Questões de Relações Públicas

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Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

    A) I, II e IV somente.

    B) I, II, III e IV.

    C) II somente.

    D) I e III somente.

No gerenciamento de uma crise é necessário que o assessor de comunicação tome uma série de providências, tais como:
I. Elaboração de um texto com todas as informações sobre o caso tratado na crise e enviá-lo para a mídia. II. Procurar que o porta-voz dê entrevistas aos veículos de comunicação, ao mesmo tempo, sem privilegiar ninguém. III. Levantar tudo o que foi publicado na mídia a respeito da crise que está sendo administrada.

Essas ações devem ser feitas com os seguintes instrumentos:

    A) release, entrevista coletiva e clipping.

    B) release, entrevista exclusiva e mailing list.

    C) comunicado interno, entrevista coletiva e mailing list.

    D) release, workshop e clipping.

    E) comunicado interno, workshop e clipping.

Todas as marcas que buscam o seu espaço no mercado apresentam valores intangíveis como, por exemplo, a reputação; além disso, também possuem os chamados valores tangíveis como logotipo, embalagem e

    A) história.

    B) experimentação.

    C) crença

    D) confiança.

    E) símbolo.

Cândido Teobaldo de Souza (Para entender as Relações Públicas. São Paulo: Loyola, 2001) categoriza os públicos de uma organização como interno, externo e misto. No caso de uma empresa de capital aberto, considerando essa forma de categorização, os acionistas são considerados

    A) exceção em tal classificação, uma vez que possuem relações sócio-econômico-jurídicas com a organização e raramente vivem seu dia a dia com interesse mercadológico.

    B) público externo, uma vez que suas relações com a organização se dão por motivos mercadológicos.

    C) público misto, pois apesar de possuir clara relação sócio-econômico-jurídica com a organização, não vivem o seu dia a dia.

    D) público interno, pois possuem uma clara relação sócio-econômica-jurídica com a organização.

    E) fora do alcance de tal categorização, uma vez que, por terem relação de sociedade, são parte interessada, não público.

O Balanço Social é um instrumento de diálogo com a sociedade para dar maior transparência às atividades da organização. Em geral, ele consiste em

    A) construir um sistema de gestão dos recursos que permita melhor destinação e aplicação, com objetivo de redução dos impactos sobre o meio ambiente.

    B) realizar uma aferição interna do grau de responsabilidade social da organização, produzindo e divulgando voluntariamente um relatório, em geral de periodicidade anual.

    C) traduzir em uma definição clara o que se considera ideal para a organização, estabelecendo missão, visão e valores.

    D) analisar a situação da organização a partir de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças às suas atividades.

    E) mapear conceitos que são usados pelos tomadores de decisões, colocá-los graficamente de forma hierarquizada e relacionados por ligações.

Uma das principais características que um assessor de imprensa deve ter no seu trabalho em um órgão público é a proatividade. Dentro desse espírito de ação, espera-se que ele execute uma série de tarefas, EXCETO

    A) distribuir informações que são de interesse da sociedade.

    B) criar um canal de contato exclusivo com os veículos de maior audiência.

    C) divulgar notícias que facilitem o acesso da população aos serviços públicos.

    D) buscar interação com as mídias sociais, pois atualmente ganharam muita importância.

    E) facilitar acesso a veículos pequenos que, comumente, não têm fácil acesso ao setor público.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, ao profissional de RP é VEDADO:

I. Utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem a responsabilidade de seus atos. II. Desviar para atendimento particular próprio, com finalidade lucrativa, clientes que tenha atendido em virtude de sua função técnica em organizações diversas. III. Estabelecer qualquer relação política, organizacional ou institucional que configure a prática de lobby. IV. Acumpliciar-se com pessoas que exerçam ilegalmente a profissão de Relações Públicas. V. Disseminar informações falsas ou enganosas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis.

Está correto o que se afirma APENAS em

    A) II, III, IV e V

    B) I, II, III e IV.

    C) I, II, IV e V.

    D) I, III, IV e V.

    E) III, IV e V.

Na perspectiva das atividades de planejamento e organização, evento é

    A) um acontecimento planejado e executado para alterar as relações entre a organização e seus públicos.

    B) um encontro em local e período fixos com a finalidade de estabelecer relações de ensino e aprendizagem em determinados temas, com abordagem essencialmente teórica

    C) uma reunião formal de autoridades para debate e estabelecimento de regras a serem seguidas por todos os signatários, dentro de uma normatividade institucional.

    D) um encontro de caráter cotidiano entre duas ou mais pessoas para discutir questões seculares, negociar bens ou serviços, tomar decisões, realizar planejamentos etc.

    E) um encontro em local e período fixos com a finalidade de estabelecer relações de ensino e aprendizagem em determinados temas, com abordagem essencialmente prática.

Considere as asserções abaixo:

I. As Relações Públicas, nascidas na primeira quadra do século XX como práticas profissionais e organizacionais, construindo técnicas comunicacionais em processos até então típicos da administração, estão se consolidando no século XXI também como uma área do conhecimento, uma ciência social aplicada.
PORQUE
II. As Relações Públicas têm sido institucionalizadas na academia, tanto para formação de profissionais de nível superior quanto para produzir conhecimento em diálogo com outras áreas da comunicação, como a Publicidade e o Jornalismo, sendo estudadas de forma autônoma à luz de teorias da comunicação para oferecer técnicas e instrumentalização para solução de problemas práticos das organizações.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:

    A) As asserções I e II são proposições falsas.

    B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

    C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

    D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

    E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Em termos gerais, a comunicação dirigida é aquela realizada com mensagens simples e eficientes para gerar efeitos desejados no público. Por exemplo, é possível solicitar a todos os funcionários de uma empresa que atualizem seus dados no departamento de recursos humanos com um aviso no contra cheque. Nesse caso, por conta do meio escolhido, a eficiência é potencializada porque

    A) funcionários costumam dar atenção apenas aos documentos relacionados com seus interesses pessoais e financeiros.

    B) a credibilidade do departamento de recursos humanos é capaz de atrair a atenção de todos os funcionários.

    C) documentos com efeito financeiro e fiscal possuem mais credibilidade do que comunicados diretos com instrumentos de uso diário, como o e-mail.

    D) o instrumento contra cheque alcança a totalidade dos funcionários, seja por leitura de conferência de valores ou pela exposição no papel entregue após assinatura de recebimento.

    E) o uso do contra cheque poupa investimentos, tornando sua eficiência maior do que instrumentos que demandam uso de recursos materiais, como jornal, mural, memorandos por escrito etc.

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