Lista completa de Questões de Relações Internacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Integram o Grupo Banco Mundial, também conhecido por Sistema Banco Mundial, cinco instituições, todas pertencentes aos países-membros, que, de forma articulada, desempenham distintas funções com vistas a cumprir a missão de combater a pobreza e melhorar as condições de vida das populações nos países em desenvolvimento. A respeito dessas instituições e suas funções precípuas, é correto afirmar:
a Corporação Financeira Internacional possui o mandato de estimular o desenvolvimento econômico por meio de ações junto ao setor privado.
o Centro Internacional de Solução de Disputas sobre Investimentos funciona segundo as normas de solução de controvérsias acordadas no âmbito da Organização Mundial do Comércio.
a Agência de Garantia de Investimentos Multilaterais oferece garantias colaterais prioritariamente associadas aos riscos comerciais de investimentos privados em países em desenvolvimento.
o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, também conhecido por Banco Mundial, não visa a lucro, e possui estrutura decisória baseada na composição de seus membros no seio da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas.
a Associação para o Desenvolvimento Internacional oferece principalmente garantias associadas aos empréstimos captados pelos países de renda média no mercado privado.
O Padrão-ouro teve vigência, grosso modo, entre o último quarto do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. Além de favorecer a expansão das trocas internacionais, ao reforçar a convergência de expectativas acerca do valor relativo das moedas, esse mecanismo se caracterizou por:
permitir que os ativos necessários a operacionalizar as trocas tivessem o custo de seu transporte reduzido, na medida em que eram necessariamente convertidos em barras de ouro de tamanho padronizado.
fortalecer a cooperação entre os governos, cujas emissões, em geral superiores ao lastro de que dispunham, facilitavam ataques especulativos a suas moedas. O interesse dos governos em manter o sistema encorajava a mútua concessão de empréstimos e intervenções coordenadas nos mercados de câmbio.
um acentuado viés deflacionário, matizado pela criação dos Diretos Especiais de Saque e pela permissão a bancos centrais específicos de utilizar também a prata como lastro para suas emissões.
um pronunciado viés inflacionário, acentuado a partir do momento em que o governo dos Estados Unidos desistiu de manter a conversibilidade do Dólar em ouro na proporção estabelecida em comum acordo com a Grã- Bretanha, cuja moeda, a Libra Esterlina, era mais valorizada do que o Dólar.
acentuar a competição entre os governos, na medida em que suas reservas internacionais precisavam converter-se em ouro e a relativa escassez do metal obrigava a sucessivas desvalorizações, que sempre privilegiavam países como a Grã-Bretanha e a França.
Em uma economia monetária, os agentes efetuam trocas de forma indireta, sendo que a moeda desempenha as funções precípuas de unidade de conta, meio de troca e reserva de valor. A respeito da origem e funções da moeda e de sua conversibilidade, é correto afirmar:
o conceito de meios de pagamento caracteriza os meios eletrônicos de trocas, tais como cartões de crédito e de débito, usualmente conhecidos por "dinheiro de plástico".
os meios de pagamento de uma economia moderna envolvem mecanismos de engenharia financeira que permitem trocas em tempo real, aumentando a velocidade de circulação da moeda e garantindo a conversibilidade das moedas.
a moeda de uma economia moderna engloba o papel-moeda em poder do público, a senhoriagem de que se apropria o governo para emitir moeda e os depósitos compulsórios dos bancos junto ao Banco Central.
a moeda de uma economia moderna engloba a totalidade dos meios de pagamento, usualmente definida como o conjunto de ativos em poder do público passível de ser utilizado para a liquidação de compromissos a vista ou no futuro.
a moeda de uma economia moderna engloba o papel-moeda em poder do público, os depósitos de estrangeiros em suas respectivas moedas, desde que conversíveis e retidas na conta de reservas internacionais, e os depósitos compulsórios dos bancos junto ao Banco Central
A formação de taxas cambiais leva em conta, a um tempo, as expectativas do mercado em relação ao equilíbrio de longo prazo das economias e fatores conjunturais que condicionam, no curto prazo, a oferta e demanda no mercado de moedas. A esse respeito, é correto afirmar:
os regimes de câmbio fixo, mas ajustável, também conhecidos como "flutuação suja", proporcionou grande estabilidade ao sistema financeiro internacional no período entre as duas guerras mundiais
regimes de câmbio fixo implicam o compromisso do governo de converter sua moeda em outra a um preço pré-determinado. Nesse caso, o volume de reservas e o fluxo líquido de divisas são os principais responsáveis pela confiança que possa ter o mercado na estabilidade da moeda em questão
regimes de câmbio flutuante implicam a atribuição aos governos da responsabilidade de intervir no mercado de moedas, por meio da venda de títulos públicos e operações de mercado aberto, sempre que a variação de sua moeda em relação a outras aproximar-se de valores previamente estabelecidos.
regimes de câmbio fixo implicam o compromisso de pelo menos dois governos de converter suas respectivas moedas, uma na outra, a um preço determinado pelas condições de mercado. Nesse caso, o volume de trocas e o influxo líquido de divisas são os principais responsáveis pela confiança que possa ter o mercado na estabilidade da moeda em questão.
No sistema conhecido por currency board, o governo estabelece um órgão responsável por conduzir as desvalorizações programadas, correspondentes às necessidades de financiamento do setor público e à evolução das taxas de inflação.
Essencialmente, o balanço de pagamentos de um país sintetiza os registros de suas trocas com o mundo exterior. A seu respeito, é correto afirmar:
usualmente, divide-se o balanço de pagamentos em duas partes, sendo que a conta de capital inclui ingressos resultantes de investimentos.
usualmente, divide-se o balanço de pagamentos em duas partes, sendo que a conta corrente inclui ingressos resultantes de investimentos de portfolio, tais como empréstimos governamentais
usualmente, divide-se o balanço de pagamentos em três partes, sendo que a conta de capital inclui as transações financeiras, a conta corrente, as transações comerciais e a conta de investimentos e os empréstimos governamentais.
usualmente, divide-se o balanço de pagamentos em três partes, sendo que a conta de capital inclui as transações financeiras, a conta corrente, as transações comerciais, a conta de reservas e os fluxos cambiais.
usualmente, divide-se o balanço de pagamentos em duas partes, sendo que a conta corrente inclui ingressos resultantes de investimentos, tais como lucros de firmas privadas.
Sobre a Comunidade Andina (CAN), é correto afirmar que
foi criada no âmbito da Associação Latino- Americana de Livre Comércio (ALALC), estando, no presente, integrada por Bolívia, Chile, Equador, Peru, Colômbia e Venezuela.
conforma uma união aduaneira, uma vez que teve sua tarifa externa comum implementada em todos os países-membros a partir de 1995.
contempla o livre comércio para bens e serviços entre todos os países-membros, estando a Colômbia temporariamente suspensa em razão do conflito interno que atravessa
instaurou, desde 1993, uma área de livre comércio para bens da qual participam todos os países-membros, exceto o Peru que a ela está se incorporando gradualmente.
conforma um mercado comum, na medida em que foram abolidas as restrições ao comércio de bens e de serviços e à movimentação dos fatores de produção.
A integração no marco da União Européia tem como um de seus importantes e controversos pilares a Política Agrícola Comum (PAC). Entre os objetivos da PAC pode-se apontar
exercer controle de preços no mercado regional e no mercado global mediante a concessão de subsídios à produção e às exportações.
estimular a produção de gêneros agrícolas orientada para as exportações como forma de auferir receitas.
incrementar a produtividade agrícola, estabilizar mercados e garantir a segurança do abastecimento.
promover a substituição de importações de alimentos pela produção regionalmente planejada.
organizar, mediante planejamento, distribuição da produção e controle de preços, o mercado agrícola em escala regional.
O Tratado de Livre Comércio da América do Norte, conhecido por NAFTA, foi firmado pelos Estados Unidos, Canadá e México em 1992, representando o primeiro grande acordo preferencial de que tomavam parte os Estados Unidos. Sobre o mesmo, é correto afirmar que:
prevê a criação de um mercado comum entre seus membros a fim de fazer frente ao projeto de integração da Comunidade Econômica Européia
foi precedido de acordo bilateral entre os Estados Unidos e o Canadá, o qual apresentou o primeiro grande acordo preferencial de que tomavam parte os Estados Unidos
compreende a totalidade dos bens e serviços comercializados pelos três países, além de disciplinas complementares relacionadas ao meio ambiente e a direitos trabalhistas
compreende a totalidade dos bens e serviços comercializados pelos três países, além de disciplinas complementares relacionadas ao meio ambiente e a direitos trabalhistas
representa um acordo totalmente conforme à normativa da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Uma união aduaneira pressupõe
a livre movimentação de bens, capital e mãode- obra e a adoção de uma tarifa externa comum entre dois ou mais países
a uniformização, por dois ou mais países, do tratamento aduaneiro a ser dispensado às importações de terceiros países, mesmo sem a adoção de um regime de livre comércio internamente.
a existência de uma área de preferências tarifárias entre um grupo de países e a harmonização das disciplinas comerciais aplicáveis ao comércio mútuo.
a liberalização do comércio entre os países que a integram e a adoção de uma tarifa comum a ser aplicada às importações provenientes de terceiros países.
a completa liberalização dos fluxos de comércio entre um grupo de países e a coordenação de políticas macroeconômicas
O Tratado de Assunção, que criou o Mercado Comum do Sul (Mercosul) integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, enuncia como principal objetivo:
o estabelecimento de um mercado comum entre os quatro países até dezembro de 1994
a criação de uma área de livre-comércio até o ano 2000.
o estabelecimento de uma união aduaneira a partir de janeiro de 1995.
a implantação de uma área de preferências tarifárias a partir de 26 de março de 1991.
a imediata implantação de uma área de livre comércio que serviria de base para o estabelecimento de um mercado comum no prazo de dez anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...