Questões de Relações Públicas do ano 2015

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Uma instituição realiza atividades de Relações Públicas junto à comunidade onde atua. O objetivo principal dessa atividade é o de obter:

  • A. consciência social;
  • B. apoio operacional;
  • C. marketing social;
  • D. noticiário favorável;
  • E. prestígio e reputação.

Um profissional de Relações Públicas tomou conhecimento de um fato que, embora não constitua ilícito, é prejudicial à imagem da organização para a qual trabalha. O profissional decide, então, não divulgar essa informação. Essa atitude é considerada:

  • A. correta, porque a legislação referente à profissão de RP é explícita nesse sentido;
  • B. correta, mesmo que o fato constituísse ilícito sob a ótica da legislação brasileira;
  • C. incorreta, mesmo que o profissional exerça cargo de confiança;
  • D. incorreta, porque o profissional de RP é um agente público de informação;
  • E. incorreta, porque é condenada pelo Código de Ética da profissão.

Os profissionais de Relações Públicas (RP) devem gerenciar o relacionamento entre a organização e os públicos de interesse. O público-alvo específico de RP se faz presente através da:

  • A. observação;
  • B. sensibilidade;
  • C. argumentação;
  • D. crítica;
  • E. opinião.

A ideia, preconizada pelo pioneiro Edward Bernays, de que Relações Públicas é uma “via de mão dupla” está melhor representada na ferramenta de:

  • A. ombudsman (ouvidoria);
  • B. eventos e experiências;
  • C. divulgação jornalística;
  • D. propaganda institucional;
  • E. palestras corporativas.

Na elaboração do Planejamento Estratégico de Comunicação, a assessoria de Relações Públicas de uma instituição do Judiciário constatou as seguintes informações: a instituição ainda é pouco conhecida pelo público; a população tem grande interesse em ingressar com ações no sistema judiciário; a crise econômica limitou os recursos do órgão; e o aumento de programas populares tornou mais acessível termos e procedimentos jurídicos para os cidadãos.

Esse tipo de informação é proveniente da ferramenta de análise do Planejamento Estratégico:

  • A. BSC;
  • B. Matriz SWOT;
  • C. Disciplina de Valor;
  • D. Diagrama do BCG;
  • E. Modelo das 5 Forças setoriais.

Peter Drucker sintetizou os objetivos de Marketing na frase “marketing não é o que a empresa vende, mas o que o cliente compra”. Com base nessa definição, o processo de Marketing tem como ferramenta fundamental a(s):

  • A. pesquisa;
  • B. propaganda;
  • C. relações públicas;
  • D. vendas;
  • E. promoção.

Um evento nacional, que ocorre a cada quatro anos, vai reunir cerca de seis mil pesquisadores de determinada área do conhecimento. Acontecerão palestras, oficinas, apresentação de trabalhos e sessões solenes. Para orientar os participantes, a Assessoria de Comunicação elaborará milhares de kits. Esses, por sua vez, trarão bloco de papel com caneta, mapa das salas, identificação do participante, cd com resumo dos trabalhos a serem apresentados, um bichinho de pelúcia que representa o mascote do evento e folders de propaganda dos principais patrocinadores. Esses mesmos kits serão enviados para a imprensa.

Para os jornalistas que receberão o material, a iniciativa da Assessoria será vista como:

  • A. inadequada, pois a imprensa não precisa de sugestões de pauta dessa natureza para orientar a reportagem;
  • B. adequada, pois o material é informativo e há apenas bens de valor simbólico;
  • C. inadequada, pois a preparação de press kit como instrumento de divulgação seria mais útil para a imprensa;
  • D. inadequada, pois o evento atende apenas a um nicho de mercado e não haverá pautas que interessem ao grande público;
  • E. adequada, pois a linguagem empregada atenderá todos os públicos.

No mês de dezembro ocorrerá a reunião anual da alta administração da empresa. Um mês antes, portanto, a assessoria de comunicação elaborará uma determinada ação de comunicação interna que reúne e analisa os resultados da empresa, desde a última publicação.

A ação supramencionada é conhecida como:

  • A. publicação técnica;
  • B. boletim interno;
  • C. taxação;
  • D. memorando;
  • E. relatório de administração.

Na área de Comunicação Integrada, um dos objetivos é cuidar da imagem da empresa, mediante o estabelecimento de relações com a sociedade e com os funcionários. Para que essa ação seja bem-sucedida, é necessário um planejamento que integre as Relações Públicas com o Jornalismo, a Publicidade e a Propaganda e o Marketing. Quando uma empresa resolve, por exemplo, patrocinar o esporte ou a cultura, ela pode agregar valor à marca, reforçar os laços com a sociedade ou, até mesmo, recuperar a confiança do consumidor.

Contudo, antes de se decidir por uma determinada campanha, é importante observar:

  • A. o custo do investimento e a projeção do retorno a ser obtido, uma vez que ações de responsabilidade social ou patrocínio são intangíveis;
  • B. os investimentos da concorrência em projetos da mesma natureza, pois existe o risco de o público não conseguir discernir os patrocinadores;
  • C. o perfil do público-alvo, a afinidade com os valores da empresa e o potencial de ganho em exposição gratuita na mídia;
  • D. o ganho de market share no segmento de atuação da empresa ao se priorizarem eventos esportivos relacionados aos Jogos Olímpicos de 2016;
  • E. o risco inerente à imagem institucional em caso de fracasso de bilheteria, retorno de mídia e/ou desempenho dos atletas patrocinados.

A Assessoria de Comunicação disponibilizou um link no site da empresa por intermédio do qual os internautas têm acesso à transmissão de streaming de áudio ao vivo. Embora não haja uma programação ininterrupta de 24 horas, existe periodicidade. Desse modo, às quartas e sextas, das 9h às 11h, ocorrem as transmissões em tempo real. Há desde depoimentos de especialistas a tutoriais, bem como documentários que versam sobre assuntos do mundo dos negócios. Muitos usuários, no entanto, relataram que os áudios, de maneira geral, eram longos, o que tornava a experiência cansativa. Além disso, como as transmissões ocorriam durante o expediente, os próprios funcionários da empresa não conseguiam acompanhar a programação com regularidade.

A saída encontrada pela Assessoria de Comunicação foi:

  • A. elaborar briefings que sintetizam os principais pontos abordados nas transmissões e disponibilizar o material no site da empresa;
  • B. alterar a veiculação para o horário noturno com reprises nos finais de semana;
  • C. reduzir a programação diária de 120 para 10 minutos, com exibição de novos episódios a cada semana;
  • D. repensar o tempo de programa e possibilitar que os áudios sejam baixados no formato mp3, como podcastings;
  • E. adaptar formato e conteúdo para linguagem televisiva, a fim de aproveitar o apelo da imagem.
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