Questões de Relações Humanas do ano 0000

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O enfoque das relações humanas mostrou o que as comunicações dentro das empresas devem fazer, EXCETO:

  • A. Assegurar a participação das pessoas de escalões inferiores na solução dos problemas da empresa.
  • B. Incentivar franqueza e confiança entre indivíduos e grupos nas empresas.
  • C. Modificar sensivelmente as habituais maneiras de dirigir as organizações e as pessoas.
  • D. Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir em suas tarefas.

A respeito das relações humanas no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A. As pessoas, nas suas relações interpessoais, devem não só agir com fragilidade ao se expressar, mas também não devem impor limites em seus relacionamentos pessoais e profissionais.
  • B. Os efeitos dos conflitos dos grupos de trabalho são sempre negativos. Os gestores devem lidar com eles com muita rapidez para evitar que se demonstrem com frequência.
  • C. Relações abaladas entre funcionários que desempenham as mesmas funções são benéficas para a organização, uma vez que isto estimula o espírito competitivo dos empregados, gerando resultados mais positivos.
  • D. O afrouxamento da cobrança de disciplina produz crescimento no grau de satisfação dos empregados, contribuindo para uma maior eficiência no trabalho.
  • E. O relacionamento entre os funcionários é um dos aspectos mais importantes para a eficácia do trabalho em equipe, exigindo que seus membros tenham empatia, postura profissional participativa, capacidade de comunicação e respeito à individualidade do outro.

Características de personalidade influenciam as relações humanas nas organizações. A personalidade refere-se aos padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo, expressados numa grande variedade de situações. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A. Os traços associados ao fator introversão incluem ser sociável, agregado, assertivo e ativo.
  • B. Uma pessoa afável é amigável e cooperativa. Ela possui traços de cortesia, confiabilidade, flexibilidade e tolerância.
  • C. As pessoas que tem alta abertura para a experiência possuem intelectos subdesenvolvidos e os traços associados a esse fatos incluem a introspecção e acanhamento.
  • D. Algumas pessoas tem disposição para arriscar em situações de perigo para conseguir emoções. Pessoas com esse perfil são danosas para as organizações.
  • E. Pessoas com alto grau de conscientização tendem a procrastinar as tarefas complexas com regularidade, distribuindo-as aos outros membros do grupo.

Postura de atendimento é o tratamento dispensado às pessoas. Está relacionado ao funcionário em si, com as suas atitudes e o seu modo de agir com quem está sendo atendido naquele momento. Para bem atender, o profissional deverá

  • A. sempre compreender e atender as necessidades de quem está sendo atendido e fazer o correto encaminhamento das questões levantadas.
  • B. entender o lado humano e justificar as falhas da organização a partir da explicação de que “errar é humano”.
  • C. manter estado de espírito positivo e ter atitudes adequadas no momento, procurando criar atmosfera de intimidade e proximidade com o outro.
  • D. ter uma postura física adequada, mantendo semblante rígido e agindo de forma calculista.
  • E. manter uma boa apresentação, cuidando sempre da higiene pessoal. Os homens e as mulheres deverão sempre estar com os cabelos curtos.

Acerca de relações humanas, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O sentimento de empatia diz respeito à capacidade de ouvir o outro de tal forma a compreender o mundo a partir de seu ponto de vista.

( ) A maneira como as pessoas relacionam-se segue um padrão comum que se sobrepõe a possíveis diferenças entre elas.

( ) A proximidade física entre as pessoas pressupõe a interação social que prescinde da troca de influências entre essas pessoas.

( ) Sentimentos de antipatia e rejeição tenderão à diminuição das interações, mas não interferem no afastamento das atividades nem com a provável queda de produtividade.

( ) O sucesso dos relacionamentos interpessoais depende do grau de compreensão entre os indivíduos.

Marque a opção que indica a sequência CORRETA.

  • A. V – F – F – F – V.
  • B. F – V – F – V – V.
  • C. V – F – V – F – V.
  • D. F – V – F – V – F.
  • E. V – V – V – F – F.

Os processos das relações humanas no trabalho têm um significado fundamental na definição de atividades voltadas para a obtenção dos resultados das organizações. Com relação a esse assunto, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Segundo Moscovici (1994), nas empresas, a interação humana ocorre em dois níveis concomitantes e interdependentes, sendo eles o nível da tarefa e o nível socioemocional.

( ) Para trabalhar bem e em grupo, as pessoas precisam possuir não apenas competências técnicas, mas também habilidades comunicacionais.

( ) São atitudes fundamentais para uma conduta assertiva: autoestima, determinação, empatia, adaptabilidade, autocontrole, tolerância e sociabilidade.

 ( ) No ambiente organizacional, o comportamento, tanto individual quanto coletivo, é diferente do que se espera, em função da interação entre os membros da organização, alterando o que se poderia chamar de “previsto ou esperado”.

( ) No ambiente de trabalho, o clima organizacional é um elemento insignificante para o desenvolvimento das relações interpessoais.

Marque a opção que indica a sequência CORRETA.

  • A. F – V – F – F – V.
  • B. V – F – V – V – F.
  • C. F – F – F – V – V.
  • D. V – V – V – F – V.
  • E. V – F – F – F – F.
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