Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o rol de funções da comunicação de recursos humanos, julgue os itens a seguir, que tratam especificamente da comunicação dos programas de avaliação de desempenho.
I - Os programas de avaliação de desempenho precisam ser divulgados a todos da organização, seja a equipe gerencial, seja os empregados.
II - É preciso que a equipe de gerência, responsável pela realização da avaliação de desempenho, receba treinamento em comunicação interpessoal para conduzir o processo de maneira adequada.
III - É importante que os empregados compreendam corretamente as regras do sistema de avaliação de desempenho.
IV - A comunicação, tão importante para a divulgação do sistema de avaliação, não deve se envolver com as etapas de seu planejamento para não haver a sobreposição de áreas distintas.
A quantidade de itens certos é igual a
A rede informal de comunicação existe em todas as organizações. O bom gestor da comunicação com os empregados sabe lidar com ela. Assinale a opção incorreta quanto à gestão da rede informal.
Ao contrário do que se supõe, a rede informal é lenta na propagação da informação.
Em vez de ignorar a existência da rede informal de comunicação, o gestor deve, conscientemente, tentar influenciá-la.
Em alguns momentos, a rede formal serve apenas para confirmar uma informação que já foi divulgada pela rede informal.
A comunicação com os empregados precisa utilizar tanto a rede formal quanto a informal para otimizar seu desempenho.
A respeito dos fluxos de comunicação interna que permeiam as organizações, assinale a opção correta.
A comunicação interna se estabelece em três fluxos de comunicação: ascendente, descendente e esférico.
A comunicação ascendente refere-se àquela em que os empregados falam diretamente à direção da organização.
A comunicação que, em um primeiro momento, ocorre entre os empregados e, posteriormente, explicita-se à direção da organização, é denominada comunicação esférica.
A comunicação descendente tem conotação administrativa e ocorre entre os departamentos e estruturas administrativas da organização.
O processo de comunicação com os empregados tem assumido, cada vez mais, papel de destaque na gestão das organizações. Nem sempre fácil de conduzir, esse processo precisa abordar conteúdos que vão além das datas de aniversário e programas de esporte que costumam freqüentar as colunas dos jornais internos. A esse respeito, julgue os próximos itens.
I Os empregados esperam receber informações quanto ao seu desempenho.
II É importante discutir a missão do setor em que o empregado trabalha.
III O empregado espera conhecer a influência das organizações similares ou concorrentes para balizar a sua conduta ética.
IV A comunicação com os empregados não pode deixar de frisar quais são as responsabilidades de cada um deles.
A quantidade de itens certos é igual a
Assinale a opção correta a respeito das técnicas de elaboração de questionário.
Para não ocupar muito o tempo do entrevistado, após a autorização para a realização da entrevista, o questionário deve iniciar-se por perguntas mais complexas e temas mais delicados, para se aproveitar a boa vontade inicial do respondente.
Deve-se evitar a redação de perguntas duplas do tipo "Qual sua opinião sobe os programas A e B da rede de televisão Y?", pois não se pode identificar qual é a verdadeira opinião sobre cada uma das alternativas.
É possível utilizar algumas escalas intervalares como resposta das perguntas realizadas. Uma das mais utilizadas nos questionários é a escala de Likert, que classifica as respostas em ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.
O questionário deve utilizar perguntas abertas e fechadas, considerando que, nas perguntas abertas, o entrevistado tem mais flexibilidade de expressão ao escolher uma ou mais opções dentro da lista oferecida no questionário.
No que diz respeito à definição da amostra de uma pesquisa de opinião, assinale a opção incorreta.
O universo da pesquisa é todo o conjunto de pessoas que têm as mesmas características e detêm algum grau de informação sobre o tema da pesquisa.
A pesquisa de censo é realizada apenas com parte da amostra do universo da pesquisa.
A pesquisa por amostra é realizada apenas em uma parte do universo.
Na amostra probabilística, todas as pessoas do universo têm a chance de ser escolhidas para participar da pesquisa; já a amostra não-probabilística é selecionada de acordo com critérios de intencionalidade e conveniência.
Considerando-se as características da aplicação do questionário pessoalmente, julgue os itens a seguir.
I As dúvidas que surgem com o desenrolar do questionário não podem ser resolvidas por ninguém.
II O controle sobre os entrevistadores é menor e não garante que as instruções de preenchimento do questionário serão observadas.
III O tempo de aplicação dos questionários pessoalmente é maior que o tempo gasto com a aplicação por telefone.
IV A entrevista pessoal permite alcançar amostras que não são atingidas pelos outros métodos, como, por exemplo, os moradores de rua.
Estão certos apenas os itens
Acerca das características da aplicação do questionário por telefone, julgue os itens abaixo.
I A complexa logística de aplicação dos questionários por telefone e a possibilidade de os entrevistadores introduzirem algum viés indesejável no momento de sua aplicação são aspectos negativos desse tipo de pesquisa.
II O custo é baixo se comparado à realização de entrevistas pessoais.
III O vínculo entre entrevistador e entrevistado é forte, o que oferece maior credibilidade às respostas.
IV É a técnica mais rápida de coleta de dados, mas limita a amostra à população que possui telefone.
Estão certos apenas os itens
A opção por realizar uma pesquisa implica a tomada de decisões que podem interferir em seu resultado final. Uma das principais decisões é a escolha da melhor técnica de coleta dos dados, considerando prazos, custos e limites de cada uma delas. A partir das características da aplicação do questionário por correio, julgue os itens subseqüentes.
I O baixo custo, proporcionado pela falta de contratação e treinamento de entrevistadores, é um aspecto positivo.
II O prazo de devolução dos questionários pelos entrevistados é reduzido e gira em torno de uma semana, o que acelera muito a realização da pesquisa.
III As respostas do questionário são anônimas e esse é um aspecto negativo, pois dificulta a caracterização do grupo de respondentes.
IV Não possui a interferência do entrevistador e permite que o entrevistado seja mais sincero em suas respostas.
Estão certos apenas os itens
Considerando que, para a área de relações públicas, a realização de uma pesquisa de opinião tem objetivos bem precisos, assinale a opção incorreta.
Um dos propósitos da pesquisa é confirmar suposições a respeito do estado da opinião pública acerca de determinado assunto.
A pesquisa de opinião ajuda a clarificar questões acerca das quais se tem pouca informação ou dados contraditórios.
Reorientar o pensamento e os conceitos a respeito dos problemas de relações públicas está entre os propósitos da pesquisa de opinião.
A pesquisa de opinião pode ter o objetivo de colaborar na formação do preço dos produtos e na melhoria da imagem desses produtos junto aos clientes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...