ela possui traços de cortesia, confiabilidade, flexibilidade e tolerância.
  • C. As pessoas que tem alta abertura para a experiência possuem intelectos subdesenvolvidos e os traços associados a esse fatos incluem a introspecção e acanhamento.
  • D. Algumas pessoas tem disposição para arriscar em situações de perigo para conseguir emoções. Pessoas com esse perfil são danosas para as organizações.
  • E. Pessoas com alto grau de conscientização tendem a procrastinar as tarefas complexas com regularidade, distribuindo-as aos outros membros do grupo.

Postura de atendimento é o tratamento dispensado às pessoas. Está relacionado ao funcionário em si, com as suas atitudes e o seu modo de agir com quem está sendo atendido naquele momento. Para bem atender, o profissional deverá

  • A. sempre compreender e atender as necessidades de quem está sendo atendido e fazer o correto encaminhamento das questões levantadas.
  • B. entender o lado humano e justificar as falhas da organização a partir da explicação de que “errar é humano”.
  • C. manter estado de espírito positivo e ter atitudes adequadas no momento, procurando criar atmosfera de intimidade e proximidade com o outro.
  • D. ter uma postura física adequada, mantendo semblante rígido e agindo de forma calculista.
  • E. manter uma boa apresentação, cuidando sempre da higiene pessoal. Os homens e as mulheres deverão sempre estar com os cabelos curtos.

Acerca de relações humanas, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O sentimento de empatia diz respeito à capacidade de ouvir o outro de tal forma a compreender o mundo a partir de seu ponto de vista.

( ) A maneira como as pessoas relacionam-se segue um padrão comum que se sobrepõe a possíveis diferenças entre elas.

( ) A proximidade física entre as pessoas pressupõe a interação social que prescinde da troca de influências entre essas pessoas.

( ) Sentimentos de antipatia e rejeição tenderão à diminuição das interações, mas não interferem no afastamento das atividades nem com a provável queda de produtividade.

( ) O sucesso dos relacionamentos interpessoais depende do grau de compreensão entre os indivíduos.

Marque a opção que indica a sequência CORRETA.

  • A. V – F – F – F – V.
  • B. F – V – F – V – V.
  • C. V – F – V – F – V.
  • D. F – V – F – V – F.
  • E. V – V – V – F – F.
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