Questões sobre Comunicação Organizacional nas Relações Públicas

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Todas as marcas que buscam o seu espaço no mercado apresentam valores intangíveis como, por exemplo, a reputação; além disso, também possuem os chamados valores tangíveis como logotipo, embalagem e

    A) história.

    B) experimentação.

    C) crença

    D) confiança.

    E) símbolo.

Cândido Teobaldo de Souza (Para entender as Relações Públicas. São Paulo: Loyola, 2001) categoriza os públicos de uma organização como interno, externo e misto. No caso de uma empresa de capital aberto, considerando essa forma de categorização, os acionistas são considerados

    A) exceção em tal classificação, uma vez que possuem relações sócio-econômico-jurídicas com a organização e raramente vivem seu dia a dia com interesse mercadológico.

    B) público externo, uma vez que suas relações com a organização se dão por motivos mercadológicos.

    C) público misto, pois apesar de possuir clara relação sócio-econômico-jurídica com a organização, não vivem o seu dia a dia.

    D) público interno, pois possuem uma clara relação sócio-econômica-jurídica com a organização.

    E) fora do alcance de tal categorização, uma vez que, por terem relação de sociedade, são parte interessada, não público.

Em termos gerais, a comunicação dirigida é aquela realizada com mensagens simples e eficientes para gerar efeitos desejados no público. Por exemplo, é possível solicitar a todos os funcionários de uma empresa que atualizem seus dados no departamento de recursos humanos com um aviso no contra cheque. Nesse caso, por conta do meio escolhido, a eficiência é potencializada porque

    A) funcionários costumam dar atenção apenas aos documentos relacionados com seus interesses pessoais e financeiros.

    B) a credibilidade do departamento de recursos humanos é capaz de atrair a atenção de todos os funcionários.

    C) documentos com efeito financeiro e fiscal possuem mais credibilidade do que comunicados diretos com instrumentos de uso diário, como o e-mail.

    D) o instrumento contra cheque alcança a totalidade dos funcionários, seja por leitura de conferência de valores ou pela exposição no papel entregue após assinatura de recebimento.

    E) o uso do contra cheque poupa investimentos, tornando sua eficiência maior do que instrumentos que demandam uso de recursos materiais, como jornal, mural, memorandos por escrito etc.

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